No comércio eletrônico, a Acessibilidade Digital é como chamamos à atividade de melhorar a forma e a função das lojas virtuais, de modo que elas se tornem mais fáceis de utilizar sobretudo por pessoas com deficiência.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa com deficiência é aquela que possui impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Ainda conforme a ONU, uma pessoa assim pode sofrer com obstáculos que impedem a participação dela na sociedade. Acrescentamos que dificulta também no e-commerce.
Por isso, para facilitar a vida dessas pessoas no e-commerce, existe a prática da Acessibilidade Digital, que faz parte da caixa de ferramentas dos desenvolvedores e marketeiros. Neste contexto, estes profissionais podem implementar nas lojas virtuais alguns recursos que auxiliam as pessoas com deficiência. Confira em seguida!
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA O E-COMMERCE
Entre os recursos de Acessibilidade Digital para e-commerce podemos citar, por exemplo:
- Fontes legíveis para, dessa maneira, facilitar a leitura de pessoas com deficiência visual;
- Teclas de atalho para navegação usando apenas o teclado;
- Formulários fáceis de preencher;
- Compatibilidade com leitores de tela;
- Contraste de cores;
- Botões visíveis para, desse modo, tornar a interação mais fácil;
- Recurso de voz para que, assim, os internautas possam dar comandos de voz para navegar;
- Legendas para pessoas com deficiência auditiva;
- Ampliação da tela.
No próximo tópico, apresentaremos uma lista com os principais comércios eletrônicos do Brasil que utilizam recursos de Acessibilidade Digital em suas lojas virtuais e marketplace. Continue lendo e fique por dentro!
Você sabia que nós temos um grupo no Whatsapp no qual distribuímos conteúdo gratuito periodicamente para ajudar você a alavancar seu e-commerce? Abra este artigo no navegador do seu smartphone, clique aqui em Grupo da Agência e-Plus e, logo depois, já no Whatsapp, pressione o botão “Seguir” para ter acesso! Seja bem-vindo(a)!
RANKING DE ACESSIBILIDADE DIGITAL NO E-COMMERCE BRASILEIRO
Recentemente, uma equipe da empresa Yaman Engenharia de Software realizou um estudo no qual analisou 30 dos maiores sites de e-commerce do Brasil quanto à Acessibilidade Digital. Neste processo, a equipe atribuiu nota de 0 a 10 para a jornada de compra em cada site, desde a tela inicial até a finalização do pedido. Logo em seguida, apresentamos os 8 primeiros colocados, confira:
Classificação | E-commerce | Nota |
---|---|---|
1 | Airbnb | 9,82 |
2 | Latam | 9,65 |
3 | Enjoei | 9,51 |
4 | Apple | 9,47 |
5 | Amazon Brasil | 9,35 |
6 | Samsung | 9,34 |
7 | Mercado Livre | 9,30 |
8 | Elo7 | 9,27 |
Apesar da importância da Acessibilidade Digital, a maioria dos comerciantes prefere não implementá-la, pois acham que assim estarão reduzindo os custos. Entretanto, se olharem para o fato de que existem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, e que a maioria delas fazem compras regularmente no e-commerce, esses comerciantes certamente mudariam de ideia e seriam os primeiros a implementar. Aliás, nós lhe diremos como fazer isso em seguida, acompanhe!
COMO IMPLEMENTAR?
Para implementar recursos de Acessibilidade Digital no e-commerce, recorra à Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação na plataforma e-commerce VTEX e no CMS deco.cx, que integram-se e permitem redesenhar a forma e a função da sua loja virtual, tornando-a melhor para o acesso das pessoas com deficiência. Além disso, a Agência e-Plus fornece serviços de assessoria, consultoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários.
A Agência e-Plus tem mais de 10 anos de mercado e, neste meio tempo, já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Es Tech, Hot Rio, Miess, Torra, Pierre Cardin, Xerox e Pirelli, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: