Analista de redes sociais é o(a) profissional que planeja, executa, administra, analisa e otimiza ações e campanhas de divulgação em mídias como o Facebook, Instagram e Twitter, entre outras, para empresas diversas e também para e-commerces como o seu.
Este tipo de profissional pode trabalhar como autônomo, contratado de uma empresa ou dentro de uma agência de Marketing Digital como a e-Plus, por exemplo.
Para tanto, ele precisa dominar o uso de dezenas (senão centenas de ferramentas), as quais lhe ajudam a monitorar, criar conteúdo, administrar campanhas e outras atividades correlacionadas.
Acesse e leia também o post “Analista de métricas”. Descubra, dessa forma, se vale a pena contratar alguém para transformar os dados brutos do seu negócio em informações de valor para o seu comércio eletrônico.
FERRAMENTAS USADAS POR UM ANALISTA DE REDES SOCIAIS
Um(a) analista de redes sociais emprega múltiplas ferramentas em seu dia a dia de trabalho.
Dentre estas ferramentas estão, por exemplo, os softwares voltados para:
- Curadoria de conteúdo nas redes sociais
- Criação de conteúdo orgânico
- Criação de conteúdo patrocinado
- Criação de calendário de publicações
- Criação de conteúdo textual, fotográfico e audiovisual
- Criação de chatbots
- Análise de concorrência
- Monitoramento de comentários
- Monitoramento de menções
- Monitoramento da popularidade de conteúdos
- Monitoramento e análise de backlinks
- Monitoramento de visualizações de conteúdos
- Monitoramento de hashtags
- Monitoramento do comportamento dos internautas
- Automatização de atividades
- Criação de relatórios de desempenho de marca nas redes sociais
São, enfim, softwares muito usados por um(a) analista de redes sociais o Google Analytics, Social Mention, Photoshop, CorelDraw, Illustrator, Plataformas Ads, Hootsuite, Fanpage Karma, Postgrain e dezenas de outros, além de editores de áudio e vídeo.
HABILIDADES QUE UM ANALISTA DE REDES SOCIAIS DEVE TER
Ao contratar um(a) analista de redes sociais, você deve procurar por habilidades como:
- Domínio das principais redes sociais da atualidade (Facebook, Instagram, Twitter, etc.)
- Domínio da Língua Portuguesa (falada e escrita)
- Domínio da Língua Inglesa (falada e escrita)
- Boa capacidade de criação de conteúdo em formatos de texto, foto e vídeo
- Boa capacidade de comunicação com os consumidores online
- Boa capacidade de comunicação e interação com outros profissionais de Marketing
- Capacidade para utilizar sistemas de edição de fotos e vídeos
- Capacidade para realizar e administrar lives
- Capacidade para criar e interpretar relatórios
- Capacidade para criar e gerenciar perfis nas redes sociais
Vale lembrar, com efeito, que é desejável que esse tipo de profissional seja no mínimo graduado em Marketing. Dessa maneira, você assegura que a sua marca será tratada com o critério de quem estudou o setor de Marketing por quatro anos.
SALÁRIO
De acordo com dados do site Glassdoor visualizados em julho de 2019, o salário de um(a) analista de redes sociais pode variar desde R$ 1.000,00 a até R$ 4.000,0.
Isso abrange desde o salário de um estagiário do ramo a até um profissional top.
A média salarial dessa profissão, contudo, é de R$ 2.337,00.
Acesse e leia também o artigo “Vendedor e-commerce“. Conheça, assim, as funções e desafios dessa profissão, e saiba se vale a pena contratar.
COMO CONTRATAR?
Para contratar um(a) analista de redes sociais para o quadro de funcionários do seu comércio eletrônico, experimente divulgar a vaga em sites como:
- Catho
- InfoJobs
- LoveMondays
- Indeed
Se necessário, terceirize a contratação para uma empresa especializada em RH.
Seja como for, selecione os(as) melhores candidatos(as) e entreviste-os(as).
Por fim, opte pelo(a) melhor para preencher a vaga.
Contrate bem da primeira vez e evite o turnover, isto é, a prejudicial rotatividade de funcionários.
VALE A PENA CONTRATAR?
Com certeza vale a pena contratar um(a) analista de redes sociais.
Este(a) profissional cuidará diariamente do seu e-commerce no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras mídias.
Ele(a) certamente poderá lhe ajudar a obter novos leads e novos clientes.
Além disso, sobrará mais tempo para você se dedicar a outras tarefas-chave da sua loja virtual.
Todavia, há outra opção que pode sair mais em conta.
É possível, por exemplo, contratar uma agência de Marketing Digital como a e-Plus, que conta com analistas de rede social.
A vantagem de se fazer isso é que você não precisará pagar salários e nem encargos trabalhistas, mas somente os honorários da agência.
Ademais, não terá que alugar softwares de Marketing, comprar equipamentos, fazer manutenção, etc., posto que uma agência já tem tudo isso e muito mais.
Então, opte pela melhor solução sempre! =)