No comércio eletrônico, a Auditoria de SEO é um serviço de verificação dos processos de Search Engine Optimization (SEO) das lojas virtuais, dos marketplaces e dos blogs de e-commerce. Ela tem o objetivo de identificar erros que dificultam que as páginas destes tipos de sites obtenham uma boa classificação em motores de buscas como o Google, o Bing e o Yahoo, por exemplo.
Desse modo, ao descobrir os erros de SEO, a Auditoria de SEO possibilita que os profissionais de Marketing Digital possam intervir e otimizar as páginas de vendas e as páginas de artigos de blog, melhorando a classificação destas nas Search Engine Results Pages (SERPs), isto é, nas Páginas de Resultados do Motor de Buscas.
VANTAGENS DE FAZER AUDITORIA DE SEO
Como dito, a Auditoria de SEO identifica erros de SEO para que os profissionais de Marketing Digital possam corrigi-los. Com efeito, a correção dos erros de SEO melhora a classificação das páginas de vendas e de artigos nas SERPs. Isso permite que os internautas encontrem essas páginas com mais frequência nos sites buscadores como o Google, o que aumenta o tráfego orgânico.
A maior vantagem da Auditoria de SEO, portanto, é que ao identificar erros ela viabiliza a realização de otimizações que ajudam a aumentar o tráfego orgânico. Isso é de extrema importância para sites de e-commerce como o seu, pois:
- 67,6% de todos os cliques orgânicos são feitos nos 5 primeiros resultados da primeira página das SERPs, de acordo com dados da Serp Watch;
- 75% das pessoas nunca passam da primeira página dos motores de busca, conforme informações da Intergrowth;
- 23,6% dos pedidos de comércio eletrônico estão diretamente ligados ao tráfego orgânico, de acordo com a Business Insider citada pelo blog Online Marketing Gurus.
A Auditoria SEO, enfim, permite aumentar o tráfego orgânico, o que aumenta as suas chances de fazer vendas no e-commerce. Além disso, ela evita que as suas páginas e os seus sites de e-commerce recebam penalizações dos motores de buscas, entre outros benefícios. Por isso, vale a pena realizar esse tipo de auditoria de tempos em tempos.
COMO FAZER UMA AUDITORIA DE SEO?
Uma boa auditoria de SEO deve ocorrer em duas etapas, são elas:
1 – SEO off page:
Diz respeito às verificações de SEO a serem feitas na esfera externa do seu marketplace, loja virtual ou blog de e-commerce. Tem como meta examinar se existem links provenientes de sites de terceiros (backlinks) e se estes têm uma boa qualidade. Lembrando que bons backlinks fortalecem as suas páginas.
2 – SEO on page:
Abrange verificações de SEO a serem realizadas na esfera interna do seu marketplace, loja virtual ou blog de e-commerce. Envolve, por exemplo, examinar se as tags de SEO estão presentes, se existem links internos amigáveis, se a relação entre SEO e UX é boa, se existem conteúdos duplicados, se está ocorrendo keyword stuffing, etc.
Seja como for, para realizar uma Auditoria de SEO é necessário contar com ferramentas adequadas. Hoje, estão entre as principais ferramentas utilizadas nesse processo o Google Analytics, o Google Search Console, a Semrush, o Google PageSpeed Insights, o Bing Webmaster Tools, a Similar Web, a Keyword Planner e o Yoast SEO.
Na maioria das vezes, a Auditoria de SEO é feita por especialistas. Para ser mais preciso, 84% dos profissionais de Marketing dizem que terceirizam toda ou parte de sua implementação de SEO para especialistas, conforme dados da Ascend2 citados pelo Online Marketing Gurus.
Assim, para fazer auditorias de SEO no seu e-commerce você pode recorrer aos especialistas de uma agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo. Aliás, sempre que o assunto for SEO para e-commerce, você pode entrar em contato com a Agência e-Plus a qualquer momento via app mensageiro. Clique no botão em seguida e inicie uma conversa com a nossa equipe para saber mais: