Audience segmentation: tipos de listas de públicos para anunciar no e-commerce

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Relacione os consumidores por localização, interesses, nível escolar, etc., e faça mais vendas!

Audiencie segmentation: seus clientes têm características em comum. Separe-os em grupos por tipos de características. Logo depois, envie a publicidade adequada para cada grupo. Essa prática pode melhorar as vendas no seu e-commerce. Foto meramente ilustrativa: @creativeart
Audiencie segmentation: seus clientes têm características em comum. Separe-os em grupos por tipos de características. Logo depois, envie a publicidade adequada para cada grupo. Essa prática pode melhorar as vendas no seu e-commerce. Foto meramente ilustrativa: @creativeart

Audience segmentation ou, em Português, segmentação da audiência, é como chamamos o procedimento de criar listas de consumidores com base em parâmetros que eles possam ter em comum.

Por exemplo, alguns consumidores podem gostar mais da cor verde. Sabendo disso, você coloca todos eles em uma só lista e passa a lhes enviar publicidade com produtos na cor verde. Sem dúvidas, eles vão adorar isso, o que poderá gerar maior engajamento e mais vendas na sua loja virtual.

O recurso de audience segmentation é, desse modo, importantíssimo para refinar o Marketing e as vendas do seu comércio eletrônico. É como se fosse um potente par de óculos, que ajuda você, comerciante, a enxergar melhor os desejos e anseios de cada um dos consumidores que visitam seu e-commerce. E, mais do que isso, a segmentação de audiência permite agrupar consumidores com comportamentos e interesses em comum. Assim, fica mais fácil enviar a publicidade ideal, para a pessoa certa, no momento mais adequado.

Implementando ferramentas como a RD Station, por exemplo, é possível não apenas criar listas de consumidores segmentadas, mas também automatizar o envio de publicidade para cada uma delas. No piloto automático, as suas mensagens de Marketing serão distribuídas com mais agilidade, controle e assertividade, gerando assim melhores resultados.

Vídeo: saiba mais sobre a RD Station (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Enfim, se você quer que o seu e-commerce tenha vida longa e próspera, usar o recurso de audience segmentation é fundamental. Pois para lhe ajudar com isso, listamos alguns tipos de listas de consumidores para você começar. Leia sobre isso no próximo tópico!

TIPOS DE LISTAS DE CONSUMIDORES PARA AUDIENCE SEGMENTATION

Na prática, você pode criar listas de consumidores com base nos mais diversos parâmetros que achar necessário. Logo a seguir, apresentaremos alguns tipos de listas muito usadas em audience segmentation, os quais você também poderá usar também no seu e-commerce. Acompanhe:

  1. Premium: sua lista de clientes premium deve conter apenas os clientes que compram com mais frequência e com maior ticket médio. Em outras palavras, este catálogo deve conter apenas os seus clientes principais;
  2. Locais: outro tipo de audience segmentation que você pode fazer é por localização. Sabendo, por exemplo, que determinadas áreas da cidade são redutos de pessoas de mesma classe econômica, crie listas por CEP para redutos da classe A, B, C, etc;
  3. Funil: de acordo com a Régua de Relacionamento, os consumidores podem ser classificados em visitantes, leads, suspects, prospects, clientes, fregueses e promotores. Cada um desses grupos de consumidores são segmentos que você pode explorar;
  4. Interesses: alguns clientes estão sempre à procura de promoções, enquanto outros só compram presentes. Há os que só compram nas altas temporadas. E outros, ainda, apenas em eventos como casamentos e formaturas. Ou seja, é uma boa ideia criar listas de segmentação por interesses;
  5. Abandonadores: certamente, muitos clientes entram na sua loja virtual e enchem o carrinho, mas não finalizam a compra. Isso configura o abandono de carrinho. Cadastre esse tipo de consumidor em uma lista separada e envie publicidade adequada para, assim, recuperar os carrinhos abandonados.

Além disso, é possível fazer audience segmentation de diversas outras maneiras. Por exemplo, crie listas por gênero, idade e estado civil. Ou, em casos mais complexos, segmente consumidores por nível de engajamento, preferências, comportamentos dentro da loja, etc. Enfim, comece a usar esse recurso agora!

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar o recurso de audience segmentation no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas principais ferramentas de Marketing Digital, Inbound Marketing e Automação de Marketing da atualidade, tais como a RD Station, E-goi, Google Ads e Meta Ads, entre outras, ideais para segmentar consumidores. Essa certificação habilita a nossa equipe para criar, integrar, testar, configurar, evoluir, escalar, monitorar e gerenciar campanhas de publicidade segmentada para o seu e-commerce.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Pirelli e a Xerox; a Pierre Cardin e a Speedo; o Sonda e a Lojas Torra; a Embelleze e a Gourmenu.pt, por exemplo, em Portugal, Espanha, Costa Rica, Equador, Argentina, Colômbia e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Pois faça como outras empresas inteligentes que já fizeram isso! Clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: