Uma agência de performance é aquela que lida com o Marketing de Performance. Assim, mais do que apenas divulgar empresas, produtos e serviços como os seus, ela também emprega variados recursos para medir o impacto das estratégias de Marketing. Além disso, ela põe em prática estratégias de otimização. Com isso, o seu objetivo é obter cada vez melhor desempenho na conversão de leads (contatos), clientes e fregueses.
Neste contexto, vale lembrar:
- Quando um visitante / consumidor vai à sua loja virtual e assina, isto é, se cadastra na sua lista de e-mails, então ele se torna um lead (um contato). Assim, as chances dele se converter em cliente em breve aumentam;
- Se um lead realiza uma compra, logo ele passa a ser um cliente. Ou seja, ele quebra a barreira da desconfiança e aumenta o nível de relacionamento com sua marca;
- Quando, enfim, um cliente realiza várias compras ao longo de um período, este se torna um freguês. Em outras palavras, um freguês é um cliente assíduo, fidelizado.
No e-commerce, o papel de uma agência de performance é sobretudo converter o maior número possível de visitantes em leads, em clientes e em fregueses. Ademais, ela deve fazer com que o Ticket Médio do empreendimento seja cada vez maior. Para isso, ela faz uso de um processo com cinco etapas: planejar, divulgar, medir, otimizar e acompanhar. Saiba mais sobre isso em seguida!
- Assim que puder clique em “Métricas do Marketing Digital” e leia o nosso artigo que mostra o que medir para avaliar suas campanhas de divulgação!
1 – ETAPA DO PLANEJAMENTO: COMO UMA AGÊNCIA DE PERFORMANCE ESTABELECE AS BASES PARA A CRIAÇÃO DE CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO
Logo depois de contratar uma agência de performance, a primeira ação que esta realizará no seu e-commerce é a de planejamento. E o primeiro passo de um planejamento, por sua vez, é identificar e entender a situação atual da sua empresa. Para tanto, a agência poderá lançar mão de uma série de análises.
Em uma análise da concorrência, por exemplo, a agência de performance tentará compreender quais são e como atuam os concorrentes do seu comércio eletrônico. Feito isso, a agência poderá realizar uma análise do seu Funil de Vendas, agora para entender mais sobre a sua empresa.
Além disso, também poderão ser feitas análises da sua loja virtual usando para isso mapas de calor, navegação por vídeo e testes AB. E mais, a agência de performance pode realizar, ainda, uma análise avançada de dados por meio do Google Analytics. Desse modo será possível gerar insights para melhorias dos seus processos de divulgação desde o início.
Com base nos resultados dessas análises, a equipe da agência de performance conseguirá visualizar o panorama geral da sua empresa de e-commerce e qual a posição dela no mercado. E a partir disso, enfim, será possível criar o planejamento das próximas campanhas de Marketing Digital tendo em vista superar a performance das campanhas anteriores.
2 – ETAPA DA DIVULGAÇÃO: COMO UMA AGÊNCIA DE PERFORMANCE PODE AUMENTAR A EXPOSIÇÃO DO SEU E-COMMERCE?
A etapa de divulgação feita por uma agência de performance é basicamente a mesma de uma agência de Marketing Digital comum. Ou seja, ela pode lhe ajudar a executar campanhas de tráfego pago a partir das plataformas Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads e LinkedIn Ads, entre outras. Também pode criar campanhas em plataformas como a Amazon Ads, Mercado Ads e Shopee Ads, por exemplo. Pode realizar campanhas em sites comparadores de preços, além de campanhas de conteúdo SEO e E-mail Marketing, entre outras. Além disso, também pode criar e executar projetos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.
Seja como for, o objetivo é conseguir a atenção de um grande número de internautas / consumidores. Isto é, a meta é atrair as pessoas que de alguma forma podem ter interesse nos produtos que a sua empresa vende. Para obter uma boa performance desde o início é importante seguir as orientações da etapa anterior, isto é, do planejamento.
Vale informar, o potencial da divulgação digital é enorme. Tanto é assim que, em 2021, 63% das empresas aumentaram o orçamento de Marketing Digital, segundo dados do blog Word Stream. Entre os anos de 2020 e 2021 houve uma taxa de crescimento de 14% nos gastos orçamentários do setor. A taxa de crescimento anual composta do Marketing Digital entre 2020 e 2026 poderá ser de 9%. Espera-se, desse modo, que este mercado pule de US$350 bilhões em 2020 para US$786,2 bilhões até 2026. Bem, você não pode ficar fora disso. Você também deve divulgar!
Contudo, aplicar o Marketing Digital e o Marketing de Performance no Brasil é um desafio. No e-commerce brasileiro, em média a cada 100 visitantes de uma loja virtual apenas 1 compra. Ou seja, a taxa de conversão média é de só 1%. Por isso, para melhorar este resultado, a ajuda de uma agência de performance é sempre bem-vinda.
3 – ETAPA DA MEDIÇÃO: MEDIR O QUÊ E COMO?
Para medir o desempenho das suas estratégias de divulgação, uma agência de performance recorre às chamadas métricas e às KPIs. Uma métrica é uma situação a ser medida. Já uma KPI é um indicador numérico do desempenho de uma métrica.
No comércio eletrônico, as métricas mais importantes são o Número de Visitantes, a Taxa de Conversão de Leads, a Taxa de Conversão de Vendas e o Ticket Médio. Todavia, há outras como o Custo por Lead, o Custo por Clique e o Retorno do Investimento, as quais também merecem atenção.
A agência de performance estipula uma KPI para cada métrica. Uma KPI é um número a ser batido, isto é, superado ou vencido dentro de um período. Ela é geralmente expressa em uma frase. “Aumentar a Taxa de Conversão de Vendas para 2% até o dia 30 de abril”, por exemplo, é uma KPI.
Além disso, a agência de performance pode trabalhar com Conversion Rate Optimization (CRO). Neste contexto, a agência pode fazer, por exemplo, análises de concorrência, de Funil de Vendas, de mapas de calor e de navegação por vídeo. Também pode realizar Teste AB e análise de dados avançada com Google Analytics, bem como emitir relatórios mensais, acompanhar resultados e apoiar sua operação de divulgação de e-commerce no dia a dia, melhorando seus resultados continuamente.
De acordo com dados compilados pelo blog AI Multiple, as empresas investem em média US$2 mil mensais em CRO. Um estudo da VentureBeat publicado no referido blog revelou que o ROI médio das empresas que usam CRO é de 223%. Conforme este estudo, feito com 3.000 empresas, só 5% não relataram ROI. Enquanto isso, 173 relataram ROI acima de 1.000%. Ou seja, o CRO é uma ótima ferramenta das agências de performance.
4 – ETAPA DA OTIMIZAÇÃO: COMO UMA AGÊNCIA DE PERFORMANCE MELHORA O DESEMPENHO DO SEU E-COMMERCE?
Uma vez em posse dos números atualizados das KPIs referentes às principais métricas das suas estratégias de Marketing, bem como dos relatórios e análises de CRO, os profissionais de uma agência de performance poderão realizar otimizações tendo em vista melhorar o desempenho da sua captação de leads, clientes e de fregueses.
Neste ponto, é possível fazer intervenções nas suas campanhas de tráfego pago, por exemplo, melhorando a qualidade dos seus anúncios. Isso permitirá diminuir os custos das suas campanhas e potencializar os seus resultados.
Do mesmo modo, a agência de performance pode descobrir por meio dos relatórios de dados dezenas de oportunidades de melhorias do seu Marketing de Conteúdo e do seu Inbound Marketing. Dessa maneira, você conseguirá classificar melhor as suas páginas nos sites buscadores como o Google; aumentar as visitas orgânicas na sua loja virtual e no seu blog de e-commerce; e obter mais tráfego e mais conversões em geral.
A agência de performance pode, ainda, intervir nas suas campanhas de E-mail Marketing, nos seus fluxos de nutrição de leads, otimizando tudo de ponta a ponta, tendo em vista aumentar a performance. Ela pode otimizar o design da sua loja virtual para que ele possa gerar maior conversão de vendas. E também pode, enfim, melhorar todo o seu Funil de Vendas, entre outros fatores.
5 – ETAPA DO ACOMPANHAMENTO: MELHORANDO OS RESULTADOS CONTINUAMENTE
O acompanhamento é a ação de monitorar e melhorar o desempenho das campanhas de Marketing Digital ao longo de um período. Ele pode ocorrer, por exemplo, durante 3 meses, 6 meses, 1 ano ou permanentemente, conforme a demanda do seu comércio eletrônico. Seja como for, trata-se da última etapa de trabalho de uma agência de performance.
Para realizar o acompanhamento, a equipe da agência de performance emite relatórios mensais com as principais métricas e KPIs referentes às suas campanhas de Marketing Digital. Desse modo, você poderá verificar os resultados, tirar as suas conclusões e fazer as melhorias por si mesmo.
Em um modo de acompanhamento mais avançado, além de apresentar relatórios periódicos, a agência de performance pode intervir no dia a dia da operação do seu e-commerce. Neste caso, a agência pode recomendar e realizar otimizações, atuar em processos de divulgação específicos, realizar e monitorar campanhas e muito mais.
Uma das vantagens de contar com uma agência para realizar o acompanhamento da sua performance de Marketing é que esta acaba repassando um pouco de sua expertise para a equipe de Marketing da sua empresa. Em outras palavras, durante o processo de acompanhamento ocorre uma troca de conhecimentos e experiências, que em geral favorece ao contratante.
CONTRATAR AGÊNCIA DE PERFORMANCE
Contratar uma agência de performance é uma atitude que pode transformar a sua empresa. Além de ajudar a melhorar os resultados do seu e-commerce, este tipo de agência traz na bagagem a competência e a qualidade de especialista. Ela traz conhecimento para a sua empresa, e como diria o filósofo Francis Bacon, o conhecimento é poder.
Se você já se convenceu de que deve contratar uma agência de performance, então eu quero lhe apresentar como opção a Agência e-Plus. A Agência e-Plus é uma agência de performance paulistana, mas com atuação em todo o Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países.
A equipe da Agência e-Plus é certificada em algumas das principais ferramentas de Marketing Digital do mercado como as plataformas Google Ads, Meta Ads, E-goi e RD Station. Também possui certificação em algumas das melhores tecnologias de e-commerce do mundo, tais como a VTEX, a Shopify Plus e Wake Commerce. Além disso, possui habilidade com ferramentas como a Google Optimize, Hotjar, Microsoft Clarity e Google Anaylics, entre outras fundamentais para a aplicação do Marketing de Performance.
Dado que a maioria destas ferramentas está em nuvem, elas podem ser gerenciadas remotamente. Logo, é possível usar os serviços de uma agência de performance sem nem mesmo colocar seus pés na sede física desta. Aliás, basta um telefonema, um e-mail ou uma mensagem de WhatsApp para iniciar uma conversa ou fazer uma contratação.
A Agência e-Plus, por exemplo, está sediada em São Paulo, mas atende clientes de todas as cidades brasileiras e até de outros países via internet. Para saber mais a respeito deste atendimento é só clicar no botão em seguida a partir do seu smartphone agora mesmo e iniciar uma conversa via app mensageiro: