Se você está tentando saber o que é Inbound Marketing, então veio ao lugar certo. Também chamado de Marketing de Entrada, o Inbound é uma vertente do Marketing baseada na publicação de conteúdo. Seu objetivo é fazer com que os consumidores que estão buscando uma solução para um problema na web encontrem o conteúdo do seu e-commerce e, consequentemente, os seus produtos.
Esta concepção de Marketing tem se revelado um sucesso para muitas empresas. Para você ter uma ideia, de acordo com a Hubspot citada pelo Flammo, 92% das empresas que investem neste recurso conseguem um retorno positivo. E conforme dados da Aberdenn citados pelo Neil Patel, 19,7% é o crescimento anual do tráfego de empresas líderes em conteúdo contra 2,5% de crescimento das demais empresas. Além disso, segundo a Hubspot citada pela Rede Digital, 47% mais barato é obter um lead por meio do Inbound Marketing do que via Outbound Marketing.
Por isso, se quer mesmo saber o que é Inbound Marketing, você não só veio ao lugar certo, como também está no caminho certo. Esse tipo de Marketing pode ser a solução ideal para aumentar o número de leads e de clientes do seu e-commerce. Saiba como isso é possível logo em seguida. Continue lendo!
O QUE É INBOUND MARKETING: COMO ELE FUNCIONA?
Como dito, a ideia central do Inbound é o conteúdo. O conteúdo ao qual me refiro pode ser, por exemplo, aquele que você publica em formato de post no seu blog de e-commerce, os e-books para orientar os consumidores sobre um produto, as live commerces que você realiza via redes sociais. Além disso, os vídeos, as webinars, as listas, os infográficos, etc, podem fazer parte da estratégia.
De fato, para entender o que é o Inbound Marketing, é fundamental saber que conteúdo é rei neste processo. Quando você publica, por exemplo, um post no seu blog, este pode ser facilmente encontrado por um consumidor em um buscador como o Google ou Bing. E quando o consumidor encontra esse tipo de publicação e clica nela, ele entra sem saber no seu Funil de Vendas.
A relação entre o Funil de Vendas, a Jornada do Consumidor, a Régua de Relacionamento e o Inbound Marketing
O Funil de Vendas integra-se com a Jornada do Consumidor, com a Régua de Relacionamento e com os Pilares do Inbound Marketing (observe a figura a seguir). Desse modo, uma vez dentro de um Funil de Vendas, um consumidor que antes era desconhecido pode ser transformado primeiro em um contato e depois em um cliente e até em um promotor da sua marca. Mas como?
Bem, aquele consumidor que encontrou o seu conteúdo no Google, clicou nele e que chegou ao seu blog pode assinar a sua newsletter, o seu formulário de captura de e-mails. Ao fazer isso, ele deixa de ser um visitante desconhecido e entra para a sua lista de contatos. Assim, ele passa a receber um fluxo de mensagens de e-mail que chamamos de nutrição de leads.
A nutrição de leads, enfim, é um fluxo de conteúdo que visa convencer os seus contatos a evoluírem por todos os graus da Régua de Relacionamento, por todas as fases da Jornada do Consumidor, por todas as etapas do Funil de Vendas e por todos os pilares do Inbound Marketing (vide figura acima). Eis o que é o Inbound Marketing!
O QUE É INBOUND MARKETING: QUAIS AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS?
Não dá para saber o que é o Inbound Marketing sem conhecer as suas ferramentas. Em geral, usa-se no processo as ferramentas de produção e publicação de conteúdo comuns para estratégias de SEO como a Semrush, Google Analytics e Yoast SEO, por exemplo. Mas a principal é a plataforma de automação de Marketing.
Uma plataforma de automação de Marketing como a RD Station, por exemplo, conta com múltiplos recursos para Inbound Marketing como criador de landing pages e de formulários de captura de e-mails, automação de E-mail Marketing, Lead Scoring e Lead Tracking. Estes e outros recursos garantem uma distribuição de conteúdo perfeita ao longo de todo o processo, o que proporciona uma nutrição de leads eficiente.
Assim que puder clique em “Projeto de Inbound Marketing” e saiba como criar o seu!