Escrever conteúdo novo ou atualizar conteúdo antigo? O que é melhor quando se trata de SEO para blog de e-commerce? De fato, publicar posts novos é imprescindível para alcançar bons resultados. Mas melhorar os posts já publicados pode levar o seu blog e a sua marca para um patamar superior.
De acordo com estudo da Semrush citado pela HubSpot, 51% das empresas afirmam que atualizar o conteúdo antigo provou ser a tática mais eficiente implementada para o benefício de seus blogs. O estudo também apontou que a pesquisa em sites buscadores é a principal fonte de tráfego para blogs em todos os setores.
Portanto, se você estiver pensando em atualizar seu blog de e-commerce, então está no caminho certo. Contudo, caso ainda não esteja pensando nisso, recomendo continuar a leitura para descobrir alguns bons motivos para iniciar esse processo.
5 MOTIVOS PARA ATUALIZAR CONTEÚDO ANTIGO DO SEU BLOG
Você deve atualizar conteúdo antigo sobretudo para:
1 – Rejuvenescer o post
Buscadores como o Google costumam mostrar conteúdos atuais nas primeiras posições de suas SERPs. Sendo assim, aqueles que foram escritos há mais de um ano, por exemplo, correm o risco de ser apresentados menos vezes nos resultados.
Além disso, os próprios internautas tendem a clicar nos posts mais atuais. Logo, o conteúdo obsoleto é ruim para o blog. Você deve rejuvenesce-lo sempre e, é claro, mudar o período para uma data atual.
2 – Melhorar a qualidade da informação
Enquanto estiver revisando seus posts, corrija erros de gramática e ortografia, remova links quebrados, substitua vídeos que saíram do ar e inclua imagens mais recentes. Cubra as dúvidas dos consumidores inserindo novas informações, entre outras ações.
Ao melhorar a qualidade das informações, você aumenta as chances dos consumidores permanecerem mais tempo no seu blog e de clicarem nos seus links. Isso diminui o Bounce Rate e gera mais engajamento com a sua marca e-commerce.
3 – Aumentar o tamanho do post
Conforme dados da Semrush veiculados pela HubSpot, posts com mais de 3.000 palavras geram 3 vezes mais tráfego, 3,5 vezes mais backlinks e 4 vezes mais compartilhamentos. Todavia, os artigos com melhor desempenho de SEO contém mais de 5.700 palavras.
Este é, desse modo, um bom motivo para atualizar seu conteúdo. Cada vez que você aumenta o tamanho de um post com dados relevantes, a tendência é que maior poderá ser o seu desempenho de SEO.
4 – Melhorar a conversão
Ao atualizar seus artigos, você pode otimizar as chamadas para ação (CTAs) e os links nelas contidos. Há muitos casos de posts antigos cujas CTAs não servem mais e, portanto, além de não gerarem resultados podem fazer com que o consumidor se sinta enganado.
Releia, então, os posts e otimize as CTAs desatualizadas. Além disso, inclua CTAs para outras páginas importantes que foram publicadas depois. Inclua CTAs para suas páginas de produtos e de captura de leads. Aumente desse modo a conversão.
5 – Reforçar a credibilidade da marca
A internet está cheia de posts curtos e superficiais, que prometem resolver um problema, mas que só introduzem o consumidor em um tema. Então, se você puder atualizar esse tipo de post no seu blog e transformá-lo em um guia extenso e completo, aí a percepção sobre a sua marca mudará drasticamente para melhor.
Imagine, por exemplo, o quão grato ficará um consumidor que busca uma determinada solução para um problema após encontrar um guia completo sobre o assunto no seu blog. Sua marca passará a ter muito mais credibilidade para este consumidor do que as marcas rivais, não é mesmo?
Agora, voltando à pergunta do primeiro parágrafo, é claro que você não deve deixar de escrever conteúdo novo no seu blog de e-commerce. Mas, de maneira alguma você deve deixar de atualizar seu conteúdo antigo, pois este é uma grande mina de ouro esperando para ser escavada.
Assim que puder clique em “Conteúdo de qualidade” e saiba o que é isso e como avaliar!