Analista de métricas: vale a pena contratar para o seu e-commerce?

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Transforme dados em informações de valor para o seu comércio eletrônico

Analista de métricas converte dados brutos em informações valiosas para o seu e-commerce
Analista de métricas converte dados brutos em informações valiosas para o seu e-commerce

Analista de métricas é o(a) profissional cuja função é principalmente transformar dados brutos em informação de valor. Desse modo, ele(a) auxilia os gestores e diretores de uma empresa como a sua a tomar decisões mais adequadas para o crescimento do negócio.

No e-commerce, este tipo de profissional:

  • Coleta e organiza dados de Big Data
  • Cria relatórios de dados
  • Obtém insights a partir dos dados e faz recomendações
  • Ajuda a descobrir onde a empresa está desperdiçando dinheiro
  • Auxilia a empresa a identificar onde e quando investir
  • Realiza simulações e previsões com base em dados
  • Extrai informações de valor a partir de dados de consumidores
  • Monitora as KPIs e metas de vendas da empresa

Enfim, o(a) analista de dados é um(a) profissional das áreas de Business Intelligence e Web Analytics.

Ele(a) lida sobretudo com números e sua característica essencial é a alta capacidade de transformá-los em informações valorosas para a companhia.

Decerto, no comércio eletrônico, ele(a) pode atuar lado a lado com o(a) analista de e-commerce.

Acesse e leia também o post “10 métricas de desempenho importantes para lojas virtuais como a sua”.


OUTROS NOMES DO(A) ANALISTA DE MÉTRICAS

Um(a) analista de métricas também pode ser chamado(a) de:

  • Analista de dados
  • Analista de performance
  • Web Analytics

Seja como for, ele(a) precisa dominar as principais ferramentas de analytics para poder se tornar um(a) profissional de primeira qualidade.


FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PROFISSÃO

As principais ferramentas utilizadas na profissão Analista de Métricas certamente são as divisões analytics das:

  • Redes sociais
  • Plataformas Ads
  • Plataformas SEO
  • Plataformas de automação de E-mail Marketing
  • Plataformas de automação de Marketing Digital
  • Plataformas de e-commerce
  • Plataformas ERPs, WMSs, CRMs e outros softwares do tipo
  • Plataformas de marketplace
  • Plataformas analytics como o Google Analytics, SEMrush, Ubersuggest, etc.

Google Analytics e SEMrush são algumas das ferramentas mais usadas pelos(as) profissionais analistas de dados
Google Analytics e SEMrush são algumas das ferramentas mais usadas pelos(as) profissionais analistas de dados

Além disso, ele(a) deve saber trabalhar com planilhas do Excel.

Por conseguinte, o(a) analista de métricas extrai dados de plataformas como estas, cria relatórios, insights e repassa tudo para os gerentes e diretores, que tomam as decisões.

Acesse e leia também o artigo “6 métricas que você precisa avaliar na sua loja virtual”.


HABILIDADES DE UM ANALISTA DE MÉTRICAS

Um(a) analista de dados deve saber:

  • Criar dashboards
  • Criar relatórios gerenciais para as áreas e Marketing e estratégia
  • Estruturar bases de dados
  • Interpretar números e transformá-los em informações
  • Agir com ceticismo e usar os números para avaliar situações
  • Monitorar indicadores dos setores de suporte e atendimento
  • Reportar dados com precisão, objetividade e imparcialidade
  • Monitorar KPIs e metas de vendas
  • Dar suporte para experimentos da empresa
  • Testar, analisar e auxiliar a implantar novas ferramentas e recursos
  • Auxiliar na integração de sistemas
  • Acompanhar campanhas de Marketing e Marketing Digital
  • Monitorar os anúncios nas plataformas de Mídias Sociais Ads
  • Monitorar os anúncios nos buscadores
  • Analisar números de desempenho dos projetos da empresa

Com efeito, é recomendável que o(a) profissional possua graduação em análise de sistemas.

Acesse e leia também o post “KPI e-commerce“. Conheça assim 10 indicadores importantes para a sua loja virtual.


SALÁRIO DE UM(A) ANALISTA DE MÉTRICAS

De acordo com o site de empregos LoveMondays, o salário de um(a) analista de métricas pode variar desde R$ 1.000,00 a até R$ 10.294,00 (dados visualizados em junho de 2019).

Salário de profissional Web Analytics segundo LoveMondays
Salário de profissional Web Analytics segundo LoveMondays

Esta amplitude abrange desde o salário de um(a) estagiária a até o de um(a) profissional top de linha.

Todavia, a média do mercado é R$ 3.942,00 mensais.

Acesse e leia também o artigo “Gerente de e-commerce e saiba se vale a pena contratar um.


COMO CONTRATAR UM ANALISTA DE MÉTRICAS?

Para contratar um(a) analista de dados para atuar no seu comércio eletrônico, primeiramente cadastre-se em sites de empregos como “empresa” e publique uma vaga com todos os requisitos que desejar.

Alguns dos principais sites de empregos da atualidade no Brasil são o da Catho, o da LoveMondays e o da InfoJobs, entre outros.

Depois de receber currículos, selecione os(as) melhores candidatos(as).

Entreviste os(as) candidatos(as) com os melhores currículos e, enfim, contrate aquele(a) que for o(a) mais promissor(a).

Acesse e leia também o artigo “vendedor e-commerce”. Descubra, dessa maneira, se este profissional realmente pode ajudar sua empresa a vender mais.


VALE A PENA CONTRATAR?

Empresas com maturidade digital lucram mais e gastam menos, segundo estudo realizado pelo Google em parceria com o Boston Consulting Group.

Conforme esta pesquisa, as empresas que usam dados para personalizar o atendimento de cada cliente em múltiplos canais de vendas podem ter uma aumento de até 20% nos lucros e uma diminuição de até 30% nos custos.

Em outras palavras, manter não apenas um(a) profissional, mas um setor de análise de dados na sua empresa pode ser muito vantajoso.

Entretanto, há outra opção para quem pretende usar o poder dos dados a favor do e-commerce.

Ao invés de contratar um(a) analista ou criar um setor é possível contratar uma agência de Marketing Digital, que em muitos casos pode fazer todo esse trabalho para você com menos custos.

Acesse e leia o post “O que é Transformação Digital“. Saiba, assim, como conduzir sua empresa e-commerce até a maturidade digital.