Atendente de e-commerce é o(a) profissional responsável por atender e orientar consumidores nas mais diferentes mídias do comércio eletrônico. Dentre essas mídias posso citar o chat e-commerce, o telefone, o e-mail e as redes sociais, entre outras.
O papel fundamental do(a) atendente de e-commerce é sobretudo prestar assistência e educar os consumidores. Em outras palavras, esse profissional deve auxiliar os consumidores de um comércio eletrônico a tomarem uma decisão de compra.
Canais de comunicação que os atendentes de e-commerce devem dominar
Pretende contratar um(a) atendente de e-commerce? O que você deve avaliar? De acordo com a maioria das vagas abertas no mercado, esse tipo de trabalhador(a) deve dominar o uso dos seguintes canais de comunicação:
• Telefone (telemarketing receptivo)
• Aplicativos mensageiros como WhatsApp e Skype, entre outros
• Mídias sociais como o Facebook e seus aplicativos de mensagens
Além de habilidade técnica para lidar com as tecnologias mencionadas nos tópicos anteriores, é recomendável que(a) profissional tenha desenvoltura para se comunicar em múltiplas linguagens.
Habilidades de comunicação que um(a) atendente de e-commerce deve ter
Ao contratar alguém para o trabalho de atendimento aos consumidores no e-commerce, verifique se o(a) candidato(a) possui as seguintes habilidades:
• Facilidade e desenvoltura para conversar com consumidores ao telefone
• Capacidade para se comunicar com consumidores por meio textual
• Domínio da Língua Portuguesa (tanto falada quanto escrita)
• Domínio de um segundo idioma (caso a loja virtual tenha versão internacional)
• Empatia para ouvir e lidar adequadamente com reclamações de clientes
Além disso, para exercer esse ofício plenamente bem, um(a) bom(ao) profissional deve contar com algumas características desejáveis, o que podemos chamar de habilidades extras.
Habilidades extras que um(a) atendente de e-commerce deve ter
Espera-se que além de dominar as tecnologias e ter habilidades de comunicação escrita e falada, o(a) atendente deve também:
• Saber o básico sobre informática e pacote Office
• Ter experiência no atendimento de pessoas
• Conhecer a rotina de SAC para e-commerce
• Habilidade para operar múltiplas tecnologias simultaneamente
• Conhecimento pleno sobre os produtos comercializados na loja virtual
• Possuir bom relacionamento interpessoal
• Saber oferecer soluções às reclamações e objeções dos consumidores
• Saber atender também os fornecedores e as transportadoras
• Paciência para lidar com reclamações
• Postura focada em vendas
• Ter no mínimo o Ensino Médio completo (ou estar cursando)
O(a) atendente de e-commerce deve usar essas habilidades para tirar as dúvidas dos consumidores até que estes façam uma compra. Neste ponto, ele(e) é quase um vendedor e-commerce.
Sendo assim, é tarefa deste(a) profissional acolher as reclamações e oferecer contrapropostas adequadas. O objetivo é, dessa maneira, ganhar e nunca perder clientes.
Salário: quanto você deve pagar para um(a) atendente de e-commerce?
Conforme dados do portal de empregos LoveMondays, a média salarial paga para um(a) atendente e-commerce é de R$ 1.350,00 mensais mais benefícios como vale transporte, vale refeição e plano de Saúde. Esse dado foi obtido em abril de 2019 (vide imagem).
Como contratar um(a) atendente e-commerce?
Para contratar um(a) profissional atendente para o seu comércio eletrônico, coloque a sua vaga em um portal de empregos como os seguintes:
• Empregos
• Indeed
• Catho
• InfoJobs
• LoveMondays
Descreva a vaga da forma mais clara possível. Insira um e-mail para que os(as) candidatos(as) possam enviar um currículo. Marque uma entrevista com os(a) candidatos(as) mais promissores e, logo depois, contrate o(a) melhor.
Vale a pena contratar um(a) atendente e-commerce?
Sem dúvida, vale a pena contratar um(a) atendente de comércio eletrônico. Este(a) profissional lhe ajudará a acolher e orientar melhor os consumidores que estão em dúvida. Com isso, será possível encaminhar mais pessoas para a finalização de compras na sua loja virtual ou no seu marketplace, por exemplo.
Obviamente, leve em conta que os profissionais não vêm prontos e que, por isso, você precisará treinar o(a) contratado(a) por um bom tempo. Então, contrate bem da primeira vez para não ter que mandar embora e começar tudo do zero.