A questão “Como montar um e-commerce de moda?” possui respostas muito amplas, entretanto, algumas delas são fundamentais. Por exemplo, com qual tipo, conceito e nicho você pretende trabalhar? Já pensou nessas coisas? E o método de empreendedorismo, como vai ser? Neste contexto, algumas dicas são oportunas.
5 dicas de como montar um e-commerce de moda
Ao pensar em como montar um e-commerce de moda, leve em consideração:
1. O tipo:
Você pretende criar uma marca que vai ditar tendências ao mercado? Este tipo de negócio é geralmente praticado por grandes empresas do ramo. A qualidade dos itens e os preços são altos.
Já as pequenas empresas têm entrado no mercado via “fast fashion”. As marcas fast fashion seguem as tendências ao invés de criá-las. Elas priorizam a competitividade, por isso, empregam preços baixos.
De acordo com matéria do portal Exame, as marcas fast fashion podem trabalhar com mini-coleções. Contudo, neste caso, elas precisam substituir os produtos a cada 25 dias em média.
2. O conceito:
Além do tipo, você precisará bolar um conceito integrado a um estilo. Para tanto, será necessário conhecer a Buyer Persona, isto é, a personalidade do cliente ideal.
Então, descubra se os(as) consumidores(as) para os(as) quais pretende vender têm estilo esportivo, social, chic, punk, rocker, etc. Pesquise sobre estilos de moda para saber mais. O estilo deve refletir a personalidade do seu público.
Posteriormente, a escolha dos seus fornecedores dependerá do estilo com que pretender atuar no mercado da moda. Sendo assim, defina um estilo que esteja ao seu alcance, isto é, ao alcance do seu investimento.
3. O nicho:
Uma vez definido o estilo, daí será necessário enquadrar seu negócio em um nicho de mercado. Isso evitará sobretudo a dispersão que, por sua vez, pode deixar seu e-commerce com cara e jeito de genérico.
Ao trabalhar dentro de um nicho, as suas possibilidades de fazer sucesso aumentam. Para potencializar suas chances, escolha um nicho que ainda não tenha sido explorado ou que possua poucos concorrentes. Defina as coleções de produtos conforme o tipo de negócio (vide tópico 1).
4. O método:
Tenho mencionado aqui nos posts do blog da Agência e-Plus ao menos dois métodos de empreendedorismo. São eles, o Plano de Negócios e Startup E-commerce. Escolha um e mãos à obra.
O Plano de Negócios requer planejamento prévio extenso. Já o método da Startup E-commerce privilegia testes de baixo custo, que indicam ao empreendedor que caminho ele deverá seguir.
5. A plataforma e-commerce:
A escolha da plataforma e-commerce para a criação e gestão da sua loja virtual de moda depende, basicamente, do método de empreendedorismo que você vai utilizar.
Ou seja, quem opta pelo método do Plano de Negócios, certamente obterá uma visão mais consistente do negócio em longo prazo, por isso, a tendência será a escolha de uma plataforma e-commerce top de linha desde o início.
Já quem emprega o método startup, a tendência é começar com plataformas pequenas, gratuitas e limitadas para testar conceitos e aplicações. Na medida em que o e-commerce cresce, então o empreendedor passa a usar plataformas mais avançadas.
Como montar um e-commerce de moda: 5 lojas criadas pela e-Plus no ramo
Agência e-commerce há mais de 5 anos, a e-Plus tem desenvolvido dezenas de projetos de lojas virtuais, muitas das quais no setor de moda. Confira a seguir alguns exemplos (clique nos links para acessar os sites):
• Miss Blessed: moda feminina
• Naïf: moda plus size
• OQVestir: moda fashion para a vida real
• Beluga: moda feminina
• Um Dois: moda da cultura canábica
• Socks On The Beat: moda de meias
As lojas desenvolvidas pela e-Plus são criadas por meio das melhores plataformas e-commerce do mercado. A agência e-commerce também realiza projetos de Gestão de Marketing para divulgação das lojas virtuais de seus(uas) clientes.