Buyer Persona para e-commerce

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Saiba como desenvolver o arquétipo do cliente ideal e, com ele, otimizar o foco e o conteúdo publicitário da sua loja virtual para vender mais e melhor

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Ao pé da letra, “buyer persona” quer dizer “personalidade compradora”, mas a maioria das pessoas que trabalha com Marketing Digital prefere defini-la por meio do termo “cliente ideal”.

Isto porque a buyer persona não é uma pessoa real e sim a representação de todo um público-alvo formado por clientes que possuem características e comportamentos semelhantes.

Portanto, para desenvolver este arquétipo do cliente ideal (que representa todo um público-alvo) é necessário coletar informações a partir de:

• Dados e acessos, vendas, rejeições, etc., da plataforma e-commerce;
• Pesquisas de satisfação dos clientes realizadas pela sua empresa;
• Entrevistas com clientes e com os clientes dos concorrentes;
• Pesquisas de Mercado realizadas por outras instituições;
• Informações demográficas;
• Comportamento e ações realizadas pelos clientes durante o dia;
• Valores, objetivos de vida e problemas que vêm enfrentando;
• Objeções dos clientes frente a compra do seu produto;
• Dados de ferramentas de análises de palavras-chave;
• Dados de ferramentas de estatísticas de acessos a sites e blogues;
• Dados de acessos, cliques e conversões do e-mail marketing ;
• Dados estatísticos provenientes de sistemas ERP.

Vídeo: por que usar personas no e-commerce?

Enfim, todo tipo de informação estatística é bem-vinda durante este processo que, por sua vez, não é estático. Lembre-se de que, os desejos, os comportamentos e as características dos clientes mudam, por isso, é preciso coletar novas informações periodicamente.

Para tornar a buyer persona mais tangível, vale usar a criatividade. Por exemplo, que tal comprar um boneco inflável, colocá-lo no meio do escritório da sua empresa e-commerce ou da sua agência de Marketing Digital e colar nele – com post-its – as estatísticas do público-alvo?

Você também poderá desenhá-lo em algum lugar, lhe dar um nome, uma foto e inserir as informações por meio de gráficos para que fiquem bem visíveis para todos os colaboradores e vendedores da sua empresa.

Entre as principais vantagens de desenvolver buyer personas dos seus públicos-alvo estão os fatos de que você poderá gerar publicidade mais relevante, evitar desperdícios de tempo e recursos ao tentar vender produtos que as pessoas não precisam no momento e melhorar o seu funil de vendas.