Compreender como fazer parceria com lojas virtuais é, certamente, importante para o sucesso do próprio e-commerce.
Pois para o autor do livro “Business Model Generation”, Alexander Osterwalder, as empresas criam parcerias por três motivos:
1. Para otimizar seus próprios modelos de negócios:
A maior parte da energia de uma empresa deve ser dedicada, sobretudo, à sua atividade principal.
Contudo, as atividades secundárias também precisam ser feitas.
Assim, tais atividades secundárias podem ser realizadas por parceiros, que complementam o negócio e permitem a redução de custos.
2. Para reduzir riscos:
Em um ambiente de negócios competitivo, empresas podem se aliar para reduzir riscos.
Por exemplo, é comum que empresas concorrentes façam isso enquanto criam um nova tecnologia.
Tudo pode dar muito errado durante a criação de algo novo. Se isso ocorrer, no entanto, as perdas (em uma parceria) serão iguais e menores (ao mesmo tempo) para ambos os lados.
3. Para adquirir recursos:
Uma empresa não pode possuir todos os recursos.
Além disso, ela também não pode realizar todas as atividades sozinha.
Porém, ao fechar parcerias, ela pode obter recursos e mão-de-obra com mais vantagens do que fazer ela mesma ou do que comprar tais coisas de terceiros.
Dentro desses parâmetros, Osterwalder observa que existem quatro tipos de alianças que podem ser realizadas, confira:
1. As estratégicas (entre não competidores);
2. As competitivas (entre concorrentes);
3. As joint ventures (para criação de novos negócios);
4. As de suprimentos (entre fornecedores e compradores).
Então, olha que bacana, por essa ótica é possível criar parcerias até com as lojas virtuais concorrentes!
Você já havia pensado nisso?
Planejando como fazer parceria com lojas virtuais
As parcerias podem e devem ser planejadas desde a concepção de um e-commerce.
Uma das formas de se fazer isso é por meio do Business Model Canvas (BMC) descrito no livro já mencionado de Osterwalder.
O BMC é um quadro onde um empreendedor como você deve planejar os seguintes itens da sua empresa:
1. Atividades-chave
2. Relacionamento com clientes
3. Parcerias principais
4. Segmentos de clientes
5. Recursos principais
6. Proposta de valor
7. Estrutura de custo
8. Canais
9. Fontes de receitas
A teoria que sustenta cada um desses itens está descrita no referido livro e em vários resumos, cursos e infográficos disponíveis na web.
No site Strategyzer é possível fazer o download do BMC.
Vale lembrar que as parcerias podem ser renovadas ou desfeitas ao longo do tempo.
Além disso, você pode criar novas parcerias sempre que necessário.
Exemplos de parcerias entre lojas virtuais
Como fazer parceria com lojas virtuais deveria ser tema de treinamentos e-commerce em todo o Brasil.
No entanto, enquanto esse assunto é pouco comentado em cursos, eu vou escrevendo sobre ele por aqui.
Um exemplo de parceria entre lojas virtuais foi o realizado entre a Chevrolet e a Netshoes em 2015.
Na época, o portal Quatro Rodas divulgou que a partir de então a Chevrolet Fan Store ficaria hospedada no sistema da Netshoes.
A saber, a loja da Chevrolet Fan Store comercializa mochilas, roupas e miniaturas de carros.
Usar os recursos da Netshoes, que já têm experiência com esse tipo de e-commerce, foi a opção mais vantajosa para a Chevrolet.
Isso, certamente, reduziu os custos da empresa.
Você, contudo, poderá criar as suas próprias parcerias.
Dessa forma, caso você tenha um e-commerce de serviços de cabeleireiro, talvez possa fazer uma aliança com uma loja virtual de produtos de beleza.
Assim, um anuncia os produtos e serviços do outro seja nas lojas virtuais ou nos blogs e-commerce.
Pode-se pensar eventualmente em criar promoções que combinam produtos e serviços.
Seja lá como for, enfim, organize tudo para que todos obtenham benefícios da parceria, incluindo os consumidores.