Dados do e-commerce: 10 estatísticas que você precisa saber antes de montar loja virtual

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Tenha um conhecimento prévio do cenário do comércio eletrônico brasileiro antes de começar a empreender!

Conhecer os dados do e-commerce brasileiro antes de montar loja virtual pode lhe ajudar a implantar um comércio eletrônico com mais chances de sucesso no mercado

Conhecer os dados do e-commerce brasileiro antes de montar loja virtual pode lhe ajudar a implantar um comércio eletrônico com mais chances de sucesso no mercado

O ato de montar loja virtual requer um conhecimento prévio do cenário em que se pretende atuar, que no nosso caso é o panorama do comércio eletrônico brasileiro. Neste artigo você conhecerá alguns dados do e-commerce que oferecem pistas sobre como está este cenário atualmente.

Neste contexto, é importante lembrar que a criação de e-commerce aumentou 12,50% nos últimos 12 meses, segundo estudo da BigData Corp. Com isso, surgiram 75 mil novas lojas no período. Este é apenas um indicativo de que o comércio eletrônico nacional segue em franco crescimento.

Outro ponto interessante é que nem só de empreendedores homens se faz o e-commerce brasileiro. De acordo com o “Censo e-commerce 2017” da Loja Integrada, as mulheres são donas de 28% das lojas online do país.

Mas, enfim, como prometi no título deste post, vamos às 10 estatísticas que você precisa saber antes de montar sua loja virtual.

10 dados do e-commerce que você precisa saber antes de montar loja virtual

Antes de criar o modelo de negócios e, posteriormente, o Plano de Negócios para montar loja virtual, dê uma lida nestes dados do e-commerce e conheça um pouco mais do cenário do comércio eletrônico brasileiro:

• Taxa de Conversão do e-commerce brasileiro gira em torno de 1,5%:

A Taxa de Conversão do e-commerce nacional varia em torno de 1,5%. Assim, se você possui uma loja virtual que recebe 10 mil visitantes únicos por mês, esta fará algo em torno de 150 vendas mensais.

Conforme o artigo “Conheça os e-commerces com maior Taxa de Conversão no mundo” publicado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Taxa de Conversão média do e-commerce mundial é de pouco mais do que 4%.

• Lojas virtuais no topo das buscas recebem 21% dos cliques:

De acordo com o “Estudo de cliques orgânicos do Google” realizado pela Internet Marketing Ninjas, em 2017, as lojas virtuais na primeira posição dos resultados de buscas recebem 21,12% de todos os cliques.

A segunda posição recebe 10,65%, a terceira 7,57% e a quarta 4,66%. As 10 primeiras posições obtém 57% dos cliques. Logo, vê-se a importância de trabalhar o SEO da loja para assim obter mais visitantes e fechar mais vendas.

• Interação com consumidor personalizada aumenta em 20% a receita:

Uma pesquisa da BCG recentemente divulgada pela Folha de S.Paulo nos dá a conhecer que as empresas que analisam dados e os usam para personalizar a interação com seus consumidores têm receita 20% maior.

Ou seja, usar os dados provenientes dos acessos, compras e históricos dos consumidores e clientes de forma coordenada para oferecer experiências individualizadas faz diferença para melhor no faturamento.

• 67% dos brasileiros já fazem compras via m-commerce:

Em 2016, a empresa Sociomantic publicou um estudo que demonstrou que, naquela época, 67% dos brasileiros já faziam compras no mobile commerce. E, além disso, 79% do tráfego brasileiro na web já ocorria via tecnologias móveis.

Estes são dados do e-commerce que certamente exercem grande influência no sucesso ou fracasso de uma loja virtual. Portanto, ao montar loja virtual, use uma plataforma e-commerce que leve em consideração o m-commerce.

• Descrição de produto boa é fundamental para 51,2% dos consumidores:

Segundo a pesquisa “Hábitos do consumidor” feita pela Birdie recentemente, 51,2% dos consumidores acham que uma boa descrição de produto é essencial para eles tomarem uma decisão de compra.

Dessa maneira, se quiser vender mais, você deve usar ao menos um texto publicitário com argumentos de vendas precisos, fotos de alta qualidade e ficha técnica em cada uma das páginas de produtos da sua loja virtual.

• E-commerces brasileiros gastam 13% do faturamento com Marketing:

Segundo a “Pesquisa Nacional do Varejo Online” feita pelo Sebrae nos anos 2014, 2015 e 2016, a média de investimento em Marketing dos e-commerces nacionais é de 13% de seus faturamentos.

O investimento em Marketing Digital, por exemplo, possibilita que a sua loja virtual obtenha mais visitantes por mês. Desta forma, o seu número de vendas tenderá a aumentar (dentro da Taxa de Conversão de 1,5% já mencionada).

• Comprar online e retirar na loja é preferência de 60% dos consumidores:

Uma das coisas que deixam os consumidores online mais ansiosos é ter que esperar pela entrega do produto. Nesse contexto, 60% dos consumidores preferem retirar o produto em loja física (pesquisa Manhattan Associates).

Esse dado demonstra o quanto é importante oferecer formas diferenciadas de entrega para o consumidor. Pode-se utilizar, por exemplo, os serviços dos Correios, transportadoras privadas, entregas via bicicletas, motos, etc.

• 70% dos consumidores online confiam na opinião dos outros consumidores:

Segundo o relatório “O perfil do consumidor 3.0” da NeoAssist, 70% dos consumidores confiam em mensagens online. Ou seja, os depoimentos de outros compradores os ajudam a tomar uma decisão de compra.

Sendo assim, depois de montar loja virtual, deve-se criar meios para que as pessoas possam fazer comentários nas páginas de produtos. É fundamental permitir que elas opinem sobre a experiência de compra e sobre a usabilidade em geral.

• 46% dos lojistas investem em profissionalização:

Na medida em que o e-commerce nacional avança e se torna cada vez mais complexo, a necessidade de investir em profissionalização fica mais evidente. Conforme estudo da Loja Integrada, 46% dos lojistas investem nesse quesito.

Treinamentos de curta a longa duração; cursos universitários; workshops, palestras e feiras, por exemplo, são formas de profissionalização. Segundo o Sebrae, empresas que investem nisso têm maiores chances de sobrevivência.

• 19% das lojas virtuais brasileiras não têm certificado SSL:

Entre os dados do e-commerce relativos à segurança, temos um proveniente de um mapeamento realizado pela BigData Corp. De acordo com este estudo, 19% das lojas virtuais brasileiras não têm certificado SSL.

O Secure Sockets Layer (SSL) é um protocolo que criptografa informações sigilosas. Assim, dados como os de cartões de créditos dos consumidores ficam seguros. Contar com SSL é importantíssimo para a credibilidade da sua loja.

Observe e estude outros dados do e-commerce nacional

Esses, por fim, foram alguns dados do e-commerce brasileiro que você poderá aproveitar para analisar o panorama geral do setor. Acesse o post “Onde obter informações estatísticas sobre o e-commerce?” e saiba como garimpar mais dados.

Ao conhecer o terreno onde pretende pisar antes de montar loja virtual, certamente você aumenta suas chances de sucesso.