Notícia quente no setor de Direct to Consumer (D2C): AOC lança e-commerce com plataforma VTEX. O objetivo da empresa é aproveitar a demanda por monitores gerada pela pandemia para assim acelerar as suas vendas online.
Para quem não sabe, a AOC é hoje uma marca do Grupo TPV. Ela surgiu na história em 1934, em Chicago, EUA, por iniciativa de Ross Siragusa. Em 1967 tornou-se a primeira empresa do planeta a fabricar tvs a cores para exportação. Atualmente fabrica sobretudo monitores e tvs, entre outros produtos. Em 2006 esteve entre as 200 maiores empresas do mundo, de acordo com informações do Canaltech.
Já a VTEX é uma multinacional cloud commerce brasileira. Ela conta com tecnologias para criação e gestão de lojas virtuais, negócios digitais e omnichannel, dentre as quais uma plataforma e-commerce. Possui cerca de 3.500 clientes de médio e grande porte como a Sony, Avon, Mundo 25 e Nestlé em 45 países.
A AOC já vende produtos online por meio de parceiros varejistas, distribuidores e revendedores. Agora, contudo, a empresa inicia um projeto de vendas diretas aos consumidores, sem intermediários. Os diretores da empresa, porém, informam que a ideia não é concorrer com os canais já existentes, mas complementá-los para gerar crescimento.
AOC LANÇA E-COMMERCE: OBJETIVOS
Com o lançamento de um e-commerce, a AOC tem como metas principalmente:
- Vender online todos os produtos de seu portfólio como tvs, monitores e periféricos;
- Impulsionar as vendas diretas para os consumidores;
- Estreitar o contato e assim conhecer melhor o comportamento dos consumidores;
- Aproveitar o atual protagonismo dos monitores para expandir as vendas online.
Como se pode observar, a loja virtual da AOC é um comércio D2C onde o fabricante vende seus produtos diretamente para os consumidores finais. Difere, portanto, do B2B2C, um modelo no qual a empresa vende para outra empresa que vende para o consumidor.
DIFERENCIAIS DA PLATAFORMA VTEX
Perfeita para projetos de e-commerce como o da AOC, a plataforma VTEX conta com diferenciais como o Smartcheckout, por exemplo, que possibilita que o consumidor possa fazer compras rápidas sem a necessidade de senha.
Além disso, a plataforma possui recurso one click buy, que armazena dados de cartões de crédito dos clientes e permite que as compras possam ser feitas com só um clique. Ou seja, isso facilita as compras consecutivas e as compras por impulso na sua loja.
Vale dizer, enfim, que a VTEX faz uso da tecnologia Amazon AWS, que oferece maior escalabilidade para projetos de e-commerce. Ela também vem com um CMS integrado 100% editável, ideal para criar interfaces personalizadas conforme a demanda.
Assim que puder clique em “Miess na VTEX” e conheça o processo de migração de plataforma de um sex shop online.