Fazer mais vendas online é o sonho de todo empreendedor e administrador e-commerce.
Entretanto, nem todos estes administradores sabem quais são as forças que – combinadas – levam um negócio online para tal fim.
Felizmente, você terá a oportunidade de conhecer algumas delas em seguida.
7 forças que impulsionam as vendas online no seu site e-commerce
Neste artigo apresento resumidamente algumas das forças que impulsionam as vendas online no seu comércio eletrônico, confira:
1. Audiência:
Sabemos que a média da Taxa de Conversão no E-commerce (TCE) nacional é de 1,61%.
De fato, isso significa que uma loja virtual com 10 mil visitantes únicos mensais realiza 161 vendas no período.
Uma segunda loja, com 100 mil visitantes únicos mensais, faz 1.610 vendas com a TCE mencionada.
Como se pode observar, quanto mais audiência, mais conversões.
A audiência, por sua vez, se constrói com Marketing e principalmente com Marketing Digital.
Sendo assim, você deve usar todos os meios possíveis para divulgar seu site e-commerce.
Use, enfim, técnicas como as de SEO, E-mail Marketing para e-commerce e links patrocinados para e-commerce, etc.
2. CX:
A Customer Experience (CX) ou “experiência do consumidor” compreende aquilo que o consumidor vivencia quando entra em contato com a Cultura Organizacional do seu e-commerce.
Cultura Organizacional é um termo que engloba Missão, Visão e Valores, estrutura corporativa, políticas, identidade visual, segurança, reputação, formas de comunicação, etc., de uma empresa.
Dessa forma, quanto mais agradável for o “modo de ser” (ou seja, a Cultura Organizacional) do seu e-commerce, melhor também será a CX e mais vendas você conseguirá realizar.
3. UX:
A User Experience (UX) ou “experiência do usuário” abrange a maneira como o consumidor utiliza um produto ou serviço.
No e-commerce, a UX está intrinsecamente ligada ao Design dos produtos.
Ela também diz respeito ao Design da loja virtual, aos seus aspectos interativos e às suas características de arquitetura da informação.
Desse modo, a UX engloba coisas com as ferramentas de pesquisas, a estratégia de conteúdo, o atendimento, etc., do e-commerce como um todo.
Enfim, ofereça melhor UX e garanta mais conversões.
4. Argumentos:
Sua loja virtual e blog e-commerce devem ter bons argumentos de vendas.
Ou seja, você deve caprichar nas suas descrições de produtos.
Use, por exemplo, técnicas de Neuromarketing e técnicas de persuasão diversas nas descrições de produtos e no texto institucional.
E mais: não se esqueça das promoções e dos cupons de descontos, que são um argumento de vendas à parte.
Com efeito, segundo pesquisa da Rock Content, 74,2% dos consumidores já procuraram lojas virtuais por causa dos preços mais baratos e 34,7% dizem que os cupons de desconto já os motivaram a comprar em lojas online.
5. Atendimento:
O atendimento está dentro do contexto da UX e a ele deve ser dada atenção especial.
Ele engloba desde os primeiros contatos com os consumidores até o pós-venda com os clientes da sua loja virtual.
Ademais, ele envolve canais diversos como o telefone, redes sociais, aplicativos de Messenger e o contato pessoal (quando há integração com loja física).
Isso sem falar na assistência eletrônica da própria loja virtual.
Lembre-se de que o atendimento deve focar na realização dos desejos e na amenização das dores dos consumidores.
Faça isso e você conseguirá vender muito mais!
6. Logística:
A entrega de produtos é um dos maiores desafios do comércio eletrônico em geral nos tempos atuais.
Por isso, o lojista que obtém boas parcerias nesse setor tende a se dar melhor.
Uma boa estratégia logística permite oferecer entregas mais rápidas, baratas e eficazes.
Dessa maneira, é possível reduzir o abandono de carrinho.
Para você ter uma ideia, “pesquisa revela que 90% dos consumidores online já abandonaram o carrinho por causa do valor do frete”.
Portanto, fique de olho nas inovações de logística e descubra como melhorar esse serviço e fazer mais vendas online.
7. Plataforma:
Por último e não menos importante, a plataforma e-commerce é fundamental para a conversão de vendas.
Um sistema robusto com suporte avançado e escalabilidade a toda prova como o da Vtex, por exemplo, faz a diferença nesse contexto.
Segundo pesquisa auditada pelo Google Analytics, a plataforma e-commerce Vtex gerou em lojas virtuais que migraram para este sistema um crescimento de 28,8% em audiência (visitação) e uma taxa de conversão 56,7% maior.
Mais do que impulsionar suas vendas online, você deve investir em uma cultura de melhoria contínua na sua empresa e-commerce, o que compreende medir e otimizar os resultados periodicamente.