Desenvolvimento de loja virtual: resenha do Guia de e-commerce Apadi

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guia de e-commerce Apadi: as bases para o desenvolvimento de loja virtual

Guia de e-commerce Apadi: as bases para o desenvolvimento de loja virtual

Chegou 2019 e os(as) empreendedores(as) brasileiros(as) estão virado(as) nuns(mas) serelepes buscando informações sobre desenvolvimento de loja virtual. Então, neste artigo venho apresentar para estas pessoas o “Guia de e-commerce Apadi”. Será que este guia é bom? Ele pode te ajudar em algo? Vejamos.

Usando o “Guia de e-commerce Apadi” no desenvolvimento de loja virtual

Primeiramente, Apadi é a sigla para Associação Paulista de Agência Digitais, da qual a agência e-commerce e-Plus é associada. Fundada em 2005, a Apadi é uma instituição sem fins lucrativos que visa representar os interesses das empresas do ramo.

O guia é uma obra lançada em 2013 em formato “e-book” com redação da jornalista Gilseane Stefani. Possui 100 páginas onde são abordados aspectos que vão desde o planejamento até a instalação de uma loja virtual. Ele informa ainda sobre comunicação visual, logística e Marketing, tudo isso em 8 capítulos, são eles:

Capitulo 1: planejamento

Aqui é apontada a importância da elaboração de um Plano de Negócios. Demonstra-se de forma básica como fazer uma análise do nicho de mercado onde se pretende atuar.

Além disso, aborda-se a criação de um pré-projeto no qual o(a) empreendedor(a) deve escolher um nome de loja virtual e realizar o registro do mesmo. Informa-se como calcular o investimento mínimo, obter visibilidade e definir o território de atuação.

Capítulo 2: plataforma e tecnologia

Neste ponto, o guia nos dá a conhecer quais são os tipos de plataformas, os modelos de cobrança, a instalação e manutenção do sistema. É um capitulo crucial para o desenvolvimento de loja virtual.

Capítulo 3: integrações

O capítulo 3 aponta como é feita a integração da loja virtual com sistemas de estoque, finanças, contabilidade, emissão de notas fiscais e outras aplicações de back office no e-commerce.

Capitulo 4: comunicação visual

Desenvolvimento de loja virtual do ponto de vista da arquitetura da informação, do mapa do site e é claro, do Design, é o assunto deste capítulo. Nele você aprenderá sobre usabilidade, layout e interfaces de um e-commerce.

Capítulo 5: gestão de conteúdo

O conteúdo é parte fundamental em um e-commerce e o capítulo 5 expõe sobretudo como deve ser a sua gestão. Aborda-se aqui aspectos da produção, publicação e gerenciamento de fotos, vídeos, descrições e outros formatos.

Capítulo 6: operações de logística

Desenvolvimento de loja virtual requer noções de logística.

Desenvolvimento de loja virtual requer noções de logística.

Quando o assunto é logística, o guia Apadi expõe como deve ser feita a gestão do estoque, dos fornecedores, do transporte. Além disso, ele também demonstra como deve ser o fluxo de pedidos, a logística reversa, a embalagem para e-commerce.

Capitulo 7: serviços financeiros

Hora de você aprender sobre o funcionamento dos gateways de pagamento e intermediadores de serviços financeiros. Em seguida, você estuda também como implantar sistemas de análise de riscos, que evitam pedidos fraudulentos.

Capitulo 8: Marketing Digital

No capítulo sobre Marketing Digital este guia apresenta métodos de divulgação como os links patrocinados e o E-mail Marketing para e-commerce. Aborda, ainda, o uso de estratégias SEO, mídias sociais e blogs, entre outras coisas.

O Guia Apadi pode realmente ajudar no desenvolvimento de loja virtual?

Certamente, o “Guia de e-commerce Apadi” possibilita que o(a) empreendedor(a) que pretende se lançar no desenvolvimento de loja virtual em 2019 tenha uma visão geral sobre o comércio eletrônico.

Como, contudo, o e-book foi lançado em 2013, temos então 6 anos de evolução do varejo online, os quais não são tratados na obra. O método de empreendedorismo “startup e-commerce”, por exemplo, não é mencionado.

Mesmo assim, no entanto, a leitura é válida e compensa, pois permite que você empreendedor(a) consiga complementar e comparar as informações aí dispostas com os dados de livros mais recentes e dessa forma criar uma imagem mental muito mais apurada do setor.