Criação de e-commerce: mulheres são donas de 28% das lojas online

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Dados são do Censo 2017 da Loja Integrada

Criação de e-commerce

Criação de e-commerce é atividade alvo de milhares de mulheres brasileiras

Hoje, 8 de março de 2018, é o Dia Internacional das Mulheres, ao que eu aproveito a ocasião para abordar o assunto da participação delas no contexto da criação de e-commerce.

O estudo “Censo E-commerce” feito pela empresa Loja Integrada com 30 mil lojas online nacionais que fazem parte de seu sistema demonstrou que, no primeiro semestre de 2017, 28% de tais lojas eram gerenciadas por mulheres, o que é um número bastante expressivo.

Se levarmos em conta as mais de 600 mil lojas já criadas nesta plataforma até este ano de 2018, o referido percentual de mulheres representaria um batalhão de mais de 165 mil empresárias.

Maioria das mulheres empresárias investe na criação de e-commerce

Um levantamento estatístico sozinho nem sempre desvenda toda a realidade do mercado.

Nesse contexto, é preciso comparar pesquisas para assim conceber um consenso entre elas.

Por isso, comento a seguir outro estudo.

Uma pesquisa realizada pala MeSeems com 515 mulheres a partir de 18 anos, de variadas classes sociais e localidades do Brasil, e divulgada pelo Canaltech no final de 2016 expôs que 46% destas eram empresárias.

O dado mais curioso deste estudo, entretanto, é que 100% dessas empresárias atuavam no e-commerce, observe:

• 75,7% das pesquisadas possuíam apenas loja e-commerce;

• 24,3% das pesquisadas tinham loja física e loja virtual de apoio.

Veja bem que eu não estou escrevendo sobre um passado tão distante. Esses números são de apenas 16 meses atrás.

Categorias que as mulheres mais investem

Além de mostrar que as mulheres estão muito interessadas no ramo e-commerce, o levantamento da MeSeems revelou também as categorias nas quais elas preferem investir, confira:

• 20% – artesanato

• 18% – cosméticos e produtos de beleza

• 15% – roupas

• 11% – alimentos

• 8% – joias e bijuterias

• 4% – e-commerce de sapatos

• 3% – serviços de corte e costura

Segundo o estudo, os motivos que as levaram abrir uma empresa foram a complementação da renda, independência financeira e mais controle sobre a própria vida, entre outros.

E você? Se fosse investir na criação de e-commerce, qual categoria seria a sua preferida?