Estratégia para e-commerce deve ser alinhada com a “Visão” do seu negócio

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O foco de uma boa estratégia para e-commerce deve ser colocado no objetivo da "Visão" do negócio

O foco de uma boa estratégia para e-commerce deve ser colocado no objetivo da “Visão” do negócio

A chamada estratégia para e-commerce serve para que uma loja virtual como a sua obtenha sucesso em curto, médio e longo prazos.

Ela está contida no primeiro item dessa lista de três tipos de planejamentos que uma empresa deve fazer para alcançar tal sucesso:

1. O Planejamento Estratégico (PE);

2. O Planejamento Tático (PT);

3. O Planejamento Operacional (PO).

Neste artigo, portanto, darei ênfase ao primeiro item, porém, caso você queria saber mais sobre os demais, acesse o post:

Qual a diferença entre planejamento Estratégico, Tático e Operacional no e-commerce?

A estratégia para e-commerce deve ser criada e otimizada sempre que necessário pelos empreendedores, isto é, pelos donos do negócio.

Três coisas que você precisa saber ao desenvolver seu plano estratégico

Antes de desenvolver o PE de seu comércio eletrônico, o empreendedor precisará criar as bases de sua Cultura Organizacional.

A saber, o termo “Cultura Organizacional” foi cunhado pelo ex-professor do MIT Sloan School of ManagementEdgar Henry Schein.

A Cultura Organizacional conta com três elementos, são eles:

1. Missão: motivo pelo qual uma empresa existe;

2. Valores: bons modos de agir de uma empresa;

3. Visão: objetivo a ser alcançado por uma empresa em um determinado prazo.

A estratégia para e-commerce está, sobretudo, intrinsecamente ligada à “Visão” do negócio.

Ou seja, é com base no objetivo estabelecido na “Visão” que você deverá criar a sua estratégia para e-commerce.

Digamos, por exemplo, que tenha criado uma loja virtual de artesanato e que tenha estabelecido para ela a seguinte “Visão”:

“Se tornar o maior e-commerce de artesanato da cidade até 2023”

Muito bem, diante disso, a primeira coisa que precisará saber para poder criar sua estratégia para e-commerce é quem é o maior e-commerce de artesanato da cidade na atualidade.

Suponhamos que o maior e-commerce de artesanatos da cidade na atualidade consiga vender 2 mil itens por mês. Logo, você terá que bater essa meta.

Contudo, lembre-se que ainda estamos em 2018 e que, portanto, ainda faltam 5 anos para 2023, que é o prazo final da sua “Visão”.

Sendo assim, o passo seguinte é alinhar sua estratégia com o objetivo da “Visão”.

Alinhe a estratégia para e-commerce com a “Visão” do seu negócio

Para alinhar a estratégia com o objetivo da “Visão” será necessário, primeiramente, estipular pequenas KPIs mensais, as quais deverão ser aumentadas gradativamente.

Se você não sabe o que é KPI, acesse o post “O que são KPIs e qual sua importância para o seu e-commerce?” e fique por dentro.

Aqui vão alguns exemplos de KPIs para o caso do nosso e-commerce de artesanatos:

2018: vender 200 itens de artesanatos por mês;
2019: vender 500 itens por mês;
2020: 1.000 itens por mês;
2021: 1.300 por mês;
2022: 1.700 por mês;
2023: 2.100 por mês.

Você poderá estipular KPIs diárias, semanais ou mensais, como achar melhor.

Lembre-se, para funcionarem, elas deverão ser repassadas também para os planos tático e operacional que abordei no início deste texto.

O importante é que essas KPIs sejam cumpridas ao longo do tempo.

Ao cumpri-las à risca, você terá grandes chances de passar seu maior concorrente na cidade em um prazo de 5 anos, como estipulado na “Visão”.

Quando isso ocorrer, por fim, mude a sua “Visão” para outra mais desafiadora como “Se tornar o maior e-commerce de artesanato do estado até 2030”, e assim por diante.

A estratégia para e-commerce é a ferramenta que guiará o seu e-commerce para o sucesso.