Que o Youtube é uma excelente plataforma de publicidade para e-commerce, todo mundo já está sabendo. Mas o que pouca gente sabe é que esta famosa rede social de vídeos possui recursos que permitem testar e otimizar os anúncios, tornando-os mais performáticos. A Renner descobriu isso recentemente, e logo percebeu que acabara de encontrar uma chave para o sucesso. Confira este case em seguida!
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CONHEÇA A RENNER
Renner é uma marca brasileira que atua no varejo de produtos de Moda e Estilo de Vida. Ela surgiu na história em 1922, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por iniciativa do empresário e político gaúcho Antônio Jacob Renner. Com 102 anos, portanto, esta marca é uma das mais tradicionais do Brasil.
Em 1965, entretanto, a marca desvinculou-se de seu fundador e iniciou uma expansão no Brasil, Argentina e Uruguai. Hoje, a empresa conta com 672 lojas físicas, mais de 25.000 colaboradores e um faturamento anual acima de R$10 bilhões (dados de 2021).
Além de expandir-se no varejo físico, a Renner lançou um marketplace online em 2010. Neste marketplace, ela comercializa produtos próprios e de terceiros. No catálogo estão calçados, calças, camisetas, bermudas e outros artigos masculinos, femininos e infantis.
Em 2021, o catálogo da Renner era composto por 80% de produtos mais sustentáveis. Além disso, 100% de sua cadeia de fornecedores já possuía certificação socioambiental e estava de acordo com as regras de neutralização de gases de efeito estufa. Os diretores da empresa queriam transmitir isso, de alguma forma, para o público. Foi aqui que o Youtube entrou na história. Continue lendo para saber mais!
O PROJETO DA RENNER COM O YOUTUBE
O projeto com o Youtube consistiu, portanto, na produção de uma campanha de anúncios com o objetivo de aumentar a percepção do público em relação à Renner como uma marca de Moda Sustentável. No próximo tópico, você poderá conferir algumas soluções deste projeto. Acompanhe!
SOLUÇÕES
A Renner utilizou várias soluções em suas campanhas no Youtube, entre as quais podemos citar, por exemplo:
- Anúncio em vídeo: a empresa criou um material audiovisual com o título Re é Renner para publicação no Youtube, o qual relaciona Moda com Sustentabilidade e, é claro, com a marca Renner. A produção deste criativo levou em consideração insights do estudo Impact ESG de 2022. Veja o vídeo agora:
- Databranding: método baseado em testar e aprender. Com ciclos de testes de 15 em 15 dias, esse recurso possibilita que você aprenda mais sobre o seu público em menos tempo do que em campanhas tradicionais. Desse modo, você pode usar esse aprendizado para alterar seus anúncios e sincronizá-los com o público, melhorando a performance mais rapidamente;
- Brand Lift: ferramenta do Google que serve para medir a eficácia dos anúncios em vídeo. Por meio dessa ferramenta é possível verificar o desempenho da sua publicidade e, assim, fazer as correções que achar necessárias com base em dados concretos e não apenas no feeling.
Com estas e outras soluções, a Renner conseguiu controlar os investimentos de mídia, ajustar os anúncios e melhorar o rendimento da campanha. Com resultados expressivos, os diretores da empresa classificaram essa campanha como um verdadeiro sucesso. Saiba como em seguida!
RESULTADOS DO PROJETO DA RENNER COM O YOUTUBE
Ao realizar uma campanha de anúncios do Youtube, a Renner conquistou a liderança em share of voice da categoria Moda na plataforma. Além disso, ela também obteve:
- 22% de aumento nas buscas pela marca Renner durante os testes;
- 100% aproximadamente (quase o dobro) de aumento no desempenho do anúncio após as otimizações em relação à primeira versão.
Como se pode observar, a Renner não só melhorou o modo como ela é vista pelo público em relação à Sustentabilidade. Ela também alcançou melhor retorno com seus anúncios e experimentou aumento nas buscas. O Youtube, enfim, teve extrema importância em tudo isso. Por isso, sempre recomendamos para os nossos clientes o uso dessa plataforma para anunciar. Aliás, mostraremos como você pode fazer isso a seguir. Confira!
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