Atualização de conteúdo: qual a importância e como fazer?

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Conheça um passo a passo simples para otimizar os posts e páginas do seu e-commerce!

Atualização de conteúdo permite entregar conteúdo mais relevante para os consumidores no e-commerce. Imagem: @pch.vector
Atualização de conteúdo permite entregar conteúdo mais relevante para os consumidores no e-commerce. Imagem: @pch.vector

No e-commerce, atualização de conteúdo é o nome dado à realização de otimizações substanciais sobretudo em posts de blogs, mas podendo ocorrer também em páginas de vendas de lojas virtuais como a sua.

Esse tipo de ação tem vários objetivos. O primeiro deles, sem dúvida, é dar nova vida às páginas e aos posts mais velhos e desse modo oferecer conteúdo mais relevante para o leitor. Isso também serve para adaptar e classificar melhor o conteúdo nos sites de buscas como o Google e assim gerar mais tráfego.

Além disso, é possível aplicar uma atualização de conteúdo para transformar um post perecível como uma notícia, por exemplo, em um artigo mais duradouro. Em outras palavras, é possível transformar um post passageiro em um conteúdo evergreen, que gera mais visitas ao longo do tempo.

A importância da atualização de conteúdo, enfim, é melhorar a performance de captação de visitas para o seu comércio eletrônico. Ademais, um conteúdo melhor também qualifica melhor os visitantes, preparando-os para as compras na sua loja virtual.

Vídeo: 5 vantagens do conteúdo no e-commerce

TIPOS DE ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDO

Há vários tipos de atualização de conteúdo que você pode fazer no seu blog de e-commerce ou nas páginas de vendas da sua loja virtual. As atualizações mais comuns são as que envolvem:

O tamanho:

Aumentar ou diminuir o conteúdo, de acordo com a necessidade. Em alguns casos, dados obsoletos requerem a retirada de conteúdo. Em outros, posts pequenos devem receber enxertos de conteúdo. Para quem almeja o topo de buscadores como o Google, por exemplo, 2.000 mil palavras por post é um bom começo.

As mídias:

Elementos como fotos, vídeos, áudios, infográficos, tabelas e ilustrações, etc., ajudam os leitores a entender o conteúdo. Em geral, eles geram maior engajamento. Sendo assim, é importante atualizar esse quesito. Você deve incluir essas mídias na proporção certa nos posts e nas páginas de vendas.

A recriação:

Posts muito fracos ou muito desatualizados podem não ter salvação. Em casos assim, o melhor a se fazer é apagar tudo e começar do zero. Isso mesmo, você deve reescrever o post ou a página de vendas com dados mais recentes que possam captar a atenção dos leitores.

As novidades:

Nada é tão imutável que não possa contar com uma novidade de vez em quando. Um produto, por exemplo, pode ganhar uma nova função. Se isso ocorrer, é necessário incluir esse dado no post do blog de e-commerce e também na página de vendas da loja virtual.

As palavras-chave:

Há posts que possuem boas informações, mas não contam com as palavras-chave mais procuradas nos buscadores. Neste ponto, é uma boa ideia usar uma ferramenta de palavras-chave para fazer descobertas. Isto é, deve-se descobrir quais os termos mais pesquisados e inseri-los no conteúdo.

Vídeo: critérios para escolha de palavras-chave, conforme a Semrush

Enfim, você deve observar e planejar qual tipo de atualização deve ser feita em cada caso. E uma vez realizado o procedimento de otimização é preciso monitorar os resultados, tendo em vista atualizações futuras. Recomenda-se que cada atualização seja feita em um prazo de ao menos 6 meses.

COMO FAZER UMA ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDO

Você pode fazer uma atualização de conteúdo em basicamente três etapas, confira em seguida:

01 – Identificar os problemas:

Use ferramentas como a Google Analytics e Search Console, além de Semrush, entre outras do tipo, para identificar os posts com baixo desempenho. Observe também quais artigos têm informações ultrapassadas, poucas mídias, poucas palavras-chave, etc.

02 – Atualizar o conteúdo:

Aumente o tamanho do artigo se necessário. Inclua variações de palavras-chave nos títulos e subtítulos. Acrescente as novidades do mercado sobre cada tema. Além disso, mude a data do post para a data atual para rejuvenescê-lo.

03 – Melhorar continuamente:

Esteja sempre monitorando os posts e páginas de vendas do seu e-commerce. Use, para isso, as ferramentas já indicadas. Observe a performance do conteúdo ao longo do tempo. Faça atualizações sempre que necessário em cada um deles, no mínimo a cada 6 meses.

Ao fazer uma atualização, você deve criar um conteúdo que possa ser o melhor já indexado nos motores de buscas como o Google. Ou seja, observe os posts dos seus concorrentes e faça melhor do que eles. Assim, o seu conteúdo terá grandes chances de obter uma classificação acima deles, isto é, no topo da lista.

Enfim, um conteúdo atual e bem organizado melhora a experiência do consumidor junto aos canais de atendimento e vendas do seu e-commerce. Isso, por sua vez, lhe ajuda a superar a concorrência e a vender mais. Portanto, invista em conteúdo e sobretudo na atualização de conteúdo.

Assim que puder clique em “10 vantagens do Inbound Marketing” e descubra por que usar essa estratégia de conteúdo no seu e-commerce!