Três pesquisas publicadas por três instituições distintas recentemente demonstram que o faturamento e-commerce nacional em 2018 é um dos mais promissores dos últimos anos.
Faturamento e-commerce segundo a Ebit
De acordo com a 37ª edição da pesquisa WebShoppers realizada pela consultoria Ebit, o faturamento e-commerce em 2018 será de R$ 53,5 bilhões, um montante 12% maior que o do ano de 2017.
Se a previsão virar realidade, esse faturamento de dois dígitos superará o de apenas um dígito dos anos de 2016 (7%) e de 2017 (8%).
O estudo aponta ainda que o Ticket Médio deverá ser de R$ 446,00 no período.
Confira a evolução do faturamento do e-commerce brasileiro ano a ano segundo a consultoria Ebit:
• 2011: R$ 18,7 bilhões (crescimento de 26%)
• 2012: R$ 22,5 bilhões (20%)
• 2013: R$ 28,8 bilhões (28%)
• 2014: R$ 35,8 bilhões (24%)
• 2015: R$ 41,3 bilhões (15%)
• 2016: R$ 44,4 bilhões (7%)
• 2017: R$ 47,7 bilhões (8%)
• 2018: R$ 53,5 bilhões (crescimento esperado de 12%)
Os relatórios da Ebit provêm de informações compiladas a partir de milhares de avaliações de consumidores online coletadas pela consultoria.
Faturamento e-commerce segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) nas mídias da web, as vendas do e-commerce nacional vão gerar R$ 69 bilhões de faturamento aos varejistas online em 2018.
Esse montante é 15% maior que o obtido em 2017 que, segundo a ABComm, foi de R$ 59,9 bilhões. A instituição prevê que o Ticket Médio do comércio eletrônico em 2018 será de R$ 310,00.
Faturamento e-commerce segundo a E-Consulting
Segundo previsão da E-Consulting, o e-commerce nacional vai faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, o que segundo a consultoria corresponde a uma aumento de 20,9% (21%) na arrecadação em relação ao ano anterior.
O Ticket Médio poderá alcançar o valor de R$ 319,00.
As categorias que irão alavancar as vendas, conforme esta pesquisa, são:
• 22% – saúde e beleza
• 18% – moda e acessórios
• 17% – eletrodomésticos
• 17% – informática
• 14% – eletrônicos
O cálculo da E-Consulting incluiu dados de compras coletivas, social commerce, m-commerce, e-commerce B2C e C2C.
Conclusão
Como podemos observar, as pesquisas da Ebit, ABComm e E-Consulting usam algumas fontes de dados diferentes, o que gera resultados díspares. Contudo, elas revelam que os varejistas do comércio eletrônico brasileiro poderão arrecadar entre R$ 53,5 bilhões e R$ 77,5 bilhões em 2018. Esse faturamento é o mais promissor dos últimos anos.