Loja virtual de Turismo: como montar a sua

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Aprenda a atuar no setor de Turismo online!

Que tal abrir uma loja virtual de Turismo?

Que tal abrir uma loja virtual de Turismo?

Loja virtual de Turismo é um site onde você pode comercializar os serviços pertinentes a uma agência de Turismo.

De acordo com a Lei 12.974/2014, uma agência de Turismo é uma empresa que pode realizar as seguintes atividades:

• Venda comissionada ou intermediação remunerada na comercialização de passagens, passeios, viagens e excursões, nas modalidades aérea, aquaviária, terrestre, ferroviária e conjugadas;

• Assessoramento, planejamento e organização de atividades associadas à execução de viagens turísticas ou excursões;

• Organização de programas, serviços, roteiros e itinerários de viagens, individuais ou em grupo, e intermediação remunerada na sua execução e comercialização;

• Organização de programas e serviços relativos a viagens educacionais ou culturais e intermediação remunerada na sua execução e comercialização.

Como se pode observar, há uma ampla gama de serviços que podem ser vendidos em uma loja virtual de Turismo.

E apesar da padronização, as empresas do tipo comercializam atividades bem diferenciadas. É o caso, por exemplo, da Agência Marcos Pontes, que vende pacotes turísticos fora da curva. Acesse o artigo “Como vender experiências em uma loja virtual?” e saiba mais sobre essa agência.

Vale lembrar, contudo, que a empresa de Turismo deve ser exclusiva. Ou seja, ao abri-la você só poderá realizar as atividades listadas na lei mencionada. Sendo assim, os Microempreendedores Individuais não poderão incluir em seus CNPJs múltiplas funções desconexas. Voltarei a comentar isso mais adiante.

Certamente, o conhecimento destes aspectos que dizem respeito ao empreendedorismo do negócio culminarão na criação de uma loja virtual de Turismo de qualidade.

O treinamento técnico, o cadastro no Cadastur e a formalização

Para trabalhar com Turismo no Brasil é necessário ter treinamento técnico. Isto é, é preciso fazer um curso profissional no ramo. Esse treinamento pode ser feito nas instituições privadas pagas ou nas públicas e gratuitas. O Senac e a Escola Técnica Estadual (Etec), por exemplo, fornecem a formação respectiva. Há instituições com cursos nas modalidades EAD e/ou presencial.

Além disso, após a realizar o treinamento, o interessado em atuar em Turismo (seja online ou offline) deverá se inscrever no Cadastur.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo. É necessário ter um diploma profissional em Turismo para fazer o cadastro neste sistema.

Enfim, só depois da profissionalização e do cadastro no Cadastur é que se poderá abrir uma empresa de Turismo nos moldes da Lei 12.974/2014 já mencionada.

O ato de abrir empresa é obrigatório para ter uma agência offline e consequentemente para criar uma loja virtual de Turismo.

Seja como for, a instituição poderá ser uma Microempresa (ME), uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou outro modelo como o de Microempreendedor Individual (MEI).

Loja virtual de Turismo: a agência MEI

A opção de formalização mais em conta e mais fácil para atuar no ramo de Turismo é o MEI.

E as regras do MEI possibilitam que uma pessoa possa registrar em seu CNPJ até 15 ocupações distintas.

Entretanto, conforme a Lei 12.974/2014, uma agência de Turismo deve trabalhar estritamente com funções ligadas ao Turismo.

Então, se tiver no seu CNPJ funções não relacionadas ao Turismo como “alfaiate”, “dublador”, “esteticista” ou qualquer outra, você sequer conseguirá realizar seu cadastro no Cadastur.

Logo, caso queira atuar como MEI no setor, trate de incluir em seu CNPJ apenas funções relacionadas ao Turismo como “guia de Turismo”, “promotor de Turismo local”, “agente de viagens”, etc.

O modelo de negócios e o Plano de negócios no ramo de Turismo

Na medida em que realiza um curso profissionalizante no ramo de Turismo, você poderá começar a pensar em um modelo de negócios para a sua loja virtual.

A criação de um modelo de negócios permite visualizar e testar se o empreendimento será viável ou não antes de implantá-lo.

Dessa forma, isso evita que você gaste fortunas em negócios que poderão dar muito errado.

Uma vez que a aprenda a teoria para a criação de modelos de negócios, você poderá cria-los em poucos minutos.

Para quem quer aprender a teoria dessa ferramenta, eu sempre recomendo o livro “Business Model Generation”, de autoria de Alexander Osterwalder. Vale a pena ler!

Crie vários modelos de negócios e depois escolha o mais viável. Desenvolva um Plano de Negócios (PN) sobre ele.

O PN é um documento mais elaborado, no qual você irá estabelecer as linhas gerais da sua empresa. O Sebrae conta com ótimas cartilhas e cursos rápidos que demonstram como realizar um PN efetivo. Consulte esses documentos!

Uma vez com o PN pronto, abra a empresa nos moldes lá estabelecidos.

Enfim, o passo seguinte será a criação da loja virtual de Turismo.

A criação da loja virtual de Turismo

A loja virtual de Turismo é a ponta do iceberg do seu negócio. Atrás dela está todo o seu know-how construído com o conhecimento adquirido no curso técnico que realizou.

Uma boa loja virtual deve ser desenvolvida sob uma plataforma e-commerce robusta.

Essa plataforma deve suportar o acesso online constante de grandes quantidades de consumidores de Turismo.

Mais do que isso, a plataforma e-commerce deve ser capaz de se integrar a outras ferramentas com facilidade. Isso ajudará a ampliar o poder da sua loja virtual e a competir de igual para igual com outras empresas do ramo.

Nessa hora, faz bem quem se dispõe a contratar uma agência e-commerce. O saber teórico e prático da agência e-commerce será repassado para a sua loja virtual no momento da implantação. Isso pode fazer a diferença quando você estiver competindo com concorrentes no mercado.

Logo depois da implantação de e-commerce, deve-se investir em Marketing e Marketing Digital.

Com isso, as páginas de serviços da sua loja virtual deverão ser “inundadas” com consumidores de Turismo.

Em média, no Brasil, a cada 10 mil visitantes únicos de um site e-commerce são realizadas 150 vendas (Taxa de Conversão de aproximadamente 1,5%).

Estatísticas do setor de Turismo

O relatório WebShoppers 36, da consultoria Ebit, nos dá a conhecer que o mercado de Turismo online cresceu 73% entre os anos de 2012 e 2016.

Já segundo o estudo “Perfil do e-commerce de Turismo” realizado pela Big Data Corp, 15 mil dos 64 mil sites de Turismo nacionais são lojas virtuais.

Neste cenário, um empreendedor como você deve primeiramente conhecer bem o Turismo.

Ademais, é necessário saber planejar o negócio e se diferenciar habilmente dos concorrentes.

Posteriormente, deve-se investir em gerenciamento, divulgação e otimização constante da loja online.