Transformar loja física em e-commerce: como evoluir para o comércio online?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens de vender na internet!

Transformar loja física em e-commerce pode lhe ajudar a aumentar as suas vendas. Imagem: @ijeab
Transformar loja física em e-commerce pode lhe ajudar a aumentar as suas vendas. Imagem: @ijeab

Transformar loja física em e-commerce é o desejo de muitos(as) empreendedores(as) como você, sobretudo no Brasil onde o comércio eletrônico ainda tem pouca representatividade em relação a todo o varejo nacional.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados do estudo Perfil do E-commerce Brasileiro 2022, o e-commerce brasileiro representa apenas 6,5% do total de estabelecimentos do varejo. Ou seja, os outros 93,5% constituem-se de lojas físicas sem conexão com o mundo online.

Por isso, o Brasil vive hoje uma verdadeira corrida do ouro protagonizada por aqueles(as) que querem transformar loja física em e-commerce. No fundo todo mundo sabe que quem chegar primeiro no varejo online tem mais chances de fazer sucesso.

COMO TRANSFORMAR LOJA FÍSICA EM E-COMMERCE?

Felizmente, transformar loja física em e-commerce é uma ação mais fácil de se concretizar do que criar um e-commerce do zero. Digo isso porque para criar um e-commerce do zero é preciso gerar um Plano de Negócios, abrir uma empresa e criar um mercado. Todavia, quem tem loja física já tem toda essa parte burocrática pronta. Basta agora desenvolver uma loja virtual.

O primeiro passo para desenvolver uma loja virtual é escolher uma plataforma e-commerce. Você deve saber que existem três tipos delas, as Open Source (que têm o código aberto), as On-Premise (que concedem uma licença de uso) e as SaaS (que fornecem um software como serviço). A mais comum hoje em dia é a SaaS.

Logo depois de escolher uma plataforma e-commerce, você deve começar a criar o layout da sua loja e a implantar recursos como o chat, a precificação dinâmica, etc. Não se preocupe se não souber fazer isso, pois você sempre poderá contar com o suporte de agências de e-commerce como a Agência e-Plus.

A Agência e-Plus, vale dizer, desenvolve lojas virtuais com a plataforma Saas VTEX desde 2015 tendo em sua lista clientes como a Speedo, Pirelli, Torra, Pierre Cardin e tantos outros. Além disso, a Agência e-Plus fornece treinamento em plataforma VTEX. Desse modo, depois que sua loja online ficar pronta, você conseguirá fazer a gestão dela com tranquilidade.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX!

VANTAGENS DE VENDER NA INTERNET

Existem muitas vantagens de transformar loja física em e-commerce e assim começar a vender pela internet. A primeira delas é que na internet o seu comércio permanece aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano. Sua loja virtual pode vender enquanto você dorme.

Além disso, transformar loja física em loja virtual lhe permitirá extrapolar os limites da sua rua, do seu bairro, da sua cidade. É que com uma loja online é possível vender para outras regiões, outras cidades, outros estados e até outros países.

Outra vantagem é que é mais fácil divulgar uma loja virtual. Hoje em dia, plataformas como a Meta Ads e Google Ads, por exemplo, permitem criar e distribuir anúncios em diferentes canais de comunicação com praticidade e economia.

Por isso, chegou a hora de você transformar loja física em e-commerce. Amplie o seu comércio e aumente o seu público usando o poder da internet! Ocupe o seu lugar de direito no e-commerce brasileiro antes que o seu concorrente o faça!

Assim que puder clique em “Slogan para e-commerce” e aprenda a definir o seu negócio online em apenas uma frase!