50 tons de Marsala no design para e-commerce

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Uma das mais famosas empresas de padronização de cores do mundo informa qual a tendência de cor nas artes gráficas para o ano de 2015, o que (adivinhe!) você poderá aplicar ao comércio eletrônico

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Fundada no início da década de 1960 por Lawrence Herbert, a Pantone é uma empresa que comercializa escalas padronizadas para identificação, combinação e comunicação de cores para uso nas indústrias da moda, da beleza e do design industrial, gráfico e de interiores, e que podem, é claro, ser empregadas no design para e-commerce.

Desde 2000 esta empresa escolhe, no final de dezembro, qual será a tendência de cor para o ano seguinte. “A seleção da Cor do Ano exige uma análise cuidadosa”, expõe o release da companhia divulgado à imprensa. “Para chegar à cor, a Pantone percorre o mundo à procura de influências. Isso pode incluir as indústrias de moda e entretenimento, os filmes que estão em produção, o mundo da arte, destinos de viagens populares e outras situações”, nos dá a conhecer. “Outras influências também podem decorrer da tecnologia, da disponibilidade de novas texturas e efeitos de impacto e, até mesmo, dos próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial”, informa.

A cor escolhida para 2015 é a Marsala que é, também, o nome de uma cidade italiana e de um vinho produzido na região. “Assim como o vinho fortificado que dá a Marsala seu nome, este tom de bom gosto encarna a riqueza satisfatória de uma refeição satisfatória” disse a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, “[este] tom elegante é universalmente atraente e traduz facilmente a moda, a beleza, o design industrial, os artigos de decoração e interiores”.

Eis outras características de Marsala:

• Atraente para mulheres e homens;
• Impulsiona a criatividade;
• Combina com diferentes tons de peles;
• É sutil e sensual;
• Dependendo da aplicação, pode oferecer dramaticidade a um ambiente;
• Transmite ar de luxo e sofisticação para embalagens, sites e outros itens.

A Pantone listou os emparelhamentos que podem ser realizados com outras cores como amarelos dourados, âmbar, verdes, azuis, turquesas, etc., e comercializa uma escala com tons de Marsala para os designers.

Aproveito a ocasião para dizer que a influência das cores no momento da compra é um dos fatores que um profissional de agência de marketing digital pensa e repensa na hora do planejamento do design para e-commerce, pois um detalhe pode fazer a diferença na conversão de vendas. Logo, a cor do ano, que neste caso é a Marsala, pode não ser a regra, pois o que conta é a identidade da sua marca.

Por isso, aproveite bem os tons de Marsala na sua loja virtual, seja na produção das fotos , no desenvolvimento dos planos de fundo ou na criação dos links patrocinados para e-commerce, mas apenas como referência para uma temporada, ok?