Se a sua loja virtual não vende ou está vendendo pouco, então você precisa investir em soluções e-commerce que vão otimizar seu desempenho. Muitos empreendedores desistem no caminho sem tentar nada para melhorar. Se você está aqui lendo este post agora, acho sinceramente que não é dos que desistem fácil. Então, confira agora uma lista de ações que poderão ser a chave para o seu sucesso.
10 soluções e-commerce para quem quer vender mais
São soluções e-commerce que você poderá investir para obter mais clientes:
• A gestão de vendas:
Estipule objetivos com base na Visão de longo prazo do seu negócio e no Ponto de Equilíbrio Financeiro. Leia os posts “Vendas no e-commerce: como estipular metas adequadamente” e “Como ganhar dinheiro com loja virtual?” para saber mais sobre os conceitos de Visão e de Ponto de Equilíbrio.
De fato, quando tiver uma tabela de metas em mãos, você saberá exatamente o quanto deverá vender por dia, mês e ano. Assim, quando estiver abaixo dos números esperados, compreenderá que deverá se esforçar um pouco mais. Entretanto, se estiver acima, estará no caminho certo para o sucesso.
• O Marketing Digital:
As metas de vendas mencionadas no tópico anterior indicarão o quanto você deverá investir em ações de Marketing Digital. No Brasil, em média a cada 100 visitantes únicos, apenas 1 faz uma compra. Sendo assim, se precisar de 5 vendas por dia, terá que obter em média 500 visitantes diários.
Logo, ao saber o custo de divulgação para obtenção de 500 visitantes diários, você saberá também o quanto deverá gastar por dia com links patrocinados para e-commerce e E-mail Marketing para e-commerce, entre outros recursos de Marketing Digital.
• O Marketing De Conteúdo:
A audiência que você precisa para bater e/ou superar em muito as suas metas de vendas poderá vir do Marketing de Conteúdo. Ao produzir conteúdo de texto, gráfico, visual e audiovisual para publicação na internet, seu comércio eletrônico fica mais suscetível de ser encontrado em buscadores como o Google.
Dessa maneira, recomenda-se integrar loja virtual com blog e-commerce e/ou com canal de vídeos e-commerce. O conteúdo publicado aí deverá responder às dúvidas e anseios dos internautas consumidores. Com isso, você se tornará referência no mercado e eles procurarão sua loja virtual quando precisarem.
• As promoções:
Promover é aumentar o grau de importância de um produto em relação aos demais produtos da sua loja virtual. Nas promoções, aumenta-se o valor e diminui-se o preço dos itens em questão. Assim, as promoções possibilitam provocar mais desejos e aumentar nos consumidores a intenção de compra.
Com promoções pode-se até aumentar a Taxa de Vendas. Por exemplo, se sua loja faz 1 venda a cada 100 visitantes únicos, a ideia é que com promoções sua loja possa fazer 2 vendas ou mais com o mesmo número de visitantes. Faça, então, promoções relâmpago, por amostras, por datas comemorativas, etc.
• O atendimento:
Dê assistência aos visitantes da sua loja virtual como se ela fosse uma loja física. Esta última, por sua vez, tem sempre um vendedor prestativo para tirar dúvidas, apresentar características de produtos e oferecer produtos complementares. Na loja virtual você também pode fazer isso. Mas como?
Insira um sistema de chat em tempo real em sua loja virtual, por exemplo. Com isso, um vendedor poderá direcionar consumidores e aumentar ainda mais a sua Taxa de Vendas. Você também pode trabalhar com tecnologias como o Skype e WhatsApp, com assistência em áudio, vídeo e/ou texto.
• O layout da loja:
O layout da loja virtual é a estrutura de Design e os elementos gráficos, audiovisuais e textuais que são inseridos dentro deste espaço. Ele abrange todas as páginas de um comércio eletrônico, desde a Home a até a Trabalhe Conosco, passando pelas páginas de produtos, categorias e checkout.
Essa é uma das soluções e-commerce fundamentais. Um botão fora do lugar, sem destaque ou com call-to-action errada certamente resultará em menos vendas. Leia o post “Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce” e conheça um case sobre isso. Enfim, tenha um layout profissional!
• A usabilidade:
No e-commerce, usabilidade é o grau de facilidade com que um consumidor online utiliza a interface de interação de uma loja virtual. Se for fácil, então diz-se que a usabilidade é boa. Entretanto, se o uso for difícil, diz-se que a usabilidade é ruim.
Para ter boa usabilidade invista em layout profissional, conteúdo multimídia de boa qualidade e legibilidade para todos os tipos de internautas, páginas responsivas que se adaptam aos vários tamanhos de telas, sistemas de checkout inteligentes como o SmartCheckout, entre outros recursos.
• A logística:
Dentre as soluções e-commerce não podem faltar soluções de logística. Não raras vezes vemos no rodapé das páginas de produtos das lojas virtuais comentários como “a entrega foi rápida”, “fizeram um bom trabalho de entrega”, etc. Isso significa que a logística pode ajudar a vender mais.
Sendo assim, faça boas parcerias nesse setor. Com o tempo, você aprenderá a selecionar os melhores profissionais e empresas do ramo. Trabalhe com tecnologias de despacho e sistemas de cálculo de fretes automatizados, pois isso aumentará a eficácia das suas entregas. Use também um sistema de logística reversa.
• O sistema de pagamento:
Seu e-commerce pode ter as melhores metas de vendas, a ajuda da melhor agência de Marketing Digital, o melhor conteúdo, as melhores promoções, o melhor atendimento, um layout impecável e a melhor logística, mas nada disso adiantará se ele não tiver um ótimo sistema de pagamento.
Um sistema de pagamento ótimo é aquele que oferece inúmeras opções, tais como as do cartão de crédito, boleto, débito online, carteiras digitais e até mesmo o dinheiro vivo. Quanto mais abrangente sua loja for neste quesito, maiores serão as chances de aumentar suas vendas.
• O monitoramento:
Para medir metas de vendas, promoções, atendimento e divulgação, etc., elabore KPIs. KPI, para quem é novato(a) no ramo, é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho, em Português). Dessa forma, você poderá verificar seu desempenho e corrigir erros ao longo do tempo.
São KPIs que você deve criar, aquelas que sejam capazes de medir as taxas de visitantes únicos, vendas, pedidos, cliques, rejeição à loja virtual e abandono de carrinho, entre outras. Se os números estiverem fora do esperado, tente entender os motivos e na sequência faça as correções necessárias.
Como colocar soluções e-commerce em prática?
Coloque essas soluções e-commerce para funcionar. Obviamente, não será possível implementar todas elas ao mesmo tempo ou da noite para o dia. Então, o jeito é trabalhar nelas diariamente. Implante na sua empresa uma filosofia de melhoria contínua e mãos à obra!