Google Lighthouse é um sistema de monitoramento de sites que pode servir para auditar e-commerce. Ou seja, funciona com sua loja virtual.
Essa ferramenta é gratuita e está disponível na Chrome Web Store.
Como instalar o Lighthouse?
Simples, prático e indolor, você pode instalar o Lighthouse com 1 clique.
Primeiramente, entre na Chrome Web Store.
Logo depois procure pelo Lighthouse no campo de buscas.
Posteriormente, pressione o botão “Usar no Chrome”.
Bingo! Já está instalado!
Por fim, o ícone do sistema (o farol da imagem anexa a este texto) aparecerá no canto superior direito do seu navegador.
Como auditar e-commerce com o Lighthouse?
Sem segredo. Abra, agora, a sua loja virtual ou o seu blog e-commerce.
Depois, clique sobre o ícone do Lighthouse.
Na sequência, pressione o botão “Generate report”. Assim, o sistema começará a analisar seu site.
Eventualmente, esse procedimento pode demorar alguns segundos.
Logo, contudo, você terá acesso aos resultados, os quais abrirão em uma nova guia.
Categorias analisadas pelo Lighthouse
Atualmente, o Lighthouse monitora 5 categorias, são elas:
1. Rapidez:
Verifica o tempo de carregamento das imagens e textos.
2. Mobile:
Verifica os dados do tipo “Progressive Web Apps”.
3. Acessibilidade:
Verifica atributos HTML, tecnologia assistiva, legibilidade, etc.
4. Boas práticas:
Verifica práticas recomendadas como HTTPS e HTTP / 2, etc.
5. SEO:
Verifica elementos como meta-descrições, títulos, fontes, links, etc.
Dicas de melhorias do Lighthouse
No final do processo, o Lighthouse fornece dicas para melhorias em todas as categorias mencionadas.
Se você não for do ramo de Desing e Programação, provavelmente não saberá como usar as informações auditadas pelo sistema para melhorar seu site.
Então, o que fazer se isso ocorrer?
Essa pergunta, meu caro, eu respondo no próximo bloco de texto, a seguir.
Como otimizar seu site com base na auditoria e-commerce do Lighthouse?
A dica é contratar um profissional Front-end, que por sua vez lhe ajudará com o uso do Lighthouse.
O Front-end poderá interpretar os dados do Lighthouse e, assim, usá-los para otimizar não apenas o Design, como também a usabilidade da sua loja virtual.
Com uma loja virtual otimizada, você conseguirá vender mais que os seus concorrentes e fidelizar mais consumidores.