Music branding ou, em Português, marca musical, é uma tática de Marketing que usa músicas para criar sobretudo identificação de marca. Essa tática permite trabalhar com marcas de produtos, serviços e/ou de empresas.
Seja como for, é possível usar para este fim uma música já pronta, de um artista conhecido, desde que adquirida legalmente; ou criar uma própria. Em todo caso, a ideia é a mesma, criar uma conexão sensorial e emocional com os consumidores.
Vale mencionar, music branding é diferente de sound branding. Enquanto a primeira abrange o uso de músicas completas para fins de Marketing, a segunda foca em áudios curtos, que geram alertas instantâneos nos consumidores.
EXEMPLOS DE MUSIC BRANDING
Um dos exemplos de music branding mais memoráveis já feitos no Brasil é o da campanha institucional da Lojas Marabraz. Desde 1998, a empresa conta com os artistas Zezé Di Camargo e Luciano para cantarolar músicas para as mais diferentes datas e oportunidades. Quem não se lembra, por exemplo, do refrão “Lojas Marabraz, preço melhor ninguém faz”?
Outro bom exemplo de music branding é o comercial da Shakira para a Jequiti. A ideia de tal comercial é a divulgação do perfume feminino Dance Magnetic Shakira. Apesar que, neste caso, podemos até dizer que além do music branding temos também o dancing branding. Baila, Shakira!!!
A Nike, por sua vez, contratou em 1991 a banda Red Hot Chili Peppers para fazer um comercial ao lado do tenista André Agassi. No vídeo, os integrantes da banda aparecem em meio a uma partida de tênis com o Agassi, relacionando assim o som da banda com a marca Nike.
Estes são apenas alguns exemplos que focam apenas em comerciais. Mas além dos comerciais, o music branding também pode ser usado em campanhas nas redes sociais, em plataformas de vídeo, em playlists em plataformas musicais, criação de playlists para eventos, patrocínios de festivais, etc.
VANTAGENS E COMO USAR NO E-COMMERCE
As principais vantagens da music branding é que de fato ela ajuda a sua marca a se posicionar no mercado e permite criar uma conexão mais intensa com os consumidores. A música certamente desperta sensações e emoções nas pessoas, o que pode gerar memorização e fidelização de marca.
Enfim, para usar a music branding a favor do seu e-commerce comece pelo planejamento. Faça uma pesquisa para descobrir qual tipo de música os seus consumidores preferem. Em seguida, selecione os artistas que podem suprir essa demanda. Para uma campanha mais refinada, contrate uma agência de music branding!
Assim que puder clique em “Sound branding” e saiba como isso pode fortalecer a sua marca e-commerce!