O vídeo para e-commerce tem sido usado com frequência principalmente em canais desenvolvidos no Youtube. Você já viu, por exemplo, o canal do Shoptime, que possui mais de 150 mil inscritos? Ele tem milhares de vídeos de produtos e realiza transmissões ao vivo. Chegou a sua vez de fazer o mesmo!
6 dicas de criação de vídeo para e-commerce
O vídeo para e-commerce pode ser desenvolvido em vários formatos, tais como os de:
• Lançamento: exposição das características de um produto que é novidade no mercado;
• Unboxing: abertura da caixa de um produto novidade no mercado que acabou de chegar na loja;
• Como fazer: mostra como usar um produto, por exemplo, como fazer coxinhas com a fritadeira X;
• Reaproveitamento: transforma conteúdo de texto do blog e-commerce em vídeos;
• Dicas: apresenta sugestões para utilização dos produtos;
• Review: comentários sobre os prós e contras de um determinado produto;
• Exposição: mostra as vantagens do produto.
Neste artigo, abordarei apenas o formato “Exposição”, mas você poderá usar o mesmo script para criar vídeos em outros formatos.
Enfim, para criar um vídeo e-commerce:
1 – Faça uma abertura:
Você pode começar com um resumo breve de 10 segundos sobre o que será tratado no vídeo. Logo depois, ponha a vinheta do canal. Ela deverá ter o logotipo e as cores (conforme a sua Cultura Organizacional). É bom que esta vinheta tenha um som específico, pois isso ajudará os consumidores a lembrarem da sua marca. Ela também deve ser breve (5 segundos).
2 – Apresente o produto:
Finalizada a vinheta, comece a apresentar os prós e contras do produto. Seja o mais claro e objetivo possível. Evite enrolações. Mostre cada característica e os benefícios de cada uma delas para o(a) consumidor(a). Tente transmitir qual é a sensação de usar tal produto. Provoque, isto é, faça o(a) consumidor(a) sonhar com a posse de tal produto.
3 – Agregue valor:
A cada característica seguida de vantagens que você expõe no vídeo para e-commerce, maior é o valor (estima) que o consumidor confere ao produto. Então, acrescente o máximo de valor que puder. O Shoptime comumente aponta também o preço. Entretanto, talvez seja melhor não citá-lo, pois o sistema de precificação dinâmica da sua loja pode muda-lo a qualquer momento.
4 – Minimize o “Ar morto”:
“Ar morto” é o vazio causado pela falta de áudio de fundo no vídeo para e-commerce. Para suprir essa “deficiência” é possível empregar efeitos sonoros especiais e/ou uma música apropriada em volume baixo. Não permita, contudo, que o som de fundo se sobressaia a ponto de colocar o discurso do apresentador em segundo plano.
5 – Incentive o engajamento:
Na sequência, isto é, depois de apresentar as características e vantagens do produto, incentive o engajamento. Diga que o canal só poderá continuar se tiver apoio. Peça, então, para o(a) consumidor(a) dar um “joinha” no vídeo. Logo depois, diga para ele(a) clicar em “inscrever-se”. Por fim, fale para ele(a) pressionar o botão do sininho para assim receber as atualizações do canal.
6 – Feche com resumo e call-to-action (chamada para ação):
Para finalizar, faça um breve resumo do produto e suas característica principais. Use 10 a 20 segundos para fazer isso. E como cereja do bolo, diga para o(a) consumidor(a) ir até a descrição do vídeo, no qual você deixará o link para a página de venda do produto. Assim, o(a) consumidor(a) poderá acessar a sua loja virtual a fazer a compra do item.
Vídeo para e-commerce no YouTube: escola de criadores de conteúdo
Tenho uma dica final para você que pretende começar a criar vídeo para e-commerce. Recomendo que você visite e se inscreva no canal “Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube (Português)”. Aí você poderá aprender a usar todas as ferramentas da plataforma e integrá-las com outras ferramentas do Google, tais como o Analytics, por exemplo.
Lá você poderá assistir aulas como:
• Primeiros passos nas transmissões ao vivo
• Interação com os fãs
• Gestão da marca
• Anotações e programação InVideo
Bom! Você tem a faca e o queijo na mão. Então, desenvolva o melhor canal de vídeo para e-commerce que puder. Não se preocupe em ser perfeito, mas em criar vídeos aceitáveis para o seu público. Aplique os conhecimentos aos poucos. Evolua com novos estudos e otimize!