GTIN: o que é e qual sua importância no e-commerce?

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Saiba como usar o código global de produtos!

Foto: uma mulher está verificando um código de barras GTIN em uma caixa de remessa antes de enviar um produto. A imagem remete ao uso do código GTIN no e-commerce.
O GTIN é um código de barras que identifica produtos de forma global, facilitando assim a rastreabilidade de itens no e-commerce. Foto meramente ilustrativa: @freepik

GTIN, sigla para Global Trade Item Number, é um código de barras que identifica produtos de forma única em todo o mundo. É, em outras palavras, um número global para cada item comercial. Sendo assim, ele funciona como uma Carteira de Identidade dessas que as pessoas usam no Brasil, mas só que neste caso serve para distinguir produtos.

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Desde 2005, o GTIN engloba os códigos Universal Product Code (UPC) de uso nos Estados Unidos e Canadá; e o European Article Number (EAN) que tem uso na Europa, os quais servem para o mesmo propósito. Dessa maneira, o código de barras GTIN pode ter os seguintes formatos:

  • GTIN-8: contém apenas 8 dígitos e, por isso, é ideal para uso em itens pequenos;
  • GTIN-12: é o mesmo que o UPC. Possui 12 dígitos;
  • GTIN-13: o mesmo que o EAN. Possui 13 dígitos;
  • GTIN-14: o mesmo de DUN-14. Conta com 14 dígitos.

Você pode utilizar cada um desses códigos de maneira específica no e-commerce. Logo em seguida, nós explicaremos como fazer isso. Além disso, também apresentaremos algumas vantagens importantes do GTIN para o seu comércio. Continue lendo!

COMO USAR O GTIN NO E-COMMERCE?

Para usar os códigos de barra GTIN no Brasil é necessário, primeiramente, cadastrar-se no site da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil). É essa associação que comercializa as licenças desse tipo de código de barras por aqui. Se você estiver em outro país, então pesquise no Google qual empresa faz isso na sua região.

Logo depois que acessar o site da GS1, cadastre-se e compre as licenças que desejar para os produtos do seu e-commerce. Para adquirir e manter as licenças é preciso fazer um pagamento de entrada e, além disso, o pagamento de uma taxa anual. Uma vez com o cadastro, acesse o site Cadastro Nacional de Produtos para gerar os seus códigos.

É importante mencionar que os códigos GTIN-8 são mais curtos e, desse modo, servem muito bem para itens pequenos, com pouca área na embalagem. Enquanto isso, os códigos de barra GTIN-12 podem ser úteis na América do Norte. Já para o e-commerce e para as lojas físicas no âmbito global, dê preferência ao GTIN-13. Enfim, os códigos GTIN-14 têm maior uso em caixas de embarque de produtos, no atacado e no atacarejo.

Vídeo: saiba mais sobre o código de barras GTIN (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Você poderá inserir seus códigos GTIN nas suas Notas Fiscais (NFs), catálogos de produtos, etiquetas de preços, documentos logísticos e outros locais. Isso certamente aumentará a agilidade na conferência, otimizará o processamento e o despacho de produtos, entre outras vantagens para o seu e-commerce. Saiba mais em seguida!

VANTAGENS

Entre as principais vantagens do uso dos códigos de barra GTIN no seu e-commerce podemos citar, por exemplo:

  • Agilidade na identificação dos seus produtos;
  • Identificação global dos seus produtos, facilitando a logística e as vendas;
  • Rastreabilidade desde a produção até a comercialização dos seus produtos;
  • Facilita o comércio dos seus produtos em marketplaces como os da Amazon e Mercado Livre;
  • Redução de serviços manuais e, desse modo, diminuição de erros de processamento.

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Além disso, os códigos de barra GTIN podem acelerar o checkout no seu e-commerce e facilitar a análise de dados. Também pode simplificar operações comerciais e diminuir fraudes no comércio, Por estas e outras, é uma boa ideia utilizar esses códigos no seu comércio eletrônico.