Loja virtual de artesanato é o empreendimento que recebe mais investimento por parte das mulheres empreendedoras. De acordo com levantamento da MeSeems, essa categoria está e primeiro lugar com 20% de adesão, na frente de cosméticos (18%) e roupas (15%), entre outras. E antes que pergunte, eu já lhe respondo: é claro, você também pode ter a sua!
Vantagens de ter uma loja virtual de artesanato
Existem alguns benefícios de ter um e-commerce de artesanato, observe:
– Você venderá produtos originais e exclusivos, que não terão concorrência direta;
– Em uma loja online, seu artesanato fica à venda 24h por dia;
– É possível integrar sua loja a um marketplace e conquistar públicos novos;
– Uma loja virtual possui alto poder de divulgação para todos os cantos do Brasil.
Se você já escolheu um nicho dentro do artesanato, então é hora de começar a criar um Plano de Negócios.
Plano de Negócios
O Plano de Negócios (PN) é um documento no qual você estabelece as linhas gerais da sua empresa. Com ele fica mais fácil dar origem a uma Cultura Organizacional, a prever ações de Marketing e Logística entre outras coisas.
Aproveite esta etapa para planejar os três itens a seguir:
Produtos:
Defina seu mix de produtos. A ideia aqui é começar com uma pequena lista e, com o tempo, inserir outros produtos conforme você for conhecendo mais profundamente a freguesia.
Processos:
Estabeleça como serão os processos de produção desses produtos. Ainda que muitos deles sejam peças únicas, sempre há procedimentos que precisam ser repetidos. Defina o tempo de fabricação, custos, etc.
Pessoas:
Você vai trabalhar sozinha(o) ou pretende contratar empregadas(os)? Para quais setores? Essas pessoas deverão aprender a produzir os produtos? Em caso positivo, como você irá treiná-las?
O legal de criar um PN é que ele vai permitir verificar se o negócio é financeiramente viável antes mesmo de você investir qualquer quantia em dinheiro e recursos nele.
Formalizacão
No Brasil, para criar uma loja virtual é preciso abrir empresa. Você pode, por exemplo, se tornar Microempreendedora(or) Individual, porém, se a sua intenção for contar com a colaboração de mais do que um(a) funcionário(a), então, o ideal é começar como Microempresa (que tem outros tipos de impostos).
Nesta etapa será necessário também escolher um nome para a loja virtual e, talvez, registrá-lo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o que lhe permitirá acionar a Justiça em caso de cópias, pirataria, etc.
Plataforma e-commerce
Com PN e formalização realizadas, o próximo passo é escolher uma plataforma e-commerce e fazer a implantação de e-commerce. Neste ponto é possível criar tudo você mesmo ou contratar alguém ou uma equipe de pessoas que saiba fazê-lo, tal como uma agência e-commerce, por exemplo.
Marketing Digital
Com uma loja virtual pronta é possível divulgá-la por meio de links patrocinados para e-commerce e conseguir resultados imediatos. Não se esqueça de trabalhar também o Inbound Marketing.
Otimização e sucesso
Na medida em que os consumidores interagem com sua loja virtual é possível analisar seus hábitos e preferências e, com base nisso, otimizar sua loja, criar promoções e abordagens específicas tendo em vista ampliar as suas vendas.