Como montar minha loja virtual?

7 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Passo a passo para tirar seu e-commerce do pensamento para o papel, e do papel para a realidade!

Como montar minha loja virtual? Comece pelo planejamento! Imagem: @vector4stock
Como montar minha loja virtual? Comece pelo planejamento! Imagem: @vector4stock

Todos os dias, milhares de empreendedores(as) como você acordam e o primeiro pensamento que lhes vêm à cabeça é “como montar minha loja virtual?”. De fato, muitos conseguem tirar esse projeto do pensamento para o papel e, depois, do papel para a realidade. E acredite, como lhe mostrarei neste post, você também pode fazer o mesmo.

Antes de mais nada, porém, só para contextualizar, o Brasil vem em uma crescente de lojas virtuais desde 2017 quando registrou a marca de 10,5 milhões de sites de e-commerce ativos, de acordo com dados do estudo Perfil do E-commerce Brasileiro 2022. Em 2018, contudo, esse número subiu para 12 milhões; em 2019 para 12,6 milhões; e em 2020 para 14,8 milhões. Já em 2021 a marca era de 16,5 milhões e em 2022 estamos com 20,8 milhões de lojas online ativas.

Apesar disso, ainda conforme o mesmo estudo, o e-commerce brasileiro representa apenas 6,5% do total de estabelecimentos do varejo. Ou seja, os outros 93,5% constituem-se de lojas físicas sem conexão com o mundo online. Desse modo, existe um grande potencial de crescimento no e-commerce que precisa ser ativado e, neste aspecto, pessoas como você que pensam “como montar minha loja virtual?” estão no caminho certo.

Outro dado interessante do relatório Perfil do E-commerce Brasileiro 2022 é que 81,1% dos negócios de e-commerce no varejo do país não contam com loja física. Isto é, eles operam apenas online. Além disso, 67,5% das lojas virtuais vendem apenas de 1 a 10 produtos. Enquanto isso, 11,7% trabalham com uma faixa de 11 a 100 produtos e 20,8% com mais de 101 produtos. Ou seja, a maioria das lojas trabalha com um mix de produtos pequeno. Mas seja como for, o importante é que todas elas deram o passo inicial.

COMO MONTAR MINHA LOJA VIRTUAL: DO PASSO INICIAL AO SUCESSO

Muito bem, se você é uma dessas pessoas que acordam pensando “como montar minha loja virtual?”, saiba que fazer isso exige trabalho duro. Todavia, se você fizer as coisas do jeito certo, as chances de sucesso são muito grandes, pois como você leu no tópico anterior, ainda há muito espaço para crescer neste ramo no Brasil. Para lhe ajudar, apresento em seguida 5 etapas para colocar seu projeto primeiro no papel e depois emplacá-lo no mundo real, confira:

1 – Empreendedorismo:

O sonho “como montar minha loja virtual?” é muito persistente e você precisa fazer algo para torná-lo realidade. O primeiro passo é colocá-lo no papel, isto é, projetá-lo. Nós chamamos esta etapa de empreendedorismo. Usando um documento chamado Plano de Negócios, você poderá criar as linhas gerais da sua empresa por meio de um Sumário Executivo. Além disso, poderá criar um Plano de Marketing, um Plano Operacional, um Plano Financeiro e realizar uma análise do mercado, entre outras coisas, antes de partir para o desenvolvimento do site. O Sebrae tem uma cartilha e um software que podem ser úteis neste processo. Caso, porém, você já tenha uma loja física e/ou uma marca operante em outros canais, então passe direto para a etapa seguinte.

https://youtu.be/UFNpFKAhvc8
Vídeo: o que você precisa saber antes de montar seu e-commerce?

2 – Desenvolvimento:

A parte de desenvolvimento diz respeito a criação do site de e-commerce. Para fazer isso, você precisará contratar uma plataforma de e-commerce. Nós da Agência e-Plus sempre recomendamos para os nossos clientes a contratação de uma plataforma e-commerce headless como a VTEX. Esse tipo de plataforma permite conectar aplicativos e serviços de terceiros via API, o que facilita a otimização e evolução do seu comércio digital e comércio unificado. A etapa de desenvolvimento também requer uma equipe especializada. Se você não tiver uma, não se preocupe, pois poderá contratar uma agência. A Agência e-Plus, por exemplo, desenvolve lojas virtuais para clientes do Brasil e de países como a Argentina, Portugal, Espanha e Costa Rica, entre outros.

Vídeo: conheça a plataforma VTEX!

3 – Lançamento:

Você já viu um lançamento de foguete da NASA? Se sim, certamente percebeu como os técnicos checam item por item antes de apertar o botão de ignição. Pois no e-commerce o processo é o mesmo. Logo depois do desenvolvimento, inicie com o pessoal da agência de e-commerce que contratou um processo de checagem. Revise e solucione, por exemplo, as pendências do seu Plano de Negócios; verifique o back-end, front-end e recursos da sua loja; certifique-se de contar com fanpages nas redes sociais e de que a sua loja virtual pode ser vista nos dispositivos móveis; veja se está tudo OK com o seu blog de e-commerce, com os formulários de captura para E-mail Marketing e com o seu departamento de atendimento, etc. Só depois dê o start, isto é, comece a anunciar.

Vídeo: benefícios de um bom atendimento no e-commerce

4 – Marketing:

Se você está pensando “como montar minha loja virtual?”, saiba que o Marketing precisa fazer parte do seu projeto. Enquanto para uma loja física basta existir para atrair consumidores que passam pela rua, uma loja virtual precisa fazer publicidade para que as pessoas se dêem conta de sua existência. Portanto, você deve se acostumar a investir em anúncios em plataformas como a Google Ads e Meta Ads para assim gerar tráfego pago para a sua loja. Além disso, também é preciso investir em SEO para, desse modo, gerar tráfego orgânico. Pense, ainda, em investir em Inbound Marketing, que é uma concepção de Marketing baseada na publicação de conteúdo. O inbound permite gerar mais leads e mais clientes para o seu e-commerce com melhor aproveitamento.

Vídeo: saiba como criar o seu projeto de Inbound Marketing!

5 – Gestão:

Não dá para pensar “como montar minha loja virtual?” sem pensar na gestão. Assim como em qualquer empresa, você terá contar com uma equipe para contabilidade, compras, contas a pagar, faturamento, etc. Além disso, em muitos casos, é necessário contar com analistas de e-commerce e Marketing, que lhe ajudarão a otimizar a sua operação de vendas online. Seja como for, você pode delegar a gestão do seu e-commerce para um administrador, que poderá dirigir seus funcionários para que obtenham melhor desempenho, acompanhar a realização de testes de performance na sua loja online, otimizar a sua cadeia de valor, evitar riscos, ajudar sua empresa a executar seus planos estratégicos, táticos e operacionais. Enquanto isso, você ocupará a presidência, de onde criará planos para o futuro da sua empresa. Saiba mais sobre isso em “Estrutura e-commerce”.

Vídeo: saiba mais sobre otimização de performance no e-commerce!

COMO MONTAR MINHA LOJA VIRTUAL: SUPORTE

Se você está pensando “como montar minha loja virtual?”, lembre-se que não está sozinho. Além de milhares de empreendedores(as) que pensam o mesmo todos os dias, existem agências de e-commerce que se envolvem com esses projetos tendo em vista transformar sonhos em realidade.

A Agência e-Plus, por exemplo, desenvolve lojas virtuais há cerca de 10 anos tendo já produzido mais de 300 projetos do tipo para marcas como a Speedo, Wahl, Pirelli, Torra e Pierre Cardin, entre outras. Além de desenvolver, a Agência e-Plus conta com serviços de Google Ads, Meta Ads, Inbound Marketing, consultoria, suporte e evolução de e-commerce. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro para saber mais: