Consideração: a segunda etapa da Jornada do Cliente

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra como criar conteúdo para esta fase e converta mais leads para o seu e-commerce!

Consideração é quando o consumidor tenta se aprofundar na busca de soluções para um problema. É quando você, comerciante, deve capturar o e-mail dele e, assim, convertê-lo de visitante anônimo para contato conhecido. Foto meramente ilustrativa: @creativeart
Consideração é quando o consumidor tenta se aprofundar na busca de soluções para um problema. É quando você, comerciante, deve capturar o e-mail dele e, assim, convertê-lo de visitante anônimo para contato conhecido. Foto meramente ilustrativa: @creativeart

No e-commerce, o termo Consideração refere-se à segunda etapa da Jornada do Cliente, quando o consumidor que já está consciente de que tem um problema considera se aprofundar mais no assunto e, desse modo, continuar sua busca por soluções.

Série de posts / outubro de 2024

Série semanal: Outubro do Vendedor

Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte de uma série semanal em comemoração ao Dia do Vendedor (1) e Dia do Profissional da Propaganda (17) em outubro de 2024. São 4 posts ao todo, um por semana. Confira:

  1. Conscientização: a primeira etapa da Jornada do Cliente
  2. Consideração: a segunda etapa da Jornada do Cliente
  3. Intenção: a terceira etapa da Jornada do Cliente
  4. Decisão: a quarta etapa da Jornada do Cliente

A Consideração, assim como as outras etapas da Jornada, conecta-se com o Inbound Marketing. De fato, o Inbound é uma estratégia de Marketing que visa a publicação de conteúdo para a Jornada do Cliente. Saiba mais em seguida!

CONSIDERAÇÃO E SUA CORRESPONDENTE DO INBOUND MARKETING: A CONVERSÃO

A saber, o Inbound Marketing, assim como a Jornada do Cliente, conta com 4 fases, são elas:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Relacionamento;
  4. Encantamento.

No entanto, as etapas da Jornada do Cliente referem-se às ações dos clientes. Em contrapartida, as etapas do Inbound Marketing dizem respeito às ações que você, comerciante, deve aplicar. Dito de outro modo, enquanto os consumidores estão buscando soluções, é o seu papel fornecer essas soluções para eles, mas antes você deve cadastrá-los. Então, se os consumidores estão considerando se aprofundar no assunto, você deve convertê-los em leads primeiro e, logo depois, lhes fornecer as informações que eles precisam. Saiba como fazer isso em seguida!

Inbound Marketing no e-commerce

Construa uma máquina de vendas na sua loja virtual!

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “Inbound Marketing para e-commerce” produzido pela Agência e-Plus!

TÁTICA DE INBOUND: CONTEÚDO DE CONVERSÃO PARA A FASE DE CONSIDERAÇÃO

No primeiro artigo desta série, narrávamos a história fictícia do Verdevaldo. Se você não se lembra, o objetivo dele era conscientizar-se sobre um problema de segurança residencial. Dessa maneira, ele acabou encontrando no Google um artigo do seu blog sobre o assunto.

Considere se inscrever no nosso canal no Youtube para receber conteúdo sobre Marketing Digital e desenvolvimento de e-commerce em vídeo. Acesse o Agência e-Plus Channel e depois clique no botão “Inscrever-se”! Não precisa pagar nada, é cortesia da casa.

Assim, ele já passou pela fase de Conscientização da Jornada do Cliente; e você já aplicou a fase de Atração do Inbound Marketing. Agora, o artigo de blog que você escreveu impactou o Verdevaldo de um jeito que ele não esperava.

A tática

Seu post é tão interessante, que o Verdevaldo se animou a se aprofundar no blog e saber mais sobre a sua marca. Enquanto faz isso, ele depara-se com uma proposta que você deixou no final de alguns dos artigos. 

Vídeo: entenda mais sobre Inbound Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Nesta proposta, você oferece gratuitamente um e-book completo sobre Segurança Residencial em troca do nome e e-mail do Verdevaldo, que até então era um desconhecido. O e-book, de alta qualidade, tem mais de 150 páginas, informa sobre vários dispositivos de segurança, oferece serviços de instalação, etc, de modo que o Verdevaldo não resiste, insere o e-mail dele no formulário e faz o download. Outros consumidores que estão na mesma Jornada fazem o mesmo. Neste momento, eles deixaram de ser apenas visitantes do seu blog e se tornaram leads, isto é, contatos. Pronto, você acabou de aplicar a fase de Conversão, e os seus leads estão agora na fase de Consideração. Na próxima semana publicaremos um novo capítulo desta Jornada do Cliente. Fique de olho!

COMO ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR E ENCANTAR CLIENTES NO SEU E-COMMERCE?

Para atrair, converter, relacionar e encantar clientes no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus tem uma equipe experiente e com certificação na ferramenta de Automação de Marketing e Inbound Marketing RD Station. Desse modo, ela tem habilitação para criar, testar, configurar, otimizar e evoluir estratégias de Inbound com esta tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox e Pirelli, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina, Equador, Colômbia e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: