Everywhere commerce é o nome dado ao comércio de varejo em que o consumidor é capaz de fazer compras não apenas por meio de seu computador pessoal no conforto de sua casa ou dentro de uma loja física, mas a partir de qualquer lugar da cidade, do estado, do país ou do mundo, por meio do uso de tecnologias móveis como tablets e smartphones, e o que é melhor: a qualquer momento.
Multi-channel, cross-channel, omni-channel e everywhere commerce
O everywhere commerce e omni-channel parecem ser a mesma coisa, mas não são:
• Multi-channel:
Vendas por meio de vários canais que não se combinam e nem se integram;
• Cross-channel:
Vendas via vários canais que se combinam, mas não se integram;
• Omni-channel:
Vendas por meio de vários canais que se combinam e se integram;
• Everywhere commerce:
Vendas via vários canais que se combinam, se integram e são onipresentes.
Para entender melhor a diferença, leia mais sobre os três primeiros itens na matéria “Multi-channel, cross-channel e omni-channel no e-commerce”.
Tecnologias do everywhere commerce
Como visto, o everywhere commerce traz consigo um pouco das características dos comércios varejistas multi-channel, cross-channel e omni-channel, com a diferença que ele é onipresente, ou seja, ele está em todo lugar, a qualquer hora, quando o consumidor quiser.
Para que essa experiência da onipresença seja possível, o everywhere commerce emprega simultaneamente as tecnologias móveis e todas as aplicações que as acompanham, tais como:
• Sistemas de geolocalização;
• Realidade virtual e aumentada;
• Mobile first;
• Inovações logísticas com drones e robôs, pontos de retirada e mais mobilidade;
Estas são apenas algumas das tecnologias que podem ser utilizadas em favor de um comércio onipresente, as quais permitem que os consumidores façam compras a partir de qualquer lugar e de múltiplas formas.
O everywhere commerce e suas vantagens
A partir da convergência de tecnologias já mencionada neste artigo, o everywhere commerce gera inúmeras vantagens para os consumidores, dentre as quais posso citar:
• A interatividade com as marcas, lojas físicas e lojas virtuais;
• A autonomia para fazer compras a partir de qualquer lugar, a qualquer momento;
• A praticidade de pesquisar no celular e comprar na loja física;
• A funcionalidade de pesquisar na loja física e comprar via celular;
• A comodidade do ponto de retirada e/ou da entrega e-commerce.
Todas essas novas situações melhoram não apenas a experiência do consumidor, como também as vendas e os lucros dos empreendedores e administradores de e-commerces.
Conclusão
O everywhere commerce já existe e vai evoluir nos próximos anos juntamente com tudo o que está evoluindo no universo do varejo.
As tecnologias móveis, que têm papel fundamental nisso, estão cada vez mais presentes na bolsa dos consumidores.
Leia os artigos “Mobile commerce supera o desktop commerce em gastos com publicidade”, “Tráfego móbile commerce supera desktop commerce pela primeira vez” e “Transações mobile commerce vão superar os US$ 6 trilhões até 2021” e observe que os avanços nesse setor ocorrem a passos largos.
Então, se você já está ou pretende entrar no comércio eletrônico, tome o cuidado de fazer uma implantação de e-commerce por meio de uma plataforma que valha a pena, isto é, que evolua junto com o mercado e que lhe ofereça todas as possibilidades do everywhere commerce.