Auditar e-commerce com Google Lighthouse ajuda a melhorar acessibilidade e tempo de carregamento

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Aprenda a instalar e usar esse sistema gratuito que permite analisar e otimizar o desempenho da sua loja virtual!

Auditar e-commerce com Google Lighthouse vai lhe fornecer algumas dicas para melhoria da usabilidade da sua loja

Auditar e-commerce com Google Lighthouse vai lhe fornecer algumas dicas para melhoria da usabilidade da sua loja

Google Lighthouse é um sistema de monitoramento de sites que pode servir para auditar e-commerce. Ou seja, funciona com sua loja virtual.

Essa ferramenta é gratuita e está disponível na Chrome Web Store.

Como instalar o Lighthouse?

Simples, prático e indolor, você pode instalar o Lighthouse com 1 clique.

Primeiramente, entre na Chrome Web Store.

Logo depois procure pelo Lighthouse no campo de buscas.

Posteriormente, pressione o botão “Usar no Chrome”.

Bingo! Já está instalado!

Por fim, o ícone do sistema (o farol da imagem anexa a este texto) aparecerá no canto superior direito do seu navegador.

Como auditar e-commerce com o Lighthouse?

Sem segredo. Abra, agora, a sua loja virtual ou o seu blog e-commerce.

Depois, clique sobre o ícone do Lighthouse.

Na sequência, pressione o botão “Generate report”. Assim, o sistema começará a analisar seu site.

Eventualmente, esse procedimento pode demorar alguns segundos.

Logo, contudo, você terá acesso aos resultados, os quais abrirão em uma nova guia.

Categorias analisadas pelo Lighthouse

Atualmente, o Lighthouse monitora 5 categorias, são elas:

1. Rapidez:

Verifica o tempo de carregamento das imagens e textos.

2. Mobile:

Verifica os dados do tipo “Progressive Web Apps”.

3. Acessibilidade:

Verifica atributos HTML, tecnologia assistiva, legibilidade, etc.

4. Boas práticas:

Verifica práticas recomendadas como HTTPS e HTTP / 2, etc.

5. SEO:

Verifica elementos como meta-descrições, títulos, fontes, links, etc.

Dicas de melhorias do Lighthouse

No final do processo, o Lighthouse fornece dicas para melhorias em todas as categorias mencionadas.

Se você não for do ramo de Desing e Programação, provavelmente não saberá como usar as informações auditadas pelo sistema para melhorar seu site.

Então, o que fazer se isso ocorrer?

Essa pergunta, meu caro, eu respondo no próximo bloco de texto, a seguir.

Como otimizar seu site com base na auditoria e-commerce do Lighthouse?

A dica é contratar um profissional Front-end, que por sua vez lhe ajudará com o uso do Lighthouse.

O Front-end poderá interpretar os dados do Lighthouse e, assim, usá-los para otimizar não apenas o Design, como também a usabilidade da sua loja virtual.

Com uma loja virtual otimizada, você conseguirá vender mais que os seus concorrentes e fidelizar mais consumidores.