Foi publicada recentemente (em julho de 2018) pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) a pesquisa “Os novos consumidores brasileiros”, que revela entre outras coisas, informações sobre o perfil do consumidor e-commerce jovem.
De acordo com o relatório, 75% dos jovens compram pela internet. O estudo, que foi realizado entre os dias 2 e 7 de maio de 2018, contou com um questionário de 36 perguntas. Elas foram respondidas online por 623 pessoas, com idade média de 20 anos, de todo o Brasil.
Consumidor e-commerce em PCs, notebooks e smartphones
Conforme a pesquisa, dos 75% dos jovens que fazem compras pela internet via computador e/ou notebook:
• 61% compram eventualmente
• 9% compram todo mês
• 3% compram a cada 15 dias
• 2% compram toda semana
Já entre os jovens que compram online pela internet via smartphone:
• 60% compram eventualmente
• 10% compram todo mês
• 4% compram a cada 15 dias
• 1% compram toda semana
Como se pode observar, contar com uma loja virtual responsiva é muito importante para conseguir vender para o consumidor e-commerce em todos os tamanhos de telas.
Produtos que o consumidor e-commerce mais compra
No quesito “compras online”, o estudo aponta que:
• 76% dos consumidores compram roupas, calçados e acessórios
• 53% compram eletrônicos e eletrodomésticos
• 35% compram fast food
• 34% compra livros e revistas
• 33% compram serviços de transporte
• 21% compram produtos de telefonia e informática
• 21% compram passagens e pacotes turísticos
• 20% compram eventos e festas
• 16% compram cursos
• 11% compram acessórios para veículos
• 11% compram medicamentos
• 5% compram materiais de construção
• 4% compram itens de supermercados
• 2% compram outros tipos de produtos
De fato, para quem está em processo de planejamento e implantação de e-commerce, essa lista pode ajudar na criação de um mix de produtos mais eficaz. Ao ser confrontada com listas de outros estudos, ela certamente poderá fornecer bons insights.
Quais métodos de pagamento são a preferência do consumidor e-commerce?
O relatório da SBVC expõe que o consumidor e-commerce prefere sobretudo os seguintes meios de pagamento:
• Cartão de crédito (49%)
• Boleto bancário (40%)
• Cartão de débito (5%)
• Paypal, Moip, PagSeguro (3%)
• Transferência / depósito bancário (2%)
Enfim, para visualizar o estudo na íntegra, acesse a página “Os novos consumidores brasileiros”, cadastre-se e faça o download do relatório em arquivo PDF.