Core Web Vitals: o que é e o que isso tem a ver com seu e-commerce?

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as principais métricas de CWV que você deve monitorar na sua loja virtual e saiba como fazer isso!

Monitorar o Core Web Vitals (CWV) lhe ajudará a descobrir como a sua loja virtual é vista pelo Google, o que lhe permitirá otimizá-la. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com
Monitorar o Core Web Vitals (CWV) lhe ajudará a descobrir como a sua loja virtual é vista pelo Google, o que lhe permitirá otimizá-la. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com

CWV ou Core Web Vitals (Principais Sinais Vitais da Web, em Português) é como se convencionou chamar às métricas que o Google começou a implementar a partir de 2020 no âmbito de sua atualização Page Experience. Essas métricas têm como objetivo medir o quanto a User Experience (UX) é boa ou ruim em um site. E mais do que isso, elas servem como um índice de qualidade para que o Google possa classificar as páginas dos sites nas SERPs de seu motor de buscas.

Para um e-commerce como o seu, as Core Web Vitals são de extrema importância. Como o Google detém mais de 80% de market share entre os mecanismos de pesquisa em desktop em todo o mundo, conforme dados do Statista, manter sadias as métricas de CWV possibilitará sobretudo que as páginas de vendas da sua loja virtual tenham maior visualização nas SERPs do Google e, consequentemente, mais visitas orgânicas, gerando mais vendas. Continue lendo para saber mais!

PRINCIPAIS MÉTRICAS DE CORE WEB VITALS

O CWV conta com três métricas principais, são elas:

  • Largest Content Paint (LCP): mede o tempo de carregamento de uma página;
  • Interaction to Next Paint (INP): mede a agilidade da página após interação do usuário;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): mede a estabilidade dos elementos de layout das páginas.

Na prática, essas métricas servem para o motor de buscas do Google entender qual página oferece melhor experiência para os usuários. Assim, o Google classifica as melhores nos primeiros lugares das SERPs. E, além disso, pune as piores colocando-as em posições inferiores, que raramente são visitadas.

Considere se inscrever na página da Agência e-Plus no Instagram para receber conteúdo grátis sobre e-commerce e Marketing Digital. Acesse @agenciaeplus agora mesmo e, logo depois, clique no botão “Seguir”! Queremos que você tenha sucesso no comércio eletrônico.

USANDO DECO.CX PARA MONITORAR E OTIMIZAR AS MÉTRICAS CWV

deco.cx é um CMS headless, que possibilita desenvolver front-ends de carregamento extremamente rápido para lojas virtuais. Esse CMS conta com um ecossistema de apps, que você pode implementar no seu e-commerce via plug-and-play. Um desses apps, o crux, permite monitorar as métricas LCP, INP e CLS, mas não apenas isso. Ao instalar o crux, ele passa a monitorar também:

  • First Input Delay (FID): mede o tempo que uma página demora para ficar interativa para o usuário;
  • First Contentful Paint (FCP): mede a demora para o primeiro item de uma página ficar visível ao usuário;
  • Time To First Byte (TTFB): mede quanto demora para o servidor responder solicitação do navegador.

Além disso, o crux fornece relatórios para métricas como First Paint (FP), DOM Content Loaded (DCL), Onload (OL), Device Distribution e Connection Distribution, que proporciona ainda mais controle sobre os índices de qualidade das páginas do seu site de e-commerce no Google.

Como o deco.cx otimiza as métricas de Web Core Vitals?

Para otimizar as páginas com experiência de usuário ruins, o deco.cx possui uma porção de recursos. Por exemplo, ele conta com teste AB e construtor de páginas híbrido (low-code e total-code). Tem renderização do lado do servidor e otimização de imagens dinâmicas. E possui também arquitetura de ilhas, CSS just-in-time e computação de borda em 35 regiões do mundo.

Vídeo: conheça mais motivos para usar o deco.cx na sua loja online (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Para você ter uma ideia do poder do CMS deco.cx, basta ver que as lojas produzidas com ele têm nota acima de 90 no Pagespeed Insights. Aliás, a loja da Rede Torra classificou-se em primeiro lugar no ranking de lojas virtuais mais rápidas do Brasil da Allomni, à frente da Amazon, Aliexpress, Mercado Livre e outros grandes players, logo após migrar seu front-end para o CMS deco.cx. A migração foi feita pela Agência e-Plus. Migre o seu e-commerce também e tire as suas conclusões. Saiba como fazer isso em seguida!

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar o CMS deco.cx, fazer integrações de apps como o crux e, assim, melhorar o Core Web Vitals da sua loja virtual, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação em deco.cx desde 2022 e, portanto, tem habilitação para criar, migrar, evoluir e gerenciar projetos com essa tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Saiba mais sobre a Agência e-Plus!

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital, incluindo dezenas de migrações de front-end para o CMS deco.cx. Ela já atendeu a Rede Torra, Doux, Openbox2, Ela Decora, Zorba e outras empresas. Com atuação no Brasil, Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina, Costa Rica e outros países, você pode contratar essa agência a partir de qualquer lugar do mundo. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via aplicativo mensageiro agora mesmo: