Já pensou em prestar atendimento via WhatsApp no e-commerce? Pois este pode ser o recurso que está faltando para você conseguir aumentar o número de clientes e fregueses na sua loja virtual.
De acordo com o site Resultados Digitais, esse app mensageiro tem hoje cerca de 120 milhões de usuários no Brasil. Ele é, desse modo, o maior app do gênero no país. Sendo assim, pode valer muito a pena usá-lo como canal de atendimento.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO VIA WHATSAPP?
No Brasil, estima-se que só 1 a cada 100 visitantes de uma loja virtual realiza uma compra. Mas o que acontece com os outros 99? Bem, boa parte deles não compra porque fica com dúvidas ou objeções sobre os produtos, meios de pagamento ou outros fatores.
Contudo, quando a loja virtual tem um app mensageiro como o WhatsApp à disposição, os consumidores podem falar diretamente com um vendedor ou atendente e encontrar as respostas e soluções para o que precisam, o que aumenta as chances da venda ocorrer.
COMO FAZER O ATENDIMENTO VIA WHATSAPP?
O primeiro passo para prestar atendimento via WhatsApp é incluir na loja virtual um link ou botão para que os consumidores possam entrar em contato via app. Você pode inserir um botão de WhatsApp por meio de algum sistema de integração ou de forma manual.
Além disso, você deve escolher o tipo de app que irá usar. O WhatsApp comum, por exemplo, serve para contatos pessoais, mas também pode ser usado por pequenos negócios. Já o WhatsApp Business conta com recursos de automação simples e é ideal para pequenas e até médias empresas. E o WhatsApp Enterprise API permite integrar a ele outros apps, sendo voltado para empresas de grande porte.
O WHATSAPP COMUM E O BUSINESS
O WhatsApp comum, como dito, é um recurso que serve para comunicação entre pessoas e não entre empresas e pessoas. Apesar disso, pequenos negócios como os dos MEIs, que possuem poucos clientes, podem usá-lo sem problemas.
Mas se o seu e-commerce lida com mais de 10 clientes por dia, então é uma boa ideia mudar para o WhatsApp Business. Este app permite descrever seu negócio, colocar a URL da sua loja virtual, incluir endereço físico, horário de atendimento e e-mail para contato.
Ademais, o WhatsApp Business possibilita classificar os contatos por meio de etiquetas e criar mensagens automáticas simples. E ele também gera alguns relatórios com estatísticas sobre as mensagens, o que lhe permite obter insights para melhorar o atendimento.
WHATSAPP ENTERPRISE API
Caso a sua empresa lide com mais de 50 clientes por dia, então é uma boa ideia fazer uso do WhatsApp Enterprise API. Esta versão permite integrar outros apps ao app mensageiro e aumentar o poder de atendimento.
Com o WhatsApp Enterprise API você pode, por exemplo, integrar plataformas de centralização, tecnologias omnichannel que integram diferentes canais de atendimento da empresa, integrar chatbots complexos, programar atendimento automático e muito mais.
5 DICAS DE ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
Para prestar um bom atendimento no e-commerce por meio do WhatsApp certifique-se de:
- Responder rapidamente às dúvidas dos consumidores, de preferência no mesmo minuto em que as requisições forem feitas;
- Personalizar as mensagens usando o nome dos consumidores e ofertando os produtos que eles estão procurando ou produtos complementares;
- Evitar enviar mensagens de ofertas e promoções a todo momento e sobretudo não enviar SPAM. Mantenha, assim, a sua credibilidade intacta;
- Enviar mensagens em horário comercial apenas, pois o envio em outros horários pode gerar desencontros e perdas de vendas;
- Manter sua equipe treinada nos recursos do WhatsApp e também nos procedimentos de atendimento.
Vale dizer, enfim, que usar o WhatsApp pode lhe ajudar a centralizar e organizar melhor o setor de atendimento do seu e-commerce. Com efeito, você poderá atender mais pessoas, fazer atendimentos mais rápidos e gerar muito mais vendas online.
Assim que puder clique em “Anúncios do WhatsApp” e aprenda incluir o app mensageiro nos seus anúncios do Facebook e Instagram.