No e-commerce, o termo “avaliações falsas” também chamado de “reviews falsos”, é o nome dado às opiniões sobre experiências de compra as quais não foram feitas por clientes verdadeiros, mas por empresas interessadas em criar um viés positivo para um produto ou serviço de entrega, por exemplo, para assim gerar mais credibilidade e consequentemente mais vendas online.
Em geral, as avaliações de produtos e serviços são publicadas em um espaço no final das páginas de vendas de lojas virtuais. Além disso, elas também podem ser veiculadas em redes sociais, sites buscadores como o Google e em sites dedicados. Seja como for, o seu objetivo é sempre o mesmo: aumentar a confiança e as decisões de compras. Até aqui tudo bem. O problema é quando elas não são genuínas.
Para você ter uma ideia do quão problemáticas são as avaliações falsas no e-commerce, de acordo com matéria do portal Isto É Dinheiro, a empresa de segurança cibernética Safety Detectives descobriu em 2021 um banco de dados que expõe um esquema organizado de revisões falsas no site da Amazon. O esquema envolveu mais de 200 mil pessoas e mais de 13 milhões de reviews.
A princípio, uma loja virtual que usa um esquema de avaliações falsas pode até obter algum sucesso. Mas se descoberto ou se os consumidores começarem a desconfiar, isso poderá destruir a reputação da sua marca. Portanto, evite!
IMPACTO DAS AVALIAÇÕES FALSAS NO E-COMMERCE
As avaliações de clientes têm um papel fundamental no e-commerce. De acordo com dados do blog Findstack, 90% dos consumidores leem avaliações antes de comprar um produto. A maioria deles se baseia na opinião de outros compradores para realizar uma compra. Por isso, as avaliações falsas são um grande problema que gera um impacto negativo no e-commerce.
A saber, de acordo com dados de infográfico da Invesp:
- 54% dos consumidores não comprariam um produto se suspeitassem de avaliações falsas;
- 95% suspeitam de avaliações falsas ou censura quando não veem pontuações ruins;
- 30% assumem que as avaliações são falsas quando não há reviews negativos;
- 62% experimentaram variações significativas entre as avaliações e o produto real recebido;
- 34% dizem que sites de comércio eletrônico não publicam reviews ruins;
- 72% acreditam que as avaliações de produtos falsas se tornaram uma grande indústria.
Por essas e outras, você deve evitar que avaliações falsas sejam postadas nas páginas de produtos da sua loja virtual e nos seus demais canais de vendas. Ao fornecer avaliações reais, a confiança entre a sua marca e os seus clientes aumentará e assim você construirá uma relação duradoura com eles.
COMO EVITAR O PROBLEMA?
Uma das formas de evitar as avaliações falsas na sua loja virtual e outros canais de vendas é permitir que apenas os clientes cadastrados e que fizeram compras verificadas possam postar reviews. Esta é uma boa prática que elimina a maioria dos problemas relacionados a este assunto.
Outra maneira de impedir os reviews falsos é fazer uso de tecnologias de coleta de reviews que sejam confiáveis. Há aplicativos que coletam e publicam reviews em lojas virtuais que contam com sistema de proteção contra avaliações falsas.
Evite, enfim, a todo custo a publicação de avaliações falsas na sua loja virtual. Não use essa prática fraudulenta no seu e-commerce. Lembre-se de que manter a confiança do consumidor é importante para que a sua empresa possa crescer em longo prazo.
Assim que puder clique em “Avaliações de clientes” e descubra o quanto isso impacta no seu comércio eletrônico!