58% dos consumidores usam Google para fazer pesquisa de compra

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Gigante das buscas ainda é o principal canal de levantamento de informações sobre produtos

Foto: casal usa tablet para acessar a internet. A imagem remete ao tema pesquisa de compra no Google.
Google tem a preferências dos consumidores quando o assunto é pesquisa de compra. Foto meramente ilustrativa: @gpointstudio

Há 10.000 dias, o principal canal para fazer pesquisa de compra era a loja física. Mas com a evolução da internet, isso mudou. Mudou demais, diga-se de passagem. Agora, pesquisar um produto na web antes de comprar é um comportamento com o qual as pessoas parecem nascer com ele. E, neste contexto, o Google é a principal ferramenta. 

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De acordo com 58% dos 2.055 consumidores que responderam à pesquisa E-commerce Trends 2025, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, o Google é o local onde eles começam a pesquisar pelo produto que desejam comprar. Neste artigo, vamos apresentar alguns dados desta pesquisa e, além disso, mostrar como transformar isso em oportunidade para o seu e-commerce. Acompanhe em seguida!

GOOGLE DOMINA A PESQUISA DE COMPRA

Conforme a pesquisa que já mencionamos no bloco de texto anterior, mais de dois mil consumidores responderam à pergunta “Por onde você começa a pesquisa sobre o produto que quer?”. Assim, esse estudo descobriu que, entre estes consumidores:

  • 58% iniciam a pesquisa de compra pelo Google;
  • 47% preferem os aplicativos das lojas das quais pretendem comprar;
  • 41% usam o sistema de pesquisa das lojas que já conhecem e confiam;
  • 27% verificam sites de reputação de marca como o Reclame AQUI, por exemplo;
  • 26% usam os sites de comparação de preços;
  • 16% preferem o Instagram;
  • 16% pesquisam no Youtube;
  • 14% esperam uma indicação;
  • 7% usam o TikTok;
  • 6% preferem o Facebook;
  • 1% usa outros recursos.

Como se pode observar, o Google é o maior “amigo” do consumidor para fazer pesquisa de compra. Mas não podemos nos esquecer de que os apps de e-commerce e as próprias lojas virtuais também são canais de pesquisa muito utilizados. Seja como for, é importante transformar esses dados em oportunidade. Descubra como fazer isso adiante!

COMO TRANSFORMAR A PESQUISA DE COMPRA EM OPORTUNIDADE?

Para transformar a pesquisa de compra não em uma, mas em várias oportunidades para o seu e-commerce, considere realizar algumas ações de Marketing Digital. Entre essas ações podemos citar, por exemplo:

SEO para pesquisa de compra:

Use uma ferramenta de palavras-chave como a Keyword Planner, por exemplo, para descobrir como os consumidores fazem pesquisas de compra na internet. Faça uma lista das palavras-chave que eles usam para pesquisar os produtos da sua loja virtual. Logo depois, use essas palavras-chave nos títulos, tags e outros quesitos de SEO das páginas de vendas da sua loja. Além disso, use-as também para criar artigos de blog. Dessa maneira, quando buscarem tais palavras-chave, as chances dos consumidores encontrarem o seu e-commerce aumentam consideravelmente.

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Tráfego pago:

Ainda levando em conta as buscas no Google, você pode capturar a atenção dos consumidores por meio de tráfego pago. Neste caso, use a plataforma Google Ads para criar anúncios das páginas de vendas da sua loja online usando as palavras-chave mais constantes nas pesquisas, conforme a Keyword Planner. Desse modo, quando um consumidor fizer uma pesquisa de compra no Google, ele poderá encontrar o seu anúncio e, quem sabe, finalizar uma compra no seu site de comércio eletrônico.

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Pesquisa inteligente na loja virtual:

Como se pode observar nos dados da pesquisa da Octadesk e Opinion Box já mencionada, para encontrar um produto boa parte dos consumidores usa o sistema de pesquisa da própria loja virtual onde pretendem comprar. Portanto, convém aproveitar isso implementando um recurso de pesquisa inteligente. Quem usa a plataforma VTEX, por exemplo, tem acesso a VTEX Intelligent Search, que conta com Inteligência Artificial (IA) para entender a intenção do consumidor ao realizar uma busca. Dessa maneira, é possível retornar resultados mais relevantes, que geram mais vendas. Implemente também, se puder, a pesquisa facetada e a pesquisa visual.

Vídeo: saiba mais sobre pesquisa visual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!
Vídeo: saiba mais sobre pesquisa facetada (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Os consumidores, enfim, também fazem muita pesquisa de compra em aplicativos de e-commerce. Sendo assim, talvez valha a pena investir na criação de um app. E, mais do que isso, talvez possa ser interessante utilizar uma estratégia de App First. Em qualquer das alternativas, contudo, conte sempre com o suporte da Agência e-Plus! Saiba mais sobre isso em seguida!

SUPORTE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS PARA PESQUISA DE COMPRA

Para implementar SEO, campanhas de tráfego pago e busca inteligente na sua loja virtual, entre outros recursos, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação nas melhores plataformas de e-commerce do mercado, tais como a VTEX, por exemplo; em plataformas de tráfego pago como a Google Ads e Facebook Ads; e em ferramentas de Inbound Marketing como a RD Station, ideais para transformar a pesquisa de compra em uma oportunidade para o seu e-commerce.

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