Marketing de Conteúdo é uma ciência da área de Humanas. Ela visa sobretudo a formação e fidelização de um público por meio da criação, publicação e compartilhamento de conteúdo personalizado. O Marketing de Conteúdo no e-commerce é tudo isso, só que aplicado no ambiente do comércio eletrônico.
O conteúdo desse tipo de Marketing pode ter vários formatos, dentre os quais o do texto, que tem uma vantagem sobre os conteúdos audiovisuais, a qual veremos adiante.
Formatos do Marketing de Conteúdo no e-commerce
No Marketing de Conteúdo no e-commerce, os conteúdos podem ter formatos como:
• Texto:
Blog posts, e-books, white papers, mensagens de e-mail, posts de redes sociais, FAQs (perguntas e respostas), entrevistas, reviews, notícias, reportagens, notas, comentários da audiência, checklists, etc.
• Áudio:
Áudio posts, podcasts, áudio books e músicas, por exemplo.
• Audiovisual:
Webinars, filmes, vídeos, videocasts, lives, etc.
• Imagens:
Fotografias, memes, gifs e slides, por exemplo.
• Gráficos:
Gráficos, infográficos, tabelas, etc.
• Mistos:
Relatórios, pesquisas, estudos, listas, guias, revistas, descrições de produtos, etc., que integram textos, fotos, gráficos e outros formatos em um mesmo material.
Okay mas, enfim, qual seria a vantagem do texto frente aos conteúdos audiovisuais?
Vantagem do texto sobre os áudios e vídeos no Marketing de Conteúdo no e-commerce
A principal vantagem do formato “texto” sobre os formatos “áudio” e “audiovisual” no Marketing de Conteúdo no e-commerce é que no primeiro caso é mais fácil e rápido para o consumidor encontrar um conteúdo específico como as dimensões de um produto, por exemplo.
Imagine que um influenciador digital cria um vídeo de 30 minutos para expor um produto e em algum momento (não se sabe qual) ele menciona a cor. Para saber esse dado específico, o consumidor terá que rever o vídeo até a parte em que a cor é mencionada.
• Leia também: “Cores no e-commerce influenciam vendas”
Em contrapartida, o mesmo consumidor poderá acessar tal informação em um texto com muito mais rapidez. Bastará ele pressionar as teclas “Ctrl+F” no navegador e digitar a palavra “cor” para achar tudo a respeito instantaneamente.
Por que integrar formatos no Marketing de Conteúdo no e-commerce?
Ao criar campanhas de Marketing de Conteúdo no e-commerce, lembre-se que os consumidores captam informações de formas diferenciadas. Alguns gostam de áudios, muitos preferem vídeos, outros gostam de fotos e outros ainda de textos.
Além disso, a visualização dos conteúdos depende do momento de cada pessoa. Ou seja, em momentos mais relaxados, dá para ver um vídeo de 20 minutos. Entretanto, em momentos em que o consumidor precisa de agilidade, é mais fácil para ele rolar uma lista ou usar o CRTL+F para procurar características de um produto em um texto publicado em uma página.
Sendo assim, o ideal é desenvolver conteúdo com formatos integrados. Por exemplo, ao criar descrições de produtos, insira conteúdo em vídeo, fotos, gráficos e textos, pois assim você consegue atingir todos os tipos de consumidores.
Neste aspecto, um ideia final é investigar o seu público. Isto é, realize uma pesquisa para descobrir qual é o formato preferido do seu público-alvo. De posse dessa informação, produza então 70% de seu conteúdo em tal formato.