Do idioma Inglês, os termos “picking” e “packing” significam respectivamente “separar” e “embalar”. Eles se referem a duas atividades logísticas, as quais ocorrem dentro de armazéns como parte do processo de entregas de última milha (last mile) no varejo físico e online.
Enquanto o picking se refere à separação de produtos após o recebimento de um pedido, o packing remonta ao processo de embalagem do produto que será enviado ao consumidor final. Seja como for, ambos proporcionam mais praticidade às atividades de expedição e facilitam as entregas.
Estes dois processos têm uma enorme importância no e-commerce, pois juntos asseguram a integridade dos produtos, reduzem os erros de separação e preparação de produtos, agilizam a entrega, geram economia de tempo e possibilitam reduzir as devoluções, entre outras vantagens.
COMO OTIMIZAR O PICKING E PACKING NO E-COMMERCE?
O primeiro passo para otimizar o picking e packing no e-commerce é contar com um Warehouse Management System (WMS) no seu armazém. Um WMS é justamente um software de gestão de armazém, que permite integrar e automatizar tarefas.
Você pode usar um WMS para organizar o fluxo de entradas e saídas do seu estoque, bem como para coordenar as atividades de picking e packing, garantindo assim a melhor eficiência possível dos seus operadores e mais agilidade nas suas entregas.
Além disso, é possível usar diferentes ferramentas de picking e packing como transelevadores, monotrilhos, robôs antropomórficos, terminais de radiofrequência, estantes dinâmicas, sistemas de transporte para caixas e muito mais.
E para otimizar ainda mais o picking e packing no seu e-commerce, invista em consultorias. Contrate também serviços de hardware e de suporte. Realize a otimização do seu estoque. Enfim, invista em treinamento e profissionalização.
Assim que puder clique em “Picking manual” e conheça tecnologias como o pick by light, put to light e picking to voice, entre outras!