Analista de e-commerce, também chamado de assistente e-commerce, é o(a) profissional responsável pela assistência, acompanhamento, integração e realização de diferentes atividades de um comércio eletrônico. Ele(a) está sobretudo às ordens do gerente e-commerce.
Principais atividades realizadas por um(a) analista de e-commerce
Um(a) analista de e-commerce atua na organização e/ou prestação de auxílio:
• Na contagens de estoque
• Na separação de mercadorias
• No cadastro de produtos e serviços na loja virtual
• Na gestão da plataforma e-commerce e da loja virtual
• Na liberação de pedidos
• No Marketing Digital para e-commerce
• Na operação de chat online e outros canais de atendimento ao consumidor
• Nas campanhas de links patrocinados para e-commerce
• Nas campanhas de E-mail Marketing para e-commerce
• Nas promoções
• Nas descrições de produtos
• Na gestão de aplicativos de apoio à loja virtual
• Na gestão da logística e logística reversa
• No monitoramento das KPIs
• No cumprimento das metas de vendas no e-commerce
• Na gestão de softwares do tipo Analytics
• Na gestão das fanpages da loja virtual em diferentes mídias sociais
• Na análise dos resultados do e-commerce
• Na gestão de softwares ERP
Sendo assim, o analista e-commerce é o braço direito do gerente e-commerce.
Quanto ganha um analista de e-commerce?
De acordo com o site de empregos Love Mondays, um(a) analista de e-commerce pode ganhar entre R$ 1.816,00 e R$ 2.500,00, com média de R$ 2.095,00 (dados de dezembro de 2018). De fato, quanto maior o tamanho da empresa, o grau de estudo do(a) profissional e a responsabilidade que este(a) assumir, maior é o salário.
Para quem é dono de loja virtual, vale a pena contratar um(a) analista de e-commerce, pois este(a) poderá lhe ajudar a gerenciar e até a fazer mais vendas.
Como se tornar um analista de e-commerce?
Em geral, as empresas não têm solicitado formação específica para esta profissão. Daí que, quem tem um curso de especialização em uma determinada plataforma e-commerce e/ou graduou-se em Marketing, por exemplo, é frequentemente preferido.
Entretanto, para quem está pensando em se especializar nesta área, basta realizar cursos com carga horária de 100 a 200 horas como os oferecidos pela ComSchool e Impacta, entre outras escolas.