O abandono de carrinho, que é aquela situação em que um consumidor seleciona vários produtos na sua loja virtual, mas desiste de finalizar a compra, está com os dias contados. Confira como acabar com isso agora mesmo!
Como evitar o abandono de carrinho da sua loja virtual?
Nos tópicos a seguir eu exponho o veneno que faz os consumidores desistirem de uma compra no seu site e-commerce e também o remédio que reduzirá essas desistências.
De fato, a sua loja virtual pode estar sofrendo com o abandono de carrinho devido à:
1 – Falta de credibilidade:
Ausência de texto institucional, endereços, telefones e CNPJ comprometem a credibilidade do seu site e-commerce. Providencie esses elementos e os deixe bem à vista dos consumidores. Isso seguramente vai aumentar a confiança das pessoas e também as suas vendas.
2 – Falta de segurança:
Por falar em segurança, muita gente abandona uma loja online quando esta não apresenta certificações. Além disso, basta uma reclamação do antivírus para que um consumidor nunca mais volte ao seu site e-commerce. Então, implemente os dispositivos, obtenha e exponha selos e certificações de segurança para lojas virtuais.
3 – Usabilidade ruim:
Um bom remédio para evitar abandono de carrinho é contar com Design enxuto, isto é, que permita navegação leve e rápida. Além do mais, é bom que este Design tenha os botões certos nos lugares certos, o que impedirá muitas confusões e desistências. Use as cores adequadamente. Evite templates (tenha um Design exclusivo).
4 – Indecisão:
Nem todos os consumidores que visitam sua loja virtual estão preparados para comprar. Decerto, a maioria está comparando, analisando preços, características e condições de um produto. Eduque esses consumidores via E-mail Marketing para e-commerce. Ou seja, prepare-os até que cedo ou tarde eles comprem na sua loja.
5 – Burocracia:
Se a sua loja virtual tem muitas etapas para conclusão de uma compra, então você está encrencado(a). A solução é eliminar etapas e questionários de checkout. Nestes casos, recursos como o SmartCheckout da VTEX são fundamentais. Esse sistema permite que um consumidor feche uma compra em menos de 15 segundos.
6 – Falta de meio de pagamento adequado:
Caso sua loja virtual ofereça pagamento com cartão de crédito apenas, então todo mundo que só paga com boleto não poderá comprar. Se, contudo, ela oferece ambas as opções, mas não tem pagamento com débito em conta, quem usa essa alternativa desistirá. Sendo assim, o jeito é oferecer o máximo de meios de pagamento possível.
7 – Preço alto:
Quando o preço do produto é alto, o consumidor pensará duas vezes antes de comprar. O que é possível fazer nesse caso? É boa ideia usar o E-mail Marketing para preparar o consumidor. As mensagens devem focar no aumento do valor do produto. Leia o post “Qual a diferença entre valor e preço no e-commerce” e fique por dentro.
8 – Taxas inesperadas:
Para o consumidor, soa como “pegadinha do mal” quando ao fechar uma compra surge um frete a pagar. O efeito é ainda pior quando o preço do frete é alto demais. É a deixa perfeita para um abandono de carrinho. Evite, portanto, fretes surpresa com preços exorbitantes. E como no tópico anterior, trabalhe o valor do produto.
9 – Entrega demorada:
Um dos grandes problemas de fazer vendas online é que não dá para entregar o produto comprado imediatamente. E quando o consumidor descobre que a entrega vai demorar 10, 15, 20 dias ou mais, daí a desistência é iminente. Invista, então, em soluções como Pontos de Retirada e em entregas mais rápidas.
10 – Falta de atendimento:
Se um consumidor entra na sua loja, escolhe um produto, mas fica com uma dúvida, e só há um e-mail para conversação com a administração, então ele poderá desistir. Ele fará assim porque não há como tirar a dúvida imediatamente. Para evitar esse problema, mantenha um chat e um telefone para assistência instantânea.
Como descobrir a causa do abandono de carrinho na sua loja virtual?
Para saber o que está provocando o abandono de carrinho na sua loja virtual invista em (clique nos links para saber mais):
• Ferramentas de mensuração de resultados no e-commerce
Ao conhecer a causa-chave, você não precisará usar o método da tentativa e erro (que é muito mais demorado) para descobrir onde está o problema.
Como recuperar as vendas dos carrinhos abandonados?
Para terminar este artigo, convém mostrar um jeito de recuperar as vendas de carrinhos que já foram abandonados. Este “jeito” é o Remarketing. Envie mensagens que lembrem ao consumidor que ele ainda não finalizou a compra. Eduque-o para que ele possa concluir o processo.