A Amazon Multi-Channel Fulfillment, também chamada de Amazon MCF, é um serviço de logística que permite que varejistas como você aproveitem a rede com mais de 200 centros de distribuição da Amazon em vários países para armazenar e distribuir os produtos comercializados na sua loja virtual.
Para usar este serviço, você deve primeiramente fazer uma integração da Amazon MCF com a sua plataforma de e-commerce. Logo depois, será necessário enviar os produtos que comercializa online para os centros de distribuição da Amazon, onde ficarão armazenados.
Com efeito, após cada venda na sua loja virtual, a sua plataforma de e-commerce envia os dados do pedido para a Amazon Multi-Channel Fulfillment de forma automática. Daí, então, a equipe da Amazon classifica, empacota e envia o produto para o seu cliente.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA AMAZON MULTI-CHANNEL FULFILLMENT?
De acordo com a própria Amazon, A Amazon MCF possui as seguintes características:
- Agilidade:
É um serviço com opções de entrega Padrão (3 a 5 dias úteis), Expeditado (2 dias úteis) e Prioridade (1 dia útil). Ou seja, a Amazon MCF oferece agilidade na entrega.
- Economia:
A promessa é de economia. A Amazon MCF cobra US $4,75 por unidade para classificar, embalar e enviar. Ademais, possui taxa de armazenamento a partir de US $0,83 o pé cúbico (dados de agosto/2022).
- Integração:
O serviço Amazon Multi-Channel Fulfillment integra-se com as principais plataformas de e-commerce do mercado, incluindo a VTEX. Além disso, permite criar integração personalizada.
- Confiabilidade:
A taxa de entrega pontual da Amazon Multi-Channel Fulfillment é de 97% todos os dias, conforme dados da própria Amazon. Assim, faça chuva ou sol, as entregas acontecem com sucesso.
- Rastreamento:
O sistema Amazon MCF permite que você varejista acompanhe a distribuição dos pedidos até a porta do seu cliente em 24 horas para envios prioritários.
Vale lembrar que, por enquanto, a Amazon Multi-Channel Fulfillment está disponível apenas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Japão, Austrália, México, Alemanha, Canadá e Espanha. Desse modo, caso a sua operação de e-commerce se estenda para estes países, talvez valha a pena usar a Amazon MCF.
COMO USAR NO SEU E-COMMERCE?
Para usar a Amazon MCF é necessário ter uma “conta seller” na Amazon e integrar o serviço com a sua plataforma de e-commerce. Em seguida, é necessário enviar o seu inventário para a Amazon. Depois disso, os pedidos do seu e-commerce são enviados direto para a equipe Amazon, que faz a entrega.
Algumas plataformas de e-commerce possuem um app Amazon MCF que facilita a integração. A VTEX é uma delas. O app VTEX Amazon MCF tem as seguintes características:
- Integração do seu negócio com a Amazon Multi-Channel Fulfillment;
- Prazos de envio e entrega para sua loja calculados pela Amazon;
- Fluxo de pedidos atualizado automaticamente entre a VTEX e a Amazon;
- Operação logística mais simples e redução dos custos logísticos.
Caso tenha dificuldades em implantar a Amazon MCF no seu e-commerce, não se preocupe, pois você sempre poderá recorrer a uma agência especialista em e-commerce em em VTEX como a Agência e-Plus.
A Agência e-Plus conta tem certificação VTEX desde 2015, tendo produzido mais de 300 lojas virtuais desde então. Para falar sobre Amazon MCF e VTEX com a nossa equipe basta clicar no botão abaixo e iniciar uma conversa via app mensageiro: