Notícia quente no mundo do comércio eletrônico, o agronegócio fatura alto com live commerce. O setor apresenta um alto retorno do investimento no recurso, mas apesar disso ainda sofre com a falta de internet. Saiba mais sobre isso logo em seguida. Continue lendo!
AGRONEGÓCIO NO LIVE COMMERCE
Recentemente, a startup Mimo Live Sales lançou o estudo Live Shopping Report by Mimo, no qual apontou a performance das lives de comércio feitas por empresas no Brasil. De acordo com este estudo, o agronegócio vai de vento em popa.
A pesquisa demonstrou que o agronegócio obteve o maior retorno sobre o investimento do ramo de B2B no quesito live commerce. O setor lucrou R$9 em volume de pedidos a cada R$1 gasto na realização de transmissões de comércio ao vivo.
Vale dizer, durante as live commerces do agronegócio, consultores esclarecem dúvidas de produtores rurais. Além disso, eles oferecem serviços e produtos de utilidade no campo. Dessa maneira, as lives servem ao mesmo tempo tanto como instrumento de vendas quanto de instrução.
AGRONEGÓCIO NO LIVE COMMERCE E A FALTA DE INTERNET
Para realizar uma live commerce é necessário contar com a internet. E a falta de internet é, por enquanto, o calcanhar de Aquiles do agronegócio. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citada no site O Documento, 73% das propriedades rurais de norte a sul do Brasil não têm internet.
Desse modo, seja para realizar um treinamento, para encomendar um serviço ou comprar um produto para uso em suas terras, um agricultor muitas vezes precisa se deslocar por estradas de terra rumo à cidade. Isso gera muitas perdas de recursos e de tempo.
Ainda conforme o site O Documento, o Ministério da Agricultura revela que o Brasil tem 195 milhões de hectares de terras sem internet. Para cobrir 75% das propriedades rurais seria necessário construir 15.100 conjuntos de torres e antenas. Ou seja, há muito trabalho pela frente para que o agronegócio possa prosperar ainda mais no live commerce.
NÚMEROS DO LIVE COMMERCE NO BRASIL
Além do agronegócio no live commerce, o estudo Live Shopping Report by Mimo apresentou dados de outras categorias. Ele revelou, por exemplo, que o setor de esportes tem um retorno de 12 vezes sobre o investimento em transmissões de comércio ao vivo.
A área de moda é a que mais aproveita as live commerces, com um total de 36% das transmissões. Ela é seguida dos ramos de beleza com 23%, casa e decoração com 18% e eletrônicos com 8%. O setor de farmácias, enfim, tem uma taxa de conversão de 252%, considerada a melhor com o uso do recurso.
Hoje, de acordo com números da Mimo Live Sales, 57% da audiência das lives parte das redes sociais e 8% do WhatsApp. A startup estima que, até 2024, o setor de live commerce será responsável por 20% do que é comercializado no comércio eletrônico.
COMO IMPLANTAR?
Agora que você já sabe que o agronegócio fatura alto com live commerce, que tal implantar o recurso?Para fazer isso, use o aplicativo VTEX Live Shopping. Esse app permite vender produtos e serviços em meio a um ambiente interativo com transmissões de streaming de vídeo ao vivo direto da sua loja virtual e redes sociais.
Importante informar, a Agência e-Plus oferece suporte na implementação de e-commerces de agronegócio com a plataforma VTEX e na integração do aplicativo VTEX Live Shopping. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: