Enfim, chegou a hora de você criar a sua loja virtual de material escolar. De fato, este é um segmento que cresce muito no início do ano. Para se ter uma ideia, de acordo com a Rakuten Digital Commerce o faturamento do ramo subiu 64% nos primeiros seis dias de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Então, vale o investimento.
Quanto investir em uma loja virtual de material escolar?
O investimento que você deverá fazer para criar uma loja virtual de material escolar vai depender bastante do porte da empresa que já tem ou que pretende abrir.
Sendo assim, o desenvolvimento de uma loja online para:
• Microempreendedor Individual (MEI): pode custar entre R$ 1 mil e R$ 5 mil
• Microempresa (ME): pode custar entre R$ 5 mil e R$ 50 mil
• Empresa de Pequeno Porte (EPP): pode custar entre R$ 50 mil e R$ 100 mil
• Empresa de Médio Porte: pode custar entre R$ 100 mil e R$ 500 mil
• Empresa de Grande Porte: pode custar entre R$ 500 mil a mais de R$ 1 milhão
Pois bem, leia o artigo “Quanto custa uma loja virtual?” para saber mais sobre isso. Logo depois, uma vez escolhido o porte e o investimento, é chegada a hora de criar e administrar o seu comércio eletrônico. É o que veremos a seguir.
10 passos para criar e administrar uma loja virtual de material escolar
Do empreendedorismo à gestão diária, confira esses 10 passos para implantar a sua loja virtual de material escolar:
1- Planejar:
Existem várias formas de planejar. A mais comum é a do Plano de Negócios, com o qual você cria tudo no papel antes de implantar na prática. Outro jeito é o da Startup E-commerce, onde a teoria e a prática ocorrem simultaneamente. Escolha uma delas!
2 – Formalizar:
Em seguida, abra uma empresa. Isso lhe permitirá passar notas fiscais e usar um CNPJ para comprar com fornecedores de qualidade. Uma empresa precisa de legalização e regularidade fiscal, por isso, é bom contar com um contador.
3 – Desenvolver:
Logo depois, escolha uma plataforma e-commerce (de preferência uma que seja top de linha). Crie a sua loja virtual de material escolar. Se não souber realizar a implantação de e-commerce, então contrate uma agência e-commerce para fazê-lo.
4 – Divulgar:
Sem divulgação não há visitas e sem visitas não há vendas. Para divulgar, faça uso das melhores técnicas de Marketing Digital. Recomendo, por exemplo, o uso de links patrocinados, conteúdo SEO e E-mail Marketing para e-commerce.
5 – Vender:
No Brasil, em média a cada 100 visitantes únicos de uma loja virtual apenas 1 faz uma compra. Então, se você quiser fazer 5 vendas diárias terá que obter 500 visitantes únicos diários. Ou seja, isso está diretamente relacionado com o “Passo 4”.
6 – Entregar:
Comece a fechar parcerias com empresas de logística e entrega. Existem muitas delas, além dos Correios. Procure por “entrega e-commerce” no Google e faça uma lista. Observe os diferenciais e escolha as empresas mais adequadas.
7 – Devolver:
Devoluções são indesejáveis. Entretanto, são previstas no Código de Defesa do Consumidor. Sendo assim, elas podem ocorrer de vez em quando. Dessa forma, mantenha um sistema de logística reversa. Busque na residência do consumidor os produtos devolvidos.
8 – Pós-vender:
Depois de vender e entregar, entre em contato com o consumidor para saber se ele ficou ou não satisfeito com o produto e com a entrega. Preocupe-se com o seu consumidor e ele certamente lembrará da sua loja nas compras futuras.
9 – Fidelizar:
Além do pós-venda (Passo 8), há outras técnicas de fidelização. Uma delas é o oferecimento de descontos especiais para quem já é cliente. Outra é trabalhar com frete grátis e com entrega rápida. Procure por listas de fidelização para saber mais.
10 – Otimizar:
O mercado, as tecnologias e os processos de comércio eletrônico mudam com grande velocidade. Por exemplo, uma das tendências atuais é o crescimento do m-commerce. Por isso, você deve otimizar, isto é, investir em melhoria contínua.
Dica extra para Loja virtual de material escolar
Tenho uma dica extra para loja virtual de material escolar que se refere ao mix de produtos. Geralmente, neste ramo é preciso trabalhar com o formato Cauda Longa (Long Tail).
No formato Cauda Longa você deve contar com uma extensa lista de produtos. A maioria deles terá pouca saída. Entretanto, uma pequena parcela terá grande saída. Esta pequena parcela é o que chamamos de produtos “Carro-chefe”.
Escolha bem os seus produtos (tanto os de pouca quanto os de muita saída) e não tenha medo de substituí-los caso eles não estejam dando o retorno esperado. Lapide bem até obter uma lista de produtos campeões de vendas.