Varejo 3.0 é como tem sido chamada a terceira onda do varejo, a qual se caracteriza pelo uso de diferentes tecnologias de última geração para melhorar os processos de atendimento e, desse modo, gerar melhores resultados de vendas.
VAREJO 3.0: UMA EVOLUÇÃO
Para entender o Varejo 3.0 é fundamental conhecer a evolução do varejo, que passou por uma gradação, acompanhe:
Varejo 1.0:
O Varejo 1.0 era aquele que atendia ao Consumidor 1.0, isto é, o comprador do início do século 20, época em que a Revolução Industrial estava amadurecendo. Naqueles tempos, fabricar em grande escala era fundamental para oferecer o menor preço. O Varejo 1.0, portanto, era aquele com foco no preço.
Varejo 2.0:
No final do século 20, quando as fábricas haviam aprimorado o processo de produção, surgiu um novo tipo de comprador, o Consumidor 2.0, que além do melhor preço passou a exigir mais qualidade. Na esteira deste comprador surgiu o Varejo 2.0, focado na qualidade dos produtos e no relacionamento com os clientes.
Varejo 3.0:
Com o lançamento da internet comercial no final do século 20 e com a evolução da mesma ao longo do século 21, surgiu o Consumidor 3.0, que além de preço e qualidade, também exige uma boa experiência de compra. Dessa maneira, para atendê-lo, o varejo evoluiu para a sua versão 3.0, centrada em tecnologias de atendimento e omnichannel.
COMO APLICAR O CONCEITO NA REALIDADE?
Para transformar o Varejo 3.0 em realidade é necessário investir sobretudo em transformação digital. É preciso implementar tecnologias como plataforma e-commerce headless, estoques conectados para fins de prateleira infinita e comércio unificado, realidade aumentada, geolocalização, live commerce, gateways e pagamento e frete avançados, entre outras. Essas tecnologias, enfim, devem melhorar o atendimento e a experiência do cliente tanto no varejo online quanto no físico.
- Assim que puder leia também o artigo “Marketing 5.0”?