Como iniciar um e-commerce

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Três das formas mais comuns de entrar para o ramo

Como iniciar um e-commerce: seja de forma planejada ou espontânea, o importante é começar.

Como iniciar um e-commerce: seja de forma planejada ou espontânea, o importante é começar.

A pergunta do momento é “Como iniciar um e-commerce?”. Existem várias formas com as quais empreendedores como você têm feito isso ao longo das últimas décadas. Neste post, comentarei sobretudo três que estão entre as mais empregadas.

Como iniciar um e-commerce: integração com loja física

De fato, a integração com loja física é uma das formas mais utilizadas na iniciação e-commerce. Em geral, neste caso, o empreendedor cria uma loja virtual a partir de sua estrutura de loja física que já está implantada há muito tempo.

Certamente, neste contexto, já há uma empresa aberta, um nome para o negócio, uma Cultura Organizacional com Missão, Visão e Valores, um sistema de logística em funcionamento, departamentos de rotinas administrativas em andamento.

Como iniciar um e-commerce: integração com loja física já existente é uma opção.

Como iniciar um e-commerce: integração com loja física já existente é uma opção.

Sendo assim, o empreendedor não precisará desenvolver um negócio do zero. Dessa maneira, basta para ele aproveitar toda a estrutura da loja física. Então, ele cria o site e-commerce e adapta o que já está pronto no meio físico para o meio online.

Como iniciar um e-commerce: implantação sem loja física

Com a otimização do Supersimples e o desenvolvimento do sistema Microempreendedor Individual (MEI) nos últimos anos, muitas pessoas que eram empregadas em empresas passaram a empreender, algumas delas no e-commerce.

Além disso, mulheres empreendedoras que até bem pouco tempo atrás trabalhavam com vendas de roupas, cosméticos, artesanatos e outros produtos porta a porta ou em pequenas feiras, agora também investem em lojas virtuais.

Como iniciar um e-commerce: outra opção é a implantação direta (sem loja física)

Como iniciar um e-commerce: outra opção é a implantação direta (sem loja física)

Obviamente, essas pessoas não possuíam uma loja física. Então, elas tiveram que empreender o negócio, isto é, criar a empresa, os departamentos de apoio, a cultura organizacional, etc., para só depois criar a loja virtual e lança-la na internet.

Como iniciar um e-commerce: migração de outros sistemas

Nem todo mundo que começa a vender produtos na internet o faz a partir de uma plataforma e-commerce convencional. Muita gente inicia por meio de um blog ou de uma página em uma rede social como o Facebook.

Contudo, na medida em que o produto comercializado tem cada vez mais saída, o empreendedor percebe que a migração do sistema de venda em blogs ou fanpages para um site e-commerce tradicional pode ser um bom negócio.

Daí, ele abre a empresa e os departamentos de apoio. Aperfeiçoa o mix de produtos, cria as descrições, produz fotografias, contrata uma plataforma e-commerce. Logo depois, ele desenvolve a loja virtual ou solicita que uma agência e-commerce o faça.

Como iniciar um e-commerce: outros formatos

O método tradicional de e-commerce, que envolve a criação de uma loja virtual não é o único do mercado. É possível investir também em uma franquia e-commerce, por exemplo. Nesse sistema, o empreendedor compra uma ideia de negócio pronta, com cultura organizacional desenvolvida.

Como iniciar um e-commerce: o marketplace é mais um modo com o qual se pode entrar no mercado e-commerce.

Como iniciar um e-commerce: o marketplace é mais um modo com o qual se pode entrar no mercado e-commerce.

Outro jeito de iniciar um e-commerce é vendendo produtos em marketplaces como o Mercado Livre e Facebook Marketplace. Nos dois casos, pode ocorrer que a demanda seja tão grande que se justifique a necessidade de criação de uma loja virtual.

Conclusão

Há múltiplas respostas para a pergunta “Como iniciar um e-commerce”. Com loja física, sem loja física, a partir de outros sistemas de vendas, por exemplo. Há quem planeje como vai dar o passo inicial e há quem comece tudo espontaneamente. Não existe uma regra com 100% de certeza de sucesso. O importante é, de um jeito ou de outro, começar.