Venda de bebidas alcoólicas online é o comércio de cervejas, vinhos, licores, cachaças, pingas e outros líquidos alcoólicos em lojas virtuais. No Brasil, esse tipo de comércio diferencia-se do tradicional, sobretudo pelo fato de que as bebidas deste tipo não podem ser oferecidas para menores de 18 anos.
De acordo com a lei nº 13.106, de 17 de março de 2015, é crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.
Por isso, ao abrir um e-commerce para a venda de bebidas é necessário tomar alguns cuidados, começando pela obtenção de licenças e registros especiais. Continue lendo e saiba mais sobre esse tema agora mesmo!
4 DICAS PARA VENDA DE BEBIDAS NO E-COMMERCE
Se você pretende abrir um e-commerce de bebidas, atente para estas dicas:
1 – Cumpra a legislação:
Para cumprir a legislação é preciso obter as licenças e registros do setor. Uma das licenças necessárias para ativar a venda de bebidas alcoólicas no e-commerce é a licença sanitária. Além disso, no caso de produtores, engarrafadores, cooperativas de produtores, estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas é necessário o registro especial de bebidas alcoólicas.
2 – Crie uma loja virtual amigável:
Tal qual em qualquer setor do e-commerce, a venda de bebidas online requer uma loja virtual com um design atrativo. Capriche na fotografia dos produtos, pois isso é fundamental para gerar o desejo de compra. Ademais, escreva descrições completas, com bons argumentos de vendas. Vale mencionar, em lojas online de bebidas é possível implantar um serviço de assinatura, que facilita e gera compras recorrentes.
3 – Informe o consumidor adequadamente:
Assim que um consumidor tentar entrar na sua loja, exiba para ele um banner com a pergunta “você tem mais de 18 anos?”. Se a resposta for “Não”, então a sua loja deve impedir o acesso automaticamente. Se a resposta for “Sim”, a entrada e a venda de bebidas devem ser liberadas. Dentro da loja, informe que o consumidor deve beber com moderação. Além disso, informe que se ele beber, não deve dirigir.
4 – Treine os seus funcionários:
Outro ponto muito importante para quem pretende trabalhar com a venda de bebidas no e-commerce é o treinamento de funcionários, sobretudo daqueles que vão atuar no atendimento via chat, telefone, e-mail e redes sociais, entre outros canais. Além de boas práticas de atendimento, esses funcionários devem ser treinados para respeitar a legislação do setor.
Enfim, para que a venda de bebidas online seja lucrativa, é necessário ter uma boa clientela. Sendo assim, você deve tentar fidelizar o máximo de clientes possível. É possível fazer isso oferecendo múltiplas formas de pagamento, boas condições de entrega e pós-venda eficiente, entre outros recursos.
Assim que puder clique em “Loja virtual de bebidas” e conheça 3 cases de lojas com plataforma VTEX desenvolvidas pela Agência e-Plus!