Falava há pouco com um amigo sobre “Quanto custa uma loja virtual” quando no meio da conversa surgiu a dúvida: “Qual a diferença entre e-commerce e e-business?”. Então, prometi para ele que responderia a esta questão no blog da Agência e-Plus. Confira minha resposta a seguir.
Qual a diferença entre e-commerce e e-business?
Antes, porém, de explicar a diferença entre e-commerce e e-business, abordarei a semelhança. Ambos os termos possuem a vogal “e” no início, que como todos sabem significa “eletrônico”.
Sendo assim, tanto o e-business quanto o e-commerce se desenvolvem em meios eletrônicos, mas não necessariamente na internet. Por exemplo, quando em 1992 o Magazine Luiza criou um modelo de comércio eletrônico, este possuía apenas alguns totens que não eram conectados à internet, a qual só seria liberada para fins comerciais no Brasil em 1995.
Já quanto à diferença entre os termos, é preciso observar que:
O e-business
Também chamado de negócio eletrônico, diz respeito aos interesses empresariais totais. Isto é, relaciona-se ao conjunto de ações que fazem uma empresa ser o que ele é no cenário econômico. Dessa forma, o foco do e-business não é necessariamente a transação comercial.
Em contrapartida, o e-business visa sobretudo preparar o caminho para que as transações comerciais ocorram com mais naturalidade. Enfim, o e-business tem a ver com estratégia global, Cultura Organizacional, expansão, interação com leis, governos, parceiros, etc.
O e-commerce
Também chamado de comércio eletrônico, relaciona-se com a venda de produtos e serviços por meio eletrônico para o consumidor final. Quando integrado à internet, então diz-se que o e-commerce é um varejo online.
O e-commerce, portanto, está contido dentro do e-business. Neste contexto, sua principal ferramenta é a loja virtual, que uma vez online realiza transações comerciais 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Importância do e-commerce e do e-business
Muito bem. Agora você já sabe qual a diferença entre e-commerce e e-business. Dessa maneira, já deve ter percebido o quanto é importante cuidar das duas partes. Isto é, enquanto o seu comércio eletrônico cresce, a necessidade de e-business também aumenta.
De fato, se puder contar com um(a) gerente de e-commerce e um(a) gerente de e-business na sua equipe, isso será o melhor para a sua empresa. Isso porque enquanto o(a) primeiro(a) faz as vendas ao consumidor, o(a) segundo(a) cria vínculos mais amplos com parceiros comerciais e mantém a estabilidade do seu negócio, ou se preferir, prepara o seu negócio para uma expansão sustentável.