Analista de E-mail Marketing: vale a pena contratar esse profissional para o seu e-commerce?

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Conheça as habilidades e saiba qual salário pagar para um “operário” dos e-mails!

Contrate um analista de E-mail Marketing e aumente a conversão de vendas do seu comércio eletrônico
Contrate um analista de E-mail Marketing e aumente a conversão de vendas do seu comércio eletrônico

Analista de E-mail Marketing é o profissional que desenvolve, acompanha e otimiza campanhas de E-mail Marketing tendo em vista educar os leads (assinantes de e-mail) com informações sob medida e assim convertê-los em compradores da sua loja virtual ou física.

Será que vale a pena contratar um(a) desses profissionais? É o que veremos adiante. Acompanhe!

Clique em “O que é lead, suspect, prospect, cliente e freguês e-commerce” para ler um post complementar. Conheça, dessa forma, as etapas pelas quais o analista de E-mail Marketing deve conduzir um visitante do seu comércio eletrônico.


QUAIS HABILIDADES UM ANALISTA DE E-MAIL MARKETING DEVE TER?

Um analista deve conhecer várias plataformas de envio e automatização de e-mails
Um analista deve conhecer várias plataformas de envio e automatização de e-mails

Um analista de E-mail Marketing deve contar sobretudo com habilidades para:

  • Planejar e executar campanhas de E-mail Marketing;
  • Criar, configurar, automatizar e gerir contas e campanhas em plataformas de E-mail Marketing;
  • Operar múltiplas plataformas de E-mail Marketing;
  • Criar e-mails simples (com apenas textos) e e-mails avançados (com fotos e recursos HTML);
  • Produzir e-mails promocionais;
  • Analisar estatísticas de acesso e leitura e, dessa forma, reconhecer hábitos e comportamentos;
  • Identificar e segmentar públicos;
  • Captar assinantes de E-mail Marketing;

Além disso, um analista de E-mail Marketing deve saber atuar em conjunto com outros profissionais, tais como com o analista de métricas, o vendedor e-commerce e o analista de Marketing Digital, por exemplo.

Acesse e leia também o artigo “O que é E-mail Marketing”. Dessa maneira, fique por dentro do conceito, ferramentas, tipos e vantagens de uso.


QUAL SALÁRIO VOCÊ DEVE PAGAR A UM ANALISTA DE E-MAIL MARKETING?

De acordo com vagas veiculadas no site Glassdoor, o salário de um analista de E-Mail Marketing iniciante gira em torno de R$ 2 mil.

Já um profissional top de linha recebe cerca de R$ 4 mil.

A média salarial para esta função, no entanto, é de cerca de R$ 3 mil.

Pois bem, neste cenário, se você contratar um iniciante, então provavelmente terá que treiná-lo em vários procedimentos.

Todavia, ao contratar um profissional mais experiente não terá que gastar muito tempo com treinamentos, mas terá que pagar um salário maior.

Sendo assim, reflita sobre quais são as suas prioridades no momento e faça a melhor contratação.

Enfim, continue lendo este artigo para conhecer uma alternativa a contratação com carteira assinada.

Clique em “E-mail Marketing para e-commerce”. Descubra, desse modo, 7 formas para obter mais assinantes para a sua lista.


COMO CONTRATAR UM(A) ANALISTA DE E-MAIL MARKETING?

Dinâmicas de grupo podem lhe ajudar a contratar o melhor profissional
Dinâmicas de grupo podem lhe ajudar a contratar o melhor profissional

Para contratar um analista de E-mail Marketing, primeiramente defina se você precisa de um novato ou de alguém com mais exeriência.

Depois, anuncie uma vaga em:

  • Agências de emprego
  • Sites de vagas
  • Quadro de avisos em universidades
  • CIEE
  • Redes sociais

Selecione os melhores currículos.

Na sequência, convide os candidatos para uma entrevista.

Se quiser, pode até realizar uma dinâmica de grupo.

Contrate, por fim, a pessoa mais capacitada para exercer aquilo que você precisa no seu comércio eletrônico.

Clique em “Como obter os primeiros 10 mil assinantes de E-mail Marketing para sua loja virtual” para ler um post complementar. Saiba como e onde captar cada vez mais leads.


VALE A PENA CONTRATAR UM(A) ANALISTA DE E-MAIL MARKETING?

Mais e-mails, mais vendas
Mais e-mails, mais vendas

Não sei se você está por dentro, mas a taxa de conversão de vendas do comércio eletrônico brasileiro é de só 1%.

Isso significa que a cada 100 visitantes únicos da sua loja virtual, apenas 1 realiza uma compra.

Todavia, ao realizar campanhas de E-mail Marketing é possível aumentar esta taxa para 2%, 3%, 4% ou talvez até mais.

Imagine, então, contar com uma taxa de 5%. Com isso, a cada 100 visitantes você passa a fazer 5 vendas ao invés de apenas 1.

Logicamente, para trabalhar com E-mail Marketing adequadamente em alto nível você precisará contratar um profissional analista ou, se preferir, uma agência de Marketing Digital como a e-Plus.

A vantagem de contratar uma agência de Marketing Digital é que assim não será preciso pagar encargos trabalhistas, entre outros custos.

Por isso, talvez esta última alternativa valha mais a pena para você.

Seja como for, se quiser realmente conquistar mais clientes, o E-mail Marketing é uma grande solução.

Acesse e leia também o artigo “5 softwares de E-mail Marketing”.